Como criar uma identidade visual para seu negócio: 6 passos que você precisa conhecer
Publicado em 19 de abril de 2021
Quando se fala em como criar uma identidade visual, é possível que a primeira ideia que tenha passado em sua cabeça seja o logotipo. Porém, existe um conjunto de outros elementos que a compõe e que tem por objetivo transmitir os valores de sua empresa.
Pensando nisso, criamos esse artigo sobre como criar uma identidade visual, que aborda os seguintes tópicos:
· O que é Identidade Visual?
· Como criar uma identidade visual em 6 passos:
1. Briefing;
2. Brainstorming e Mapa mental;
3. Painéis semânticos;
4. Geração de alternativas;
5. Paleta de cores;
6. Manual da marca;
O que é identidade visual?
Em sua essência, a identidade visual de uma marca é o que irá transmitir seus valores, propósitos e significados de maneira gráfica e também é o que ficará, ou pelo menos é essa a intenção, gravado na mente de seus consumidores.
Descrevendo em termos mais práticos, podemos chamar de identidade visual o conjunto de elementos que forma sua comunicação visual, por exemplo, seu logotipo, tipografia utilizada, ilustrações, ícones, fotografias, paleta de cores e etc.
Esses elementos são utilizados em todo tipo de comunicação, como embalagens, postagens em mídias sociais, documentos da empresa, apresentações, construção de site e em todos os outros serviços e/ou produtos oferecidos pela instituição.
A criação desses padrões é o que faz a marca impactar e gerar experiências únicas no contato com seu público.
6 passos de como criar uma identidade visual do zero
Para exemplificar o passo a passo de como criar uma identidade visual, utilizaremos imagens de diferentes etapas do processo feito para a criação do logotipo, e identidade visual no geral, da Provavelmente.
1. Briefing
A primeira etapa de como criar uma identidade visual é fazer um Briefing o mais completo possível. Ele consiste num documento que contém todas as informações básicas sobre a empresa para a qual será criada a identidade visual.
Fazê-lo com dedicação é muito importante, pois ele será o “guia” do seu projeto. Praticamente em todas as etapas seguintes, você precisará retornar ao Briefing para checar as informações coletadas.
Para cada informação coletada, procure estudar a fundo o que está por trás, isso servirá como forma de inspiração para todo o processo.
Para exemplificar, existem algumas informações principais que precisam estar nesse documento:
· Nome da empresa;
· Data de criação/tempo de mercado;
· Público-alvo e persona;
· Produto/serviço oferecido;
· Concorrentes;
· Desafios já enfrentados;
· Missão, Visão e Valores;
· Meios que serão ou são utilizados para a divulgação da empresa;
· Palavras/sensações que a marca gostaria que fossem associadas a ela;
· Palavras/sensações que a marca não gostaria que fossem associadas a ela;
· Prazo para a criação da identidade visual;
· Orçamento;
· Outras perguntas e informações gerais que julgar necessárias.
Fazer um Briefing bem elaborado traz muitos benefícios, como: produção mais agilizada e objetiva, resultados alinhados com os desejos do cliente (empresa), evita retrabalhos, boa organização, fonte de inspirações, resulta em trabalhos diferenciados e com bom planejamento.
2. Brainstorming e mapa mental
O Brainstorming é um método de geração de ideias para resolução de problemas utilizando-se de meios criativos. Nessa etapa de como criar uma identidade visual, ele é uma ferramenta que ajudará a definir diferentes termos que se relacionam à sua empresa e que futuramente serão consultados para definir estilos, formas, cores e etc.
Existem várias técnicas para realizar um brainstorming. Uma de nossas sugestões é que seja definido um problema principal, que pode ser a definição de um nome para sua empresa (caso ela não possua ainda), sua missão, sensações que sua empresa deseja passar, dentre outros.
A partir do tema principal é estipulado um tempo máximo (5 minutos, por exemplo), onde as pessoas envolvidas no projeto falarão e anotarão, de forma que todos vejam, tudo o que vier à cabeça sobre o assunto. A regra principal aqui é não fazer julgamentos, quanto mais ideias malucas, melhor.
Depois de realizar esse processo, é realizada uma seleção das melhores ideias, ou das mais viáveis.
Confira esse vídeo que resume o que é o brainstorming e mostra diferentes técnicas para realizá-lo:
Assim como o brainstorming, o mapa mental também serve para a geração de ideias e melhor compreensão dos problemas em pauta. Você pode optar por utilizar uma das ferramentas ou utilizar ambas, irá depender das necessidades que você identificar em seu projeto.
Nesse método, será definido um tema principal (uma palavra ou uma frase que descreva o problema ou apenas uma ideia que você queira explorar). A partir dele, serão definidos outros temas relacionados e para cada um deles, outros termos que se interligam.
Uma ideia interessante também é, posteriormente, pesquisar os significados de cada termo, para que surjam outras ideias ou para se ter certeza que aqueles conceitos se aplicam ao contexto da sua marca.

3. Painéis semânticos (de referências)
Depois de definir bem os conceitos que se relacionam com a sua marca a partir do brainstorming e/ou mapa mental, a terceira etapa de como criar uma identidade visual consiste em criar painéis semânticos.
Eles servem para criar referências visuais a partir dos conceitos definidos. Isso te ajudará futuramente na definição de formas para seus elementos gráficos, logotipo, tipografia, ícones e também na sua definição de paleta de cores.
Para criá-los, separe pelo menos 3 termos que definem sua empresa. Para cada um deles faça um painel. Pesquise referências visuais em diferentes lugares como Pinterest, Unsplash, Behance ou até mesmo em meios impressos, como imagens de revistas, jornais ou livros que possuir.


4. Geração de alternativas
Com todas as referências visuais coletadas, chegou a hora que começar a rabiscar. Essa parte do processo serve principalmente para a criação do logotipo.
Coloque no papel tudo que vier à sua mente. No início desse processo, foque na quantidade de alternativas. Não se preocupe ainda com acabamentos, eles serão a última etapa de todas.
Se você se sentir confortável em utilizar programas como o Illustrator, é interessante distorcer e gerar novas formas com ele. Mas não deixe de explorar bem os esboços à mão primeiramente.
Para a escolha da tipografia que será utilizada com o logo, nossa sugestão é que também sejam feitos painéis com várias referências compatíveis com o propósito da empresa, para depois, separar as alternativas que mais gosta e partir para as distorções e personalizações.



Após gerar a quantidade de alternativas que a equipe julgue como suficiente, faça um processo de “peneirá-las” e escolher a que melhor descreva o propósito da empresa.
5. Paleta de cores
É importante que a escolha da paleta de cores fique como uma das últimas etapas, pois sua identidade visual deve primeiramente funcionar bem em preto e branco e ter formas que sejam compatíveis com o projeto.
Outra constatação é que a paleta de cores pode ser facilmente trocada, já todo o planejamento das formas que compõe seus símbolos, não.
Para essa etapa é importante procurar algum conhecimento sobre a teoria das cores, que te dará o embasamento teórico para fazer suas escolhas.
Se você está curioso sobre a teoria das cores, confira esse vídeo que te mostrará um bom resumo:
6. Manual da marca
Depois de seguir todos os passos de como criar uma identidade visual, deixe sua marca registrada em um manual da marca para que seja aplicada da maneira correta. Confira aqui nosso artigo completo sobre o tema.
Conclusão
As etapas de como criar uma identidade visual que seja memorável exigem muitos estudos e experimentações. O recomendado é que você procure um designer que possa realizar o processo juntamente com você.
Além dos métodos apresentados nesse artigo, existem muitos outros jeitos de realizar um projeto de identidade visual, não existe um que seja considerado o certo. O importante é você encontrar os meios e ferramentas que alimentem sua criatividade.
Boa criação!