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Email Marketing: por que e como fazer?

Aqui desvendamos um dos segredos do e-commerce! Segue o fio

Publicado em 31 de janeiro de 2022



Email Marketing: por que e como fazer?



Existem diversas formas de se relacionar com o seu cliente e manter uma certa proximidade com ele. 

Precisamos dessa proximidade pois cada vez mais procuramos um público específico para complementar o nosso grupo de clientes . Isso acontece porque o próprio mercado vem se tornando mais próximo e segregado.

Quando você encontra o seu “público ideal”, todo o seu processo de marketing deve ser voltado, principalmente, para esse grupo. Claro, haverão clientes que não pertencem a esse determinado grupo, mas provavelmente farão parte das exceções.

Empresas muito grandes normalmente não possuem chamadas específicas para um determinado tipo de clientes por já serem tradicionais no mercado, mas é algo que acaba sendo essencial para empresas pequenas e microempreendedores individuais (MEI). 

A segregação do seu público permite que você entre em contato com consumidores fiéis e que estão determinados a ajudar no engajamento de sua marca. 

Normalmente, isso acontece de uma forma onde o cliente encontra a sua marca e explora ela, principalmente pelas redes sociais, e se achar que a sua marca é compatível  com sua personalidade e valores, passará a consumir seu conteúdo. Às vezes, não necessariamente ele comprará seus produtos, mas estará te seguindo nas suas redes, acessando seu site, compartilhando, etc. 

O email marketing é uma ótima forma de você encontrar e criar uma certa conexão com seus clientes. Marketing por e-mail acaba sendo mais pessoal e “frente a frente” por ser enviado diretamente ao consumidor. Mesmo que a mesma mensagem seja enviada para muitas pessoas, a mensagem por e-mail acaba trazendo uma feição do seu público pela sua marca, como se sua marca estivesse lembrando e mandando uma mensagem especialmente para X pessoa. 

 

Principais motivos para investir no e-mail marketing







Preço

O email marketing acaba sendo um investimento relativamente barato, se comparado às outras formas de divulgação. Muitas vezes a sua divulgação pode ser baseada em pequenos textos com alguns elementos gráficos básicos.

Se faz presente

Apesar dela ir para uma caixa de entrada com outros emails, a sua mensagem sempre estará ali e provavelmente dentro da visão do receptor. 

Nas redes sociais, as informações sobem e descem do feed de forma constante, o que não garante que a sua mensagem tenha chegado até o seu público. Além disso, diversas vezes as informações que consumimos pelas redes sociais acabam passando batido por estarmos consumindo inúmeras informações ao mesmo tempo.

Além disso, a maior parte das pessoas tira uma parte do dia para checar seu email, o que traz uma maior chance da sua mensagem ser visualizada.



Formato flexível

O e-mail acaba sendo uma tela em branco a ser explorada. Ela pode parecer com o que você quiser e, por estar em um lugar isolado, você pode usar sua criatividade!

Assim como no Instagram e Facebook, você pode utilizar templates criativos e que chamem a atenção do seu cliente.

Além disso, nele você não depende de elementos externos à sua informação, como por exemplo o algoritmo. No e-mail, o conteúdo cativar ou não alguém vai depender da sua equipe e de como o e-mail foi montado.




Baixíssima competição

Apesar de a caixa de e-mails possuir diversas outras mensagens, é muito provável que o receptor leia todas elas. Isso torna essa forma de marketing com um baixo nível de competição.

Quando enxergamos uma propaganda no Instagram, estamos envoltos de diversos outros posts e distrações. Além disso, o feed serve para uma passagem rápida em cima de informações. Já os e-mails acabam recebendo uma maior atenção por estarem ligados aos afazeres importantes do nosso trabalho e faculdade e, por isso, demandam uma maior atenção. Aqui, nosso cérebro apenas receberá outras informações quando saímos da página, o que não acontece, por exemplo, no Instagram. 






Cria laços


Como comentado na introdução do texto, o email marketing acaba aproximando o seu cliente da sua marca, principalmente porque ele acaba se sentindo especial. 

Geralmente, o email acaba levando o nome do destinatário e, só isso, já é o suficiente para se criar uma relação mais pessoal e humanizada. 

Além disso, você compartilhará seus conteúdos com pessoas que provavelmente se importam com a sua empresa e já fizeram alguma compra ou simplesmente se conectaram com sua marca. E, como dito, compradores fiéis são mais importantes que milhões de compradores!.






O que fazer e o que não fazer no email marketing?

Apesar de ser um local para usar a criatividade, existem determinadas coisas que podem ou não podem serem feitas nesse local. 

Para começar, vamos falar da parte visual e estrutural. 

1. Procure explorar formas, figuras e cores. O ambiente do e-mail acaba sendo um lugar muito sério e “preto e branco”, por isso, é ideal explorar algo além disso. Cores e formas diferentes farão com que sua marca seja lembrada em meio a caixa de entrada do possível cliente.
2. De preferência, use imagens e cores que remetem a sua marca e não esqueça da sua logomarca!
3. Coloque as principais informações e as que devem ser priorizadas no início do texto. Nosso cérebro costuma memorizar com mais facilidade a primeira informação recebida.
4. Não faça uma bagunça visual! Seja criativo, mas dê preferências a designs limpos e diretos.



Agora, falando um pouco sobre as informações do texto:

1. Evite textos longos! Tente reduzir as informações de um email ao máximo, afinal, vivemos nos tempos da tecnologia e hoje ninguém mais tem paciência para ler uma página inteira de propagandas! Tente ser objetivo e reduzir suas informações a até no máximo 2 parágrafos. Isso fará com que o consumidor não desista no meio da leitura!
2. Mantenha um discurso mais informal! Evite palavras difíceis e seja simpático. Mas não esqueça: não seja invasivo! Muitas vezes devemos revisar textos informais para ver se eles não estão “forçados” e almejando uma conexão a qual o cliente não se sente confortável.
3. Comemore! E-Mails referentes a datas comemorativas são sempre bem-vindos. Natal, ano novo, páscoa e até mesmo aniversário (caso haja um cadastro de data de nascimento) fazem sua empresa mais humana!
4. Evite somente enviar propagandas de seus produtos. Procure enviar curiosidades, mas sem abusar no excesso de mensagens!
5. Ofereça promoções específicas para os assinantes de seus emails. Isso mostrará ao cliente que você se importa e lembra dele!



Conclusão

O email marketing pode ser seu grande aliado para conquistar seu público e, como dito, de uma maneira simples, rápida e efetiva. A sua aliança com seus clientes é o que fará com que sua empresa permaneça no mercado e, por isso, deve receber uma enorme atenção!



Agora chegou a hora de colocar a mão na massa! Aqui te apresentamos algumas ideias básicas para dar início ao seu e-mail marketing, mas lembre-se, cada tipo de divulgação deve ser feita com as características de sua empresa e por isso deve ser única!



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Pedro Cherem Morelli

Designer Provavelmente

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