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Como posso elaborar um plano de negócios em 4 passos?

Um plano de negócios é essencial para que você dê início ao planejamento da implementação de seu produto e serviço no mercado!

Publicado em 10 de janeiro de 2022



Como posso elaborar um plano de negócios em 4 passos?


Muito se fala da importância do investimento e do tempo de dedicação para um negócio alavancar, é claro, são questões extremamente importantes pois de fato, não se consegue disparar um negócio sem dedicação e capital. Mas um negócio precisa de muito mais que isso.

A organização e o planejamento é uma parte que acaba sendo esquecida inúmeras vezes. Muitas vezes, com sangue nos olhos, queremos colocar um projeto em prática o mais rápido possível! A ansiedade e inquietude acabam tomando conta do nosso cérebro e esquecemos dessa parte tão importante: o planejamento!

Diversos estudos apontam que uma das principais causas do insucesso de alguns projetos são a desordem e falta de planejamento. Isso acontece porque quando não listamos no papel as principais características do nosso negócio, acabamos deixando passar e não visualizamos com nitidez diversos pontos essenciais. 

Além disso, com um planejamento é possível se localizar e identificar etapas puladas, etapas que precisam ser concluídas, etapas que obtiveram sucesso…

Também, é essencial que sejam analisados pontos internos e externos à sua empresa. Mesmo que para o crescimento da empresa ela precise ser bem internamente estruturada, é lá fora que ela vai agir! E por isso devemos ter um olhar macro sempre ao analisar alguma questão. 

Para esse planejamento, existem diversas ferramentas. Uma delas, e a sobre a qual iremos falar hoje, é o plano de negócios! Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre ele, por ser algo que inúmeras empresas já utilizam. Porém, para funcionar, ele deve ser feito de uma forma estratégica e que aborde todos os tópicos necessários. Ele deve ser feito minuciosamente, e qualquer etapa pulada pode acabar interferindo no resultado que você deseja!

O plano de negócios tem uma ótima fama entre as empresas, tanto que é indicado pelo próprio Sebrae, que afirma:

“Um plano de negócios é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.”

Ou seja, com o plano de negócios é possível que, de alguma forma, você consiga prever seus erros e analisar erros já cometidos antes de jogar a sua ideia para o mundo! Além de ajudar a não cometer erros, ele acaba deixando a equipe de projeto com uma maior segurança e autoestima em relação ao serviço, principalmente por estarem cientes de que possíveis erros que seriam cometidos futuramente, já estão parcialmente ou completamente resolvidos.

Montar um plano de negócios não é uma tarefa difícil ou demorada, mas é uma tarefa que exige extrema atenção aos detalhes. Aqui, vamos te ensinar um passo a passo de uma forma simples e compreensível, porém de uma forma eficaz! Ele consiste em cinco etapas, e em cada uma delas você analisa algum tópico diferente que está relacionado ou interfere no seu produto. Segue o fio!  

 

1. Etapa de descrição


A primeira etapa que deve ser pensada é a etapa da descrição. Ela é o começo de tudo e também é onde você irá descrever tudo que se relaciona ao seu projeto. Essa é uma parte essencial, principalmente por ser o início de tudo e, por isso, você deve estar muito atento a cada palavra escrita.

Para começar, você deve identificar o problema que fez com que você desse início ao seu projeto. Que situação você está tentando solucionar com ele? Quem você quer ajudar? Onde esse problema se passa? Todas essas são questões que devem ser respondidas nessa parte. Você deve explicar qual foi a inspiração para o seu projeto acontecer.

Exemplo: Foi informado aos moradores do bairro X na cidade Y que estava tendo um excesso de despejo de lixo de obra nas ruas locais. Isso acontecia principalmente por não existirem locais de despejo de lixo corretos pelas ruas e os moradores acabavam deixando os descartes na rua. Assim, foi elaborado um projeto de uma empresa que coletasse e organizasse um sistema de coleta no bairro X.

(Mas lembre-se, detalhe o máximo que conseguir!)

Em seguida, deve-se descrever tudo que for referente ao projeto em si, como:

1. Qual o negócio? (o que a empresa faz)
2. Qual o produto/serviço? (o que o seu produto/serviço garante e como ele garante)
3. Qual mercado ele atende? (qual o nicho de atuação)
4. Quais as vantagens competitivas dele? (quais são seus pontos positivos e pontos de oportunidade)

A partir disso, você pode dar início a outras descrições referentes à empresa, como nome ou possíveis nomes, porte pretendido para a empresa e outros possíveis serviços que possam ser vendidos com o produto principal dela.

Agora, chegamos na parte referente aos sócios da empresa. Nessa parte, você deve listar cada um dos seus parceiros e descrever

1. Nome
2. Contato
3. Área de atuação 
4. Perfil
 
Na parte de perfil, você deve listar as características relacionadas à personalidade de cada sócio. é possível prever como vocês levarão a empresa através disso. 

*Lembre-se, nem sempre muitas pessoas com a mesma personalidade significa que um projeto dará certo. É necessário que existam pessoas de extremos diferentes para que todas opinem de uma forma em que todos os possíveis problemas sejam expostos.

Uma outra coisa que você deve quebrar a cabeça para elaborar são os valores, visão e a missão da empresa. Eles representam a personalidade do negócio e, provavelmente, com o que os seus clientes irão se apegar. É necessário que sejam bem elaborados para cativar o público e trazer clientes fiéis para o seu negócio. Junto a isso, é importante que em seu plano de negócios você analise também o perfil do seu consumidor, e você pode chegar nessas informações através de questionários, observações de campo e também pelo preparo de personas.

Agora, outro ponto que deve ser analisado quando nos referimos à parte exterior, são os concorrentes do seus serviços. Eles podem aparecer de forma direta (produtos que são muito semelhantes ao seus e que são comprados na mesma localidade) ou indiretos (produtos parecidos ou produtos “iguais” que são vendidos em lugares distantes). 

Na análise de concorrência, você deve observar:

1. Nome da empresa
2. Localização
3. Área de atuação
4. Objetivo
5. Pontos positivos e negativos
6. Diferenciais.

Para encerrar esta etapa, você deve listar todos os envolvidos no projeto, como: funcionários, investidores, parceiros, colaboradores, etc. Além disso, procure listar em que área cada um irá trabalhar. Isso permite com que você tenha certeza de que não faltará ninguém na equipe. 




2. Etapa do Plano Operacional

Aqui, você começará a listar as necessidades de espaço de sua empresa. Se ela vai precisar de um espaço físico e, se sim, quantas salas e cômodos a sua empresa precisa. Também, é interessante colocar no papel se você pretende crescer fisicamente a sua empresa futuramente (não é essencial, pois nem sempre isso pode ser previsto!). 

Nessa etapa, você também precisa listar todos os processos operacionais, ou seja, todas as etapas até o lançamento do seu produto. Além disso, procure informar que equipe será a responsável por cada uma dessas etapas.

Em seguida, você irá listar a necessidade de pessoa. Aqui você vai descrever que determinada profissão você vai precisar para cada vaga da empresa, por exemplo:

1. Social media- estagiário em design gráfico;
2. Gerência: alguém com experiência em gestão;
3. Desenvolvimento de site: um designer e um TI.

3. Etapa do Plano Financeiro

Chegamos na parte que envolve o dinheiro gasto referente ao seu projeto. Nessa parte você não deve se poupar em listar todos os seus gastos. Mesmo que sejam coisas mínimas, você deve listar, afinal, tudo sairá do bolso da empresa.

Vamos dividir essa etapa em duas partes:

A primeira é o investimento total. Aqui você vai apontar todos os gastos necessários para a empresa funcionar. Móveis, computadores e outros eletrônicos, taxas, cursos e até mesmo trabalhos terceirizados devem entrar nessa lista. Além disso, você deve apresentar o custo de cada uma dessas necessidades, então é algo que deve ser estudado! Essa etapa deve ser feita quando você já tiver noção dos seus gastos e custo de cada parte apresentada.

A segunda, são os investimentos que serão recorrentes, os custos fixos e mensais durante a trajetória da empresa, como: locação, contas de água e luz, salários, limpeza, manutenção, etc. 

Por fim, com esses dois tópicos sanados, você deve decidir o valor de seu produto ou serviço e calcular em quanto tempo sua empresa vai conseguir sanar os gastos feitos anteriormente ao lançamento do produto. 

4. Etapa de Criação de Cenários

Essa etapa do plano de negócios é a que está relacionada à criatividade. Você deve criar diversos cenários (pelo menos quatro), sendo metade cenários positivos e a outra metade cenários negativos.

Os cenários positivos devem ser acompanhados de explicações, ou seja, como você alcançará esse cenário. Exemplo:

Cenário positivo: minha marca tem uma grande aderência do público
Motivo: forte trabalho nas mídias sociais.

Já os cenários negativos, devem ser acompanhados de possíveis soluções. Por exemplo:

Cenário negativo: pouca aderência do público
Solução: aprimorar o trabalho nas redes sociais.


Conclusão

Te apresentamos aqui uma forma simples de elaborar um plano de negócios, mas você não pode esquecer que: mesmo a ferramenta sendo simples, você não deve fazer ela com simplicidade. O diferencial é se atentar aos detalhes, é isso que muda o mercado!

Essa ferramenta, como dito, vai te ajudar a se localizar e a colocar o seu projeto em prática, mas isso não significa que ela possa ser modificada ao longo da trajetória da sua empresa. Lembre-se que o mercado não é uma constituição, os rumos dele podem acontecer de uma hora para a outra!


Agora que você já tem uma ideia de como começar o seu negócio e de uma maneira segura. Isso já te promove um enorme diferencial em relação à diversas empresas. A organização e o planejamento junto da dedicação são a chave para o sucesso!



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Pedro Cherem Morelli

Designer Provavelmente

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