Como lidar com meus não-clientes +3 dicas para conquistá-los
Sempre temos aquela parcela de público que não consomem os nossos produtos. O que devemos fazer com eles?
Publicado em 14 de fevereiro de 2022
Como lidar com meus não-clientes +3 dicas para conquistá-los
Cada vez mais, as redes sociais vêm tomando conta do mercado. Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e Youtube se tornaram um dos principais aliados das empresas no que se diz sobre conquista de espaço no mercado e aquisição de clientes.
Além disso, elas são extremamente importantes para o marketing, por gerarem números e com certeza fazerem com que sua marca se torne mais conhecida, mesmo que não seja para um número grande de pessoas.
As redes sociais aproximam as marcas de seus clientes, de uma forma extremamente natural e nada forçada. Elas permitem que os clientes encontrem você e não ao contrário! Isso faz com que as pessoas que acessem seus conteúdos, realmente estejam procurando por isso.
Já conversamos em outros textos que é mais importante obter clientes fiéis, que constantemente estão entrando em contato com você, do que um número gigante de clientes que comprou apenas uma vez. O que pode acontecer, são de muitas pessoas que consomem e interagem com seus conteúdos, como posts no Instagram, não consumirem o seu produto ou serviço. Isso podemos perceber pela diferença entre os números de nossas redes sociais e os de nossas vendas (provavelmente os números de suas redes sociais serão maiores). Esses são chamados de não-clientes.
Claro, o fato dessas pessoas engajarem o seu perfil já é algo muito bom para a sua empresa, afinal, nem todos os números são contados em relação às vendas, o alcance é extremamente importante. Mesmo assim, se essas pessoas não consomem o que você vende, provavelmente existe um motivo.
Não necessariamente, esses não compradores não consomem seus produtos por algum motivo relacionado à sua marca, existem inúmeros motivos que podem levar a isso.
Aqui, vamos te mostrar algumas dicas para você tentar compreender o motivo disso estar acontecendo com sua marca!
1. Pergunte
Muitas vezes, esquecemos que em tempos tecnológicos temos uma enorme plataforma em nossas mãos, o que torna nossa comunicação com nossos clientes muito mais rápida. Uma das formas de você compreender o motivo de existirem seus não-clientes é perguntando nessas plataformas para o seu público! Devemos ser caras de pau e encarar críticas e julgamentos, entender o que se passa para podermos melhorar o nosso peixe.
Você pode fazer isso através de formulários ou até mesmo de simples perguntas nos stories do Instagram. Não precisam ser perguntas complexas, apenas algumas para você poder se localizar e entender de que ponto você deve partir com sua mudança.
Pode ser que, ouvindo essas opiniões, você consiga ter novas ideias para seu produto, que você nem havia imaginado antes!
Isso também fará com que seu nível de experiência aumente, pois você compreenderá os seus possíveis erros e tentará melhorar o que você está vendendo.
Um outro ótimo motivo para abraçar essa técnica, é que seus não-clientes e também seus clientes se sentirão ouvidos e compreendidos, o que fará com que eles se aproximem afetivamente de sua empresa.
Como antes dito, a feição do cliente pela sua marca é o que faz você vender. Por isso, fazer coisas que façam com que seu público se aproxime e realmente compreenda seus valores, suas visões, missões e a identidade da sua empresa, são essenciais para a aproximação entre você e seus clientes e não-clientes.
2. Crie promoções específicas
Um dos principais motivos dos não-clientes existirem são o preço de seus produtos, principalmente nos últimos tempos, onde a economia não nos favorece e acabamos comprando apenas o que é realmente necessário para o nosso dia a dia.
Por isso, de vez em quando é legal você oferecer um precinho bacana para aqueles que te acompanham e interagem com seus conteúdos. Isso também fará com que o público se sinta acolhido e mostrará que você se importa com eles e que seria um prazer oferecer seus serviços ou seus produtos à eles!
Mas não se esqueça de oferecer essas promoções também para seus atuais clientes, pois isso fará com que eles não se sintam excluídos nessa situação, e nem pensem que sua empresa dá um maior valor aos outros do que para eles!
Caso os descontos não sejam possíveis, tente, por exemplo, algo relacionado com frete grátis. Isso já fará uma grande diferença no preço do seu produto.
3. Invista na sua comunicação
Muitas vezes, temos um produto perfeito em nossas mãos, mas o problema é que algumas pessoas não sentem vontade de acessá-lo e, muitas vezes, isso está relacionado à falta de apelo visual em suas propagandas e calls to action.
Quando sua comunicação é “bonita”, direta e interessante, é muito mais provável que esses não clientes tenham uma melhor recepção com o seu produto!
Por fim…
Apesar dos não-clientes serem um grupo relevante e que devemos tentar algumas coisas para trazê-los para seu grupo de consumidores, não devemos dar prioridade a eles. No final do dia, quem irá comprar seus produtos serão seus compradores fiéis, e esses devem merecer uma maior atenção.
Mudar o seu sistema completamente para agradar alguém não é a solução!. Isso só vai deixar sua marca mais vulnerável a erros e aparecerem alguns riscos que você não obtinha antes.
Além disso, mudar os valores de uma empresa para agradar um público pode parecer que seu negócio não é “firme” visto de fora.
encontra o seu público alvo e, por isso, você deve ter paciência e não desanimar!
Agora chegou a sua vez de identificar os seus não-clientes e compreender se é possível criar uma relação com eles!
Se você gostou do artigo ou tem algo a acrescentar, deixa um comentário!