5 dicas de gatilhos mentais e como posso utilizá-los a favor do meu negócio
Conheça essa forma simples de conquista de público que vem sendo utilizada em diversas empresas!
Publicado em 13 de dezembro de 2021
5 dicas de gatilhos mentais e como posso utilizá-los a favor do meu negócio
Muitas vezes, temos que lidar com situações que estão completamente fora do nosso cotidiano, principalmente no que se diz ao marketing e ao empreendedorismo. Clientes diferentes, problemas diferentes, culturas diferentes,… E para isso devemos estar aptos a atingir o nosso público de uma forma certeira e que garanta que eles estejam no mesmo barco que o seu.
Dessa forma, temos que nos apoiar na criatividade e em algumas ferramentas que podem nos ajudar a atingir essa enorme diversidade que está ao nosso redor.
O que são gatilhos mentais?
Os gatilhos mentais são agentes externos capazes de trazer à tona algumas sensações nos seus clientes, sejam elas boas ou ruins. A psicologia já comprovou que, a partir das palavras e situações certas, é fácil fazer com que a pessoa se sinta numa maior tentação de comprar seus produtos.
Eles garantem que as pessoas tomem decisões rápidas sobre o que elas precisam (ou não precisam) para o seu dia a dia, sua saúde, sua casa, seu lazer, etc.
Muitas vezes esses gatilhos são frases que agem de uma forma apelativa no cérebro do consumidor, o que faz com que ele se sinta na necessidade de obter esse produto. Essa técnica é utilizada em diversas situações que se referem a tomada de decisões, e não somente no marketing. Ela é uma ferramenta utilizada em diversas profissões diferentes e, acabou se tornando extremamente eficiente.
Um ótimo exemplo de um gatilho mental fora do marketing é: quando você sente um cheiro de alguma comida que gosta muito, e passa o dia com vontade de comer ela, mesmo não sendo possível! Esse tipo de situação acontece tantas vezes durante o dia que, às vezes, nem nos ligamos disso.
Isso prova que os gatilhos mentais estão presentes na nossa vida constantemente e, se bem planejado e idealizado, poderá ser utilizado para o engajamento de uma empresa ou de um serviço.
Além disso, essa ferramenta pode ser utilizada para lhe tornar mais próximo do seu cliente. Criar um relacionamento com seu público é tão importante quanto suas vendas, pois mesmo que não comprem, continuaram engajando a sua marca e levando ela para novas pessoas e possíveis compradoras.
Assim, mostraremos alguns dos principais exemplos em seguida.
1. Gatilho de afinidade
Esse é um dos mais simples gatilhos que existem, e um dos mais comuns. Isso porque ele é realmente muito eficaz.
Basicamente consiste na afeição do cliente pela marca, ou seja, o cliente busca marcas com valores e personalidades parecidos com os seus. Isso faz com que ele sempre se sinta bem vindo aos portais da empresa e que ele, além de ser fiel ao seu negócio, interaja e engaje.
É essencial que a empresa também demonstre seu carinho pelo público, mas sem ser invasivo. Para isso, você pode, por exemplo, criar um apelido para a marca ou criar algum mascote. Algo que faça com que as pessoas se aproximem de você e do seu produto!
2. Gatilho de escassez
Esse gatilho é muito utilizado para ofertas e até em momentos de agitação do mercado, como na Black Friday e nas festas de final de ano. Se você tem um produto que está se esgotando, você deve avisar o seu público.
Primeiramente, porque ele irá associar algo que está esgotando a algo bom, algo que vale a pena pagar pelo seu preço. Segundo, seres humanos obtêm um aguçado instinto de sobrevivência, então chamadas como “corre, está acabando” ou “garanta enquanto há tempo” nos fazem ter uma maior ganância pelos produtos.
3. Gatilho de ancoragem
Esse gatilho é muito comum entre os vendedores e, muitas vezes, acontece até de uma forma que não é perceptível para quem faz. Basicamente consiste no poder do nosso cérebro de sempre absorver a primeira informação recebida e se prender a ela (por isso o nome, ancoragem).
Sempre que você precisa mostrar um preço imperdível ou um desconto para um cliente, opte por iniciar a frase com o preço real do produto.
“Esta televisão custava 5 mil reais e estamos cobrando 3,9 mil”
Esse tipo de frase faz com que o seu consumidor compare todos os preços seguintes ao valor inicial, mesmo que o preço não esteja valendo tanto a pena.
4. Gatilho de autoridade
Esse é um gatilho muito utilizado por grandes empresas, e é algo extremamente simples. Consiste em deixar o seu cliente atento dos títulos e reconhecimentos de sua empresa, ou seja, deixar explícito que você é campeão de vendas em tal área, mostrar seus prêmios, e demonstrar até mesmo, pequenos reconhecimentos que seu negócio alcançou durante a sua trajetória.
Outra forma simples de utilizar esse gatilho é estudando a sua área. Quanto mais você estudar e entender do seu trabalho e conseguir transpassar para a clientela, mais as pessoas confiaram em você e te considerarão como um especialista no assunto.
5. Gatilho de curiosidade
Um ótimo exemplo deste é o motivo que fez você chegar a esse blogpost! Existem muitas formas de abordagem midiática para o ser humano e, uma delas, é a curiosidade. Títulos tendenciosos e até mesmo apelativos acabam deixando o público com uma pulga atrás da orelha. Isso é uma forma de atraír clientes para um conteúdo excepcional e que provavelmente ele irá precisar em algum momento do seu negócio.
Por fim…
Como visto, os gatilhos mentais podem ser extremamente úteis para o seu negócio, seja ele usado com frequência ou em apenas em algumas situações isoladas. Isso prova a forte relação entre o marketing e a psicologia, mostrando como o cérebro humano trabalha com algumas pequenas pressões que recebe no seu dia a dia.
Vale a pena estudar e entender quais são os melhores gatilhos para a sua marca com quais ela pode se relacionar!
Agora que você já conhece alguns dos gatilhos mentais mais utilizados no mercado, que tal implementar alguns deles no seu plano de negócio? Garanto que fará uma boa diferença no seu relacionamento com o seu público!
Se você gostou do artigo ou tem algo a acrescentar, deixa um comentário!