Guia para as 11 organizações fundamentais do empreendedorismo
Comece o ano com todas as informações necessárias para iniciar o seu caminho no mundo do empreendedorismo em 2022!
Publicado em 03 de janeiro de 2022
Guia para as 11 organizações fundamentais do empreendedorismo
Antes de começar um negócio, devemos prestar atenção à nossa volta! Existem inúmeras formas de empreender e constantemente aparecem novas. Para isso, devemos tirar um tempo para estudar o mercado e entender cada uma delas.
Uma das partes mais importantes de um negócio é saber se localizar e conhecer a sua empresa. Entender sua posição de mercado acaba deixando o processo um pouco mais fácil. Além disso, ele permite que você entenda quem são seus concorrentes e em que pontos devemos mudar, aprimorar ou continuar.
Com isso, preparamos um guia rápido e simples sobre todos os modelos de negócios mais falados no momento. Assim, você pode botar em prática aquela ideia que você tem há um tempinho mas não sabia por onde começar! Com isso, você pode começar o seu 2022 já mergulhando no mercado.
Organizações fundamentais do empreendedorismo
Aqui vamos te apresentar as 11 principais organizações existentes no empreendedorismo. Muitas delas estão relacionadas às outras, criando até mesmo um mutualismo.
Mesmo assim, cada uma delas ocupa o seu espaço no mercado de uma maneira diferente!
1. Pré-Incubadoras
-Oferecem suporte e estímulo a novos empreendedores
-É uma fase importante por ser um dos primeiros contatos do empreendedor com o ato de empreender, dando início a suas primeiras ideias
-Pode gerir vários projetos simultaneamente
-Algumas estão inseridas em incubadoras, podendo facilitar seu processo para se tornar uma incubadora também
-Exemplo: Cocreation Lab, que tem muita influência no Distrito 48, área histórica de Florianópolis.
2. Incubadoras
-São um tipo de habitat de inovação, dando espaço para essas atividades acontecerem
-Ajudam novos empreendimentos a se estabelecerem no mercado
-É essencial na parte de implementação de mercado
Nelas, acontecem três etapas:
1. Etapa de crescimento: onde ocorre um aprimoramento técnico do negócio
2. Etapa da consolidação: preparam a segurança própria da empresa1.
3. Etapa de desincubação: empresa está pronta para seguir seu caminho sozinha
-Nelas é importante ter espaço físico
-Têm importância para empresas maiores por oferecer suporte
-As pré-incubadoras são um espaço para a criação da inovação, e as incubadoras são o investimento para isso. Por isso é interessante as duas andarem juntas
Tipos de incubadoras:
1. Incubadora de Base Tecnológica: tecnologia representa um alto valor agregado
2. Incubadora de Setores Tradicionais: empresas tradicionais com incremento tecnológico
3. Incubadora de Empresas Mistas: que são tanto tecnológicas como tradicionais
-Exemplo: Inesdi; D. Incubadora.
3. Aceleradoras
-Apoiam e investem em startups
-Investem “dinheiro de sobrevivência”, obtendo a participação na startup (a participação varia de aceleradora para aceleradora)
-Participam de negócios novos mas já validados pelo mercado
-Exemplos: Ace Startups (cerca de 400 passaram pela aceleração); Darwin Startups (localizada em Florianópolis, já passando de seu 10º projeto de aceleração).
4. Startups
-Grupo de pessoas a procura de um modelo de negócios repetível e escalável
-O fundador deve ter uma ideia inovadora, não tão explorada pelo mercado
-Deve se desenvolver um protótipo e uma primeira versão (MVP) no mercado para ver a reação do público
-O empreendedor deve ter pelo menos um sócio que complemente o seu perfil
-São responsáveis pela criação de mais de 50% dos empregos no mundo, além de -soluções até mesmo globais
-Quando a startup passa a valer 1 bilhão de dólares, passa a ser chamada de Empresa -Unicórnio
-Tem uma relação de mutualismo com as incubadoras e aceleradoras
-Exemplos: Uber; Spotify; Nubank (inicialmente).
5. Empresas Unicórnio
-São startups que lançaram produtos tão inovadoras que conseguiram mexer no mercado, como dito acima, passando a valer cerca de 1 bilhão de dólares
-Hoje, existem mais de 400 empresas unicórnios no mundo, estando em maior parte nos Estados Unidos e na China
-No Brasil existem 7 empresas Unicórnios: Nubank; Wildlife Studio; Ifood; Loggi; Quinto Andar; Ebanx; Loft.
-Deve-se ter as redes sociais como grandes aliadas
-O cliente deve estar sempre no centro das discussões, além de uma expansão global ser extremamente importante.
6. Crowdfunding e Crowdsourcing
1. Crowdfunding: busca de financiamento para o projeto
2. Crowdsourcing: busca de pessoas/serviços/usuários
-No primeiro, pessoas buscam por diferentes projetos e investem naquele que se identificarem mais, e podem acontecer através de: doações, recompensa, empréstimo ou participação. Um bom exemplo é o Catarse, um site de crowdfunding com mais de 13 mil projetos ajudados. A maior plataforma acaba sendo a Kickstarter, com mais de 180 mil projetos financiados até o momento.
-O segundo, é feito de forma online por meio de, principalmente, redes sociais, onde procuram colaboradores para as decisões organizacionais. Exemplo: Waze.
7. Microempreendedor Individual (MEI)
-Tem o intuito de formalizar empreendedores que eram considerados informais e cada um deles, podendo ter até 16 atividades cadastradas.
-Normalmente é um único funcionário, mas pode ter uma outra pessoa para auxiliar.
-Não é necessário um espaço físico
8. Micro Empresas
-Podem ser empresas individuais ou uma sociedade:
1. Sociedade simples: pode ser limitada (dois ou mais sócios, com bens pessoais não envolvidos) ou pura (formada por sócios e sem colaboradores, envolvendo o patrimônio pessoal);
2. Sociedade empresária: dois ou mais sócios que se responsabilizam pelos ônus ou bônus da empresa, não tendo que envolver patrimônio pessoal;
3. Empresa Individual de Responsabilidade Limitada: somente uma pessoa, sem necessidade de sócios;
4. Empresário Individual: não exige a presença de sócios e nem de um alto valor de investimento inicial.
-Escolhe-se um dos seguintes enquadramentos tributários: simples nacional, lucro presumido ou lucro real
-Têm o pagamento de menos impostos
-São de grande importância por representarem, junto com as pequenas empresas, cerca de 98% das empresas privadas registradas no Brasil. Além disso, representam 97% do PIB e 54% da geração de empregos nacional
9. Médias Empresas
-Representam um papel de extrema importância, por serem responsáveis por cerca de 20% do PIB nacional
-Sua maior atuação são nos setores de serviço (empresariais, saúde e educacionais) e comércio
-Podem gerar serviços para as grandes empresas
-Exemplos: FoxBit (bitcoin); Soluti (certificação digital); Grau Técnico (cursos técnicos)
10. Grandes Empresas
-São empresas com uma grande estrutura e de maior capacidade de produção, recebendo um tratamento diferenciado (mais incentivos e mais impostos)
-Normalmente sua diferenciação é feita a partir da quantidade de empregos gerada e do seu lucro
-Nem sempre as maiores empresas do mundo são as que mais aparecem na mídia (podemos ver pelas outras citadas nessa análise, como Spotify, Uber e Ifood)
-Exemplo: Tencent (empresa de internet na China, que tem um lucro de mais de 500 bilhões).
11. Franquias
-Modelo de negócio que prioriza a expansão da marca, sendo o direito de franquia cedido pelo proprietário da marca.
-Pode ser marca, serviço ou produto/conceito de produto
-Os franqueados são responsáveis pelo funcionamento da franquia
-A franqueadora é responsável por orientar a equipe franqueada
-Com o aumento de franquias, o que mais se destaca é o do meio alimentício.
-Exemplos: O Boticário (existem mais de 900 lojas pelo Brasil); McDonald ‘s (maior franquia do mundo, com mais de 37 mil lojas espalhadas por 119 países).
Por fim…
Fica perceptível que, apesar da hierarquia de empresas apresentadas, todas andam juntas no mercado.
Muitas empresas existem mas não pretendem crescer de forma a se tornar uma grande empresa, principalmente pelo motivo da demanda. Algumas delas geram um ótimo e confortável lucro em seu atual posicionamento de mercado. Além disso, grandes empresas dependem de empresas médias, de incubadoras e startups para continuar prosperando.
Por fim, a sua localização de mercado apesar de parecer simples, é o que vai acabar moldando seus primeiros anos de serviço e, por isso, deve-se dedicar a estudar essas organizações fundamentais!
Agora que você já tem uma pequena noção desse tão vasto mundo, chegou a hora de colocar a mão na massa! Saber onde a sua empresa se encaixa é essencial para dar início ou continuidade a um negócio.
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