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O que são as Calls To Action e 4 dicas para a criação delas

Aqui desvendamos um dos segredos do e-commerce! Segue o fio

Publicado em 07 de fevereiro de 2022



O que são as Calls To Action e 4 dicas para a criação delas



No mundo do marketing, existem diversas ferramentas diferentes que podemos utilizar para não somente construir o nosso negócio, mas também dar vida à ele durante os anos. 

É importante que utilizemos essas inúmeras ferramentas de forma constante e que elas consigam gerar resultados. Além disso, existem métodos que podem combinar melhor com a sua empresa e cabe a você decidir quais delas você implementará na sua rotina. 

Muitas vezes acabamos nos importando muito com o nosso produto ou serviço e acabamos esquecendo de que forma a informação da existência da nossa marca chegará até os nossos possíveis consumidores e isso, no final das contas, é a parte mais importante do processo inteiro de empreender!

Uma dessas ferramentas é a Call To Action, ou CTA, e é sobre ela que falaremos nesse artigo!


 

O que é uma Call to Action?

Uma Call to Action é uma chamada para os seus serviços. Geralmente consumimos esse tipo de conteúdo constantemente, por meio de sites e redes sociais. Muitas vezes, se encontram no formato de um anúncio clicável que te levará até algum site ou plataforma relacionada à sua marca. 

Não necessariamente elas aparecerão como grandes imagens, elas também podem aparecer em links no meio de textos ou e-mails. 

Além disso, ela deve levar até o próximo passo do seu funil de vendas! Os compradores não possuem uma grande paciência para inúmeras leituras e burocracias, por isso, geralmente as Call to Action são objetivas e te levam até um lugar mais objetivo ainda!






Que tipo de Call to Action escolher?

Isso vai variar, dependendo de cada empresa, mas existem análises que você pode fazer para entender qual delas irá se adaptar melhor ao seu modelo de estratégia.

Uma das formas de você decidir o formato da call to action, seria compreendendo os gostos do seu público alvo através de personas. Por exemplo, se você possui um público majoritariamente adolescente, a última coisa que você deve optar é por fazer a sua CAT em forma completamente textual. 

Além disso, você deve pensar onde irá aplicá-la. Levando em consideração o exemplo acima, você deveria disponibilizá-las em redes sociais e sites frequentemente visitados por esse público. Essas são informações que você pode conseguir através de um simples questionário, por exemplo. 

Uma coisa que você deve ter certa na hora de aplicar sua CAT é o objetivo que ela tem. Você deve decidir se ela levará o consumidor até uma compra, se levará até um vídeo, até um texto relacionado, inscrições de uma newsletter, algum download, um vídeo, inscrição para algum evento, etc. São inúmeras possibilidades que você deve levar em consideração antes de torná-la em algo palpável.

Após essa escolha, você poderá compreender melhor o tipo de CAT que vai combinar com a situação. Por exemplo, se você deseja linkar um outro assunto já discutido no seu blog ao blogpost que você está escrevendo, você pode fazer isso no próprio texto, sem muitos “enfeites”. Além de poupar seu tempo de trabalho, é algo eficiente e que você poderá utilizar várias vezes no mesmo texto (mas sem exagerar!).


Resultados de uma Call to Action

Os resultados de sua CAT podem aparecer de diversas maneiras, mas a principal delas é pelo número de cliques que ela obteve.

Mesmo se, por exemplo, o produto que está sendo vendido na landing page não obteve milhares de compras, o fato dele obter diversos clique quer dizer que você está no caminho certo e que sua Call to Action está chamando a atenção do público. 

Caso seu anúncio não esteja recebendo a quantidade de cliques desejada, você deve modificar ele. Em seguida, te daremos algumas dicas de como você pode melhorar suas Calls to Action de forma que fique agradável para o seu público escolhido. 




1. Explore o visual

Alguns motivos de Calls To Action não receberem tanta atenção num site, é pela questão visual delas. A CAT é quase que uma mini propaganda do seu produto, por isso você deve dar uma grande atenção a ela.

Em muitas vezes, ela será o primeiro contato do cliente com o seu produto, então é necessário causar uma boa impressão, pois geralmente são as primeiras informações que o cérebro guarda.

Você deve localizar as mídias sociais e as plataformas nas quais a sua CAT estará localizada, e tentar compreender os formatos e cores que chamariam uma maior atenção na página. Mas claro, tudo isso de uma forma harmônica e seguindo os costumes de sua marca! Não tente fazer algo completamente diferente da sua identidade visual, afinal, você quer que as pessoas lembrem do seu negócio.




1. Explore o visual

Como dito antes, as CATs são quase que uma mini propaganda do seu produto em alguma plataforma, e por isso você deve ser objetivo. As pessoas não estarão no site exatamente para comprar o seu produto, a compra dele seria uma das possíveis consequências disso.

Um anúncio objetivo faz com que as pessoas passem o olho por cima e recebam toda a informação que precisam. No mundo em que vivemos, regado à tecnologia, nos acostumamos a rolar as páginas de forma rápida, captando apenas pequenas informações necessárias. 

Por exemplo, se o seu produto for um evento: coloque apenas o título, data, horário, local e um pequeno slogan ou frase de feito. Isso será mais que o suficiente para quem se interessa pelo assunto, clicar!

Além disso, provavelmente o único lugar em que alguns textos funcionarão será no e-mail marketing. Evite ao máximo escrever textos em suas Calls To Action pois eu te garanto, você poderá contar nos dedos as pessoas que pararão para se informar!




2. Seja objetivo

Como dito antes, as CATs são quase que uma mini propaganda do seu produto em alguma plataforma, e por isso você deve ser objetivo. As pessoas não estarão no site exatamente para comprar o seu produto, a compra dele seria uma das possíveis consequências disso.

Um anúncio objetivo faz com que as pessoas passem o olho por cima e recebam toda a informação que precisam. No mundo em que vivemos, regado à tecnologia, nos acostumamos a rolar as páginas de forma rápida, captando apenas pequenas informações necessárias. 

Por exemplo, se o seu produto for um evento: coloque apenas o título, data, horário, local e um pequeno slogan ou frase de feito. Isso será mais que o suficiente para quem se interessa pelo assunto, clicar!

Além disso, provavelmente o único lugar em que alguns textos funcionarão será no e-mail marketing. Evite ao máximo escrever textos em suas Calls To Action pois eu te garanto, você poderá contar nos dedos as pessoas que pararão para se informar!



3. Não fale só de vendas

Principalmente nas landing pages de suas Calls To Action, evite falar só sobre venda e promoções. Provavelmente, quem clicou no seu link teve o objetivo de conhecer o seu produto ou serviço, então é isso que você deve fazer!

Mantenha um discurso onde você esteja demonstrando e informando ao comprador o que você está oferecendo a ele, de uma forma detalhada mas, como dito, objetiva.

Após todas as explicações necessárias você pode dar início às questões das vendas Isso também faz com que você pareça tranquilo, e não desesperado para vender seu produto!



4. Crie chamadas criativas

Evite o mesmo de sempre! Muitos anúncios apresentam chamadas como “clique aqui” ou algo do tipo. A internet está cheia dessas!

Procure utilizar verbos diferentes e que induzam o comprador a uma experiência, e não a um simples clique.

Alguns exemplos:
“Venha explorar…”
“Descubra como…”
“Transforme sua empresa…”



Conclusão

As Calls To Action serão o primeiro contato do público com o seu produto e, por isso, devem receber uma enorme atenção sua e de sua equipe.

Lembre-se também que, nem sempre, na plataforma em que o anúncio está disponibilizado, se encontra o seu público alvo e, por isso, você deve ter paciência e não desanimar!




Te demos algumas dicas de como criar uma Call to Action, mas lembre-se que cada negócio é diferente e necessita de uma fórmula própria para si próprio!



Se você gostou do artigo ou tem algo a acrescentar, deixa um comentário!

Pedro Cherem Morelli

Designer Provavelmente

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