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Perfis de consumidores e 12 exemplos de grupos geracionais

Aqui você pode compreender os principais perfis e estereótipos de consumidores para melhorar sua relação com seu público!

Publicado em 17 de janeiro de 2022



Perfis de consumidores e 12 exemplos de grupos geracionais


Para começar um negócio, não basta simplesmente você entender do assunto e, na verdade, viveríamos quase num mundo perfeito se dependesse somente de nós mesmos. Precisamos acima de tudo, agradar o nosso público alvo. Querendo ou não, são nossos clientes que vão comprar os nossos produtos, indicar nossos serviços para outras pessoas, participar de eventos e, consequentemente, fazer o nosso negócio crescer.

Quando um cliente se sente satisfeito com uma marca ou com um produto específico, ele tende a voltar mais vezes. Muitas vezes o seu produto pode não ser o melhor do mercado, mas pelo bom atendimento ou pela aproximação e afeição do cliente pela marca, ele prefere fechar compras com você. 

Além disso, os consumidores vêm se tornando cada vez mais exigentes com produtos, pois mais do que nunca, visam comprar valores e personalidade e não somente um produto. Por isso, especificar o seu público é algo extremamente importante para sua empresa, pois você cria a oportunidade de crescer em um determinado nicho da população. Hoje em dia, a maioria das empresas focam seus estudos em como ter clientes fiéis, e não somente obter milhões de clientes.

Assim, começaram a aparecer nos estudos os grupos geracionais. Eles são formas de dividir a população em gerações, geralmente como Boomers, X, Y e Z. Essa divisão é muito estudada no marketing por ajudar a estereotipar possíveis consumidores e relacioná-los a determinados padrões de consumo e de personalidade. 

Como dito anteriormente, hoje em dia os consumidores procuram cada vez mais por produtos específicos e que sejam a sua cara e, por isso, o mercado deve se remoldar. Assim, os Boomers, X, Y e Z foram especificados ainda mais, e hoje são separados em 12 perfis, que chamamos de grupos geracionais.

Aqui, vamos te explicar cada um dos 12 de uma forma simples e completa. Segue o fio!


 

1. Lively Kids


O primeiro grupo geracional é referente às crianças entre 4 a 8 anos e que costumam ser os centros das famílias. Apesar de se inspirarem muitos nos pais e serem responsáveis por educar a criança, os filhos estão num momento de descoberta, onde estão explorando seu próprio mundo e criando suas próprias histórias. Eles ainda não entendem completamente o funcionamento das coisas, e por isso preferem criar suas próprias explicações.

Além disso, é um grupo extremamente exigente e teimoso e, por isso, deve-se ter muita cautela ao estudar um produto específico para eles. Mesmo com esse empecilho, acaba sendo um grupo que, quando agradado, não há o que puxe o seu produto de volta para a estaca 0. Crianças são os primeiros “influencers”, ou seja, se uma delas tem um brinquedo, todo o seu ciclo de amigos vai querer também!





2. Posh Tweens

Esse grupo é um dos que são fáceis de se reconhecer, principalmente porque hoje vivemos num mundo idealizado, de certa forma, por eles. Numa tradução singela, Posh Tweens significa: pré-adolescentes na moda. São pré-adolescentes que gostam de estar por dentro das novidades, seja na moda, na música, no cinema, nos jogos, etc. 

Originalmente o grupo foi observado no sul da Europa, mas espalhou-se rapidamente pelo mundo. Um ótimo exemplo que vemos disso é o Tik Tok! Grande parte das crianças e dos adolescentes (e até mesmo adultos) consomem trends que foram idealizadas na plataforma e se tornaram populares principalmente por causa dos Posh Tweens, que possuem um grande poder de viralização. 

Eles estão criando sua personalidade e por isso procuram produtos e marcas autênticas, que representem suas pequenas idealizações da vida adulta. 

3. Expo Teens

Essa é a geração que já sabe o que quer ou pelo menos pensa que sabe! São os adolescentes que querem fazer a diferença no mundo e não querem ser comparados com nada que já exista.

Personalidade e individualidade é algo de extrema importância para esse grupo e procuram sempre ser uma versão “melhorada” de todos ao seu redor (não de uma maneira ruim!). Representam a parcela da população que quer levar uma mensagem ao mundo, de que o estranho também é válido. 

Marcas indies e diferentes das usuais costumam fazer sucesso com esse público, por geralmente não serem produtos consumidos pelo restante do planeta. Além disso, procuram se espelhar em artistas da cena underground, por não encontrarem um reflexo da sua expressão pessoal em outros lugares.

4. Linker People

O grupo representa os jovens de cerca de 20 anos e que não têm medo de coisas diferentes. Gostam de experimentar coisas completamente novas e misturar com coisas antigas. Eles são os trendsetters responsáveis por trazerem a inovação ao mercado. 

Vivem em ambientes urbanos e são obcecados pela tecnologia, e veem nela uma oportunidade de um novo mundo. Eles são os adultos nos quais os Posh Tweens e os Expo Teens se inspiram e procuram se espelhar. Eles estão sempre ligados nas redes sociais e explorando novos grupos sociais. 

Também, são conhecidos por formarem as “tribos urbanas”, o que os garante um grupo de amigos que se pareçam entre si e que possuam vivências semelhantes.



5. Unique Sons

São a parcela dos adultos entre 20 e 30 anos que foram criados como filhos únicos. Geralmente, são individualistas e egocêntricos e estão sempre em busca do sucesso pessoal. Eles possuem um gosto refinado e chique, porém gostam de experimentar (e muito!).

Costumas ser tradicionais e muito próximos da família, e nunca tiveram um momento de rebelião. Um ponto muito observado nesse grupo é a sua paixão pela alfaiataria e a mistura desse estilo com roupas casuais.

No mercado, acabam sendo fáceis de serem agradados por estarem acostumados a consumir coisas mais comuns (mesmo que de uma forma personalizada).




6. Sense Girls

É um dos perfis de consumidores representam mulheres da casa dos 30 anos com um gosto extremamente refinado. São donas de si e sabem o que procuram na vida e, por isso, são extremamente determinadas.

Costumam priorizar sempre seu interior e os locais próximos delas, como suas casas. Por isso, um grande mercado para elas são os referentes aos autocuidados e o da saúde. Gostam de estar em um ambiente que seja a sua cara e representem o seu próprio universo.

Um ótimo exemplo dessa cultura é no Brasil. Podemos ver esse estereótipo constantemente no nosso país, além de ser frequentemente aplicado em protagonistas das principais novelas e filmes nacionais.



7. Mind Builders

 São o grupo de adultos que está focado na sua mente e na filosofia que corre o mundo. Eles representam os intelectuais com fome de conhecimento e que gostam de estar por dentro de todos os assuntos (mesmo os não relacionados à sua área).

Costumam consumir tecnologias, de preferência novas e experimentais, e gostam de testar seu conhecimento constantemente. Também, a busca por um ponto de vista pessoal faz com que eles invistam em viagens para o autoconhecimento e obter inspirações.




8. Singular Women

Diferentemente das Sense Girls, as Singular Women são representadas por mulheres que não gostam de estar em uma zona de conforto. Procuram coisas novas e fora do seu dia a dia para crescer em âmbitos espirituais, sociais e profissionais. 

São mulheres autônomas e que precisam de aventuras para se sentirem bem. Gostam de quebrar tradições e encaram a vida de uma maneira diferente do esperado e procuram produtos que transpassam isso. O mercado para esse grupo em específico ainda é algo muito novo por ser um grupo analisado recentemente.





9. Premium Seekers

Esse grupo é um grupo que também vem crescendo constantemente. Ele é representado por homens acima de 40 anos que possuem interesses em carros, relógios, apartamentos e gostam de ostentar

São homens que gostam de desfrutar de uma vida luxuosa e levam a vida sem controle de gastos. Normalmente, procuram produtos exclusivos e que demonstrem o poder que eles obtêm. 

Apesar de ser um grupo crescente, eles se encontram apenas nas famílias mais ricas do mundo e se orgulham de estarem nesse posto. 






10. Normal Breakers

Os Normal Breakers são, provavelmente, o que muitos de nós seremos daqui uns anos. São adultos-idosos que foram “rebeldes” na adolescência. Lutaram contra tradições que não cabiam mais nos dias atuais e hoje, são pessoas saudosas e criativas com muito a ensinar. Lutam contra






11. Family Activists

São uma parcela sênior da população que, após diversas crises durante as suas vivências, procuram a centralidade da família. Voltar às origens e dar atenção ao que realmente é importante são os lemas de suas vidas. 

Começaram a viver sua melhor vida recentemente e por isso, querem aproveitar ao máximo. Gostam de ter a família unida e adoram mimar seus netos, visando dar para eles tudo o que não tiveram.







11. Pleasure Growers

O último dos perfis de consumidores é representado pelos idosos que não aceitam exatamente a idade que possuem. Seu foco atualmente na vida é se aventurar e quebrar todos os tabus referentes à idade. 

Não gostam de ser “avós”, mas sim amigos. Gostam de estar na moda e acompanhar as novas gerações por se sentirem contemplados por elas. 

Além disso, prezam pela sua saúde e adoram praticar exercícios físicos e sem limites de atividades!








Conclusão

Te apresentamos aqui, 12 grupos geracionais que representam alguns estereótipos observados durante os últimos anos e que são muitas vezes certeiros. São essenciais para você entender qual é o seu público e de que forma você pode agradá-los.

Muitas vezes o seu negócio precisa se aproximar especificamente de um público para que venda seu produto. É claro que, muitas vezes, não é só seu público alvo que vai comprar, mas você precisa criar laços!


Agora, cabe a você analisar e identificar o grupo que mais representa os seus consumidores! A partir disso, você pode criar um melhor relacionamento e uma aproximação com seu público!



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Pedro Cherem Morelli

Designer Provavelmente

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