Como convercer as pessoas à minha volta da minha ideia de negócio
Publicado em 29 de novembro de 2021
Como convercer as pessoas a minha volta da minha ideia de negócio
Você está empenhado (a) em tirar todas as suas ideias de negócio, que acredita ser certeira, com base nos esforços que desempenhou até o momento, mas não consegue convencer as pessoas ao seu redor que este é o caminho certo?
Não se sinta só caso a resposta para esta questão seja positiva. Acontece com mais frequência do que imagina e eu imagino o quão FRUSTRADO (A) você possa se sentir, mas é preciso entender as razões pelas quais isto ocorre para conseguir lidar com a situação.
O motivo para isto acontecer é, geralmente, a forma de criação destas pessoas, que ocorreu através de um sistema que as fazem acreditar que um trabalho no regime CLT lhe traz mais garantias.
Esta forma de criação pode ter acontecido com seus pais, amigos e as pessoas que estão ao seu lado. Por esta razão, é tão difícil convencê-las que uma nova forma de trabalho, através de sua ideia de negócio, pode ser um bom caminho a ser seguido e que qualquer forma de trabalho apresenta oportunidades e riscos.

Por que as pessoas acreditam que seu negócio pode quebrar a qualquer momento?
É muito comum vermos as pessoas à nossa volta sempre falarem sobre as possibilidades de nossas ideias de negócio não darem certo. É como se elas tivessem um grande receio sobre isso e acontece por duas razões: Por você não saber como vender seu projeto com precisão e por se preocuparem com você.
Não é difícil ouvirmos histórias sobre empreendedores que investiram tudo o que possuíam em determinado projeto, que juravam que daria certo, mas por conta de obstáculos no caminho, terem perdido tudo.
É claro que muitos destes problemas que surgem ao tirar uma ideia do papel podem ser evitados quando se tem um bom planejamento. Mas para nossos familiares, que não conhecem o mundo do empreendedorismo, ter um negócio seu é sempre um grande risco, muito maior que perder o emprego com carteira assinada.
Não devemos ver esta preocupação como um empecilho para realizar nossos sonhos, mas sim, entender que estas pessoas não têm o mesmo conhecimento sobre seu projeto como você.
Eles não foram criados para ter ideias de negócio e é muito provável que nunca tiveram acesso a este mundo. Sempre viveram em um mesmo padrão:
Cursar uma faculdade,
Se formar,
Encontrar um bom emprego, com carteira assinada
Se aposentar.
É um caminho lógico.
Descubra a razão pela qual você não consegue vender sua ideia
Agora que você viu que as pessoas à sua volta não querem derrubar você, mas sim lhe proteger daquilo que acreditam ser um grande risco, chegou o momento de descobrir o motivo pelo qual você está encontrando esta dificuldade em vender sua ideia de negócio.
É muito provável que sua criação também tenha sido embasada nesta ideia de que um emprego fixo, com registro em carteira e horários de trabalho estabelecidos seja o ideal para ter sucesso e tranquilidade.
Quantas vezes já não pode ter ouvido falar de um familiar que fez uma boa faculdade, estudou para passar nas primeiras colocações de um emprego público e hoje está tranquilo, com salário estável que lhe permite fazer uma boa viagem todos os anos? E ele ainda tem a aposentadoria garantida, na cabeça das pessoas que vivem com você.
Isso acaba ficando em nosso subconsciente e, quando decidimos quebrar este esquema e construir nossos próprios negócios, ainda temos uma desconfiança interna em nossa própria capacidade. E se eu quebrar?
O primeiro passo para que você possa vender sua ideia é tirar todas estas dúvidas de sua cabeça. É preciso ter a certeza de que você é CAPAZ e todo o seu esforço em sua ideia de negócio poderá lhe trazer SUCESSO.
Como você poderá ter mais confiança para apresentar sua ideia de negócio
Para que todas as suas dúvidas interiores comecem a desaparecer, uma boa sugestão é estudar sobre o sucesso de empreendedores que também não tiveram muito apoio nos primórdios de seu negócio.
Isso já o fará perceber que não é somente uma característica sua ter medo de lançar suas ideias. Aconteceu muito ao longo da história e muitos nomes famosos só conseguiram ter sucesso por vencerem seus medos e dúvidas.
Além disso, é importante ter algumas questões bem definidas antes de realmente decidir colocar sua ideia de negócio em prática, como apresentá-la para alguém.
Etapa 1 – Fazer um bom planejamento
Antes mesmo de decidir apresentar sua ideia para as pessoas próximas, você precisa ter criado um bom planejamento, que mostra suas oportunidades e obstáculos e lhe dão um poder maior de analisar que poderá ter benefícios em começar a trabalhar nisto.
As pessoas, provavelmente, se sentirão mais confortáveis ao perceberem que você estudou sobre aquilo que está falando e não tirou uma ideia do nada. Trabalhou em cima disto por um determinado tempo.
Etapa 2 – Conhecer o seu público
Uma das coisas que acontecem com frequência quando você vai apresentar seu projeto para as pessoas próximas a você é permitir que eles se enxerguem como seu público alvo, quando isto nem sempre corresponde à realidade.
Quando você conhece seu público, sabe de seus interesses, medos e sonhos. Ao explicar isto com clareza, as pessoas perceberão que existe gente interessada naquilo que você tem a oferecer, mesmo que para eles não faça tanto sentido.

Etapa 3 – Quais serão seus investimentos
Este é mais um ponto importante. Saber tudo o que precisará investir, de tempo e dinheiro, fará com que você tenha mais confiança naquilo que está apresentando.
Um dos maiores medos das pessoas próximas a você é que tenha que lidar com a quebra, por não ser um projeto com estabilidade, como um emprego fixo, que lhe dá direitos sem precisar de muito investimento.
Ao falar sobre tudo o que precisará investir, como conseguirá estes recursos e como organizar seu tempo para tirar sua ideia de negócio do papel, conseguirá mostrar que está mais preparado (a) do que eles imaginam.

O que você NÃO pode fazer ao apresentar sua ideia de negócio para as pessoas próximas
Existem algumas coisas que devem ser evitadas no momento em que você decidir que é a hora certa de apresentar suas ideias de negócio para as pessoas próximas.
Estas são:
Sentir-se inseguro (a) em relação às chances de sucesso de seu projeto;
Mostrar-se desmotivado (a) para lidar com os obstáculos que surgirão no caminho;
Não ter responsabilidade financeira;
Ter medo de fracassar;
Ser uma pessoa instável com seus projetos.
Para que isto não ocorra, reserve um tempo para responder algumas questões pessoais:
Você demonstra engajamento com suas causas às quais se propõe?
Você se preparou para ter segurança em sua fala?
Você tem responsabilidade com seus compromissos?
Você tem o mínimo de responsabilidade com a vida financeira?
Enquanto todas estas respostas não forem positivas, aconselho que dedique um tempo a mais para trabalhar com suas questões pessoais, para só então apresentar esta ideia de negócio para as pessoas que vivem com você.
Será essa auto avaliação que irá lhe ajudar a entender e executar todos os passos para que consiga moldar seu discurso, seu modo de agir e sua imagem pessoal, para aumentar as chances de confiar em você.
Como convencer as pessoas que estão a sua volta
Chegou o momento de conhecer as técnicas que farão com que você possa convencer as pessoas que estão à sua volta de que realmente vale a pena investir em sua ideia de negócio.
1- É importante aprender a responder críticas:
Não pense que será um mar de rosas apresentar seu projeto, mesmo que tenha se preparado muito, com base em tudo o que mencionei acima.
Lembre-se que você estará tentando mudar uma concepção de uma vida toda, da criação que eles tiveram, para provar que uma ideia na qual está trabalhando a um tempo é o caminho certo. É muito provável que alguns acabem rejeitando aquilo que está apresentando. Precisa saber lidar com estas críticas e não perder o controle. Nada se ganha no grito, na verdade, fazer isto só mostrará que você não possui preparo emocional para lidar com uma vida de empreendedor.
2- Seja estratégico com suas finanças:
Não adianta querer tirar uma ideia de negócio do papel quando você não tem nenhuma estratégia financeira, que não dependa exclusivamente das pessoas que estão contra você neste momento.
Você já deve ter conhecimento que empreender envolve riscos e não há motivos para esconder isso das pessoas próximas. Converse abertamente sobre o assunto e apresente suas estratégias.
Mostre que criou uma reserva de emergência e que conseguirá lidar com os desafios que a vida de um empreendedor poderá lhe trazer.
3- Saiba que alguns sacrifícios serão necessários:
Você sem sempre terá o apoio de 100% das pessoas com que conversar, mas tente mostrar a eles que colaboração de todos é necessária para que todo mundo possa prosperar no futuro
Assim como você precisa fazer sacrifícios para dar certo, eles podem se esforçar para lhe apoiar em seus projetos, mesmo que não tenham tanta certeza de que isto dará certo.
4- Fale abertamente e com frequência com seus familiares:
Não adianta só apresentar sua ideia e depois nunca mais tocar no assunto. Faça com que eles saibam os passos que estão tomando, que reconheçam seus esforços e se sintam como parte do processo.
Ao fazer isto, permitirá que eles entendam mais como seu trabalho funciona e, assim, comecem a ter mais confiança naquilo que estão fazendo.
5- Tenha equilíbrio entre vida pessoal e profissional:
Não se mostre desesperado (a) em fazer as coisas darem certo o mais rápido possível, esquecendo as pessoas que estão à sua volta. Isso só fará com que fiquem mais preocupados com você.
Defina seus horários de trabalho e esteja presente na vida das pessoas próximas, para que eles acompanhem cada passo do seu sucesso, vendo seu esforço, mas ainda reconhecendo que são importantes.
6- Sempre entenda o lado deles:
Não precisa surtar caso, em algum momento, eles voltarem a falar que o que está fazendo não vale a pena.
Tenha suas certezas sobre sua ideia de negócio, mas respeite a opinião alheia e lembre dos motivos que os fazem pensar assim.
E se, mesmo fazendo tudo isto, ainda não tiver apoio?
Assim como foi lhe ensinado, você mudou a sua postura, foi transparente e preparou um plano financeiro, se esforçou para apresentar a ideia de negócio que você realmente acredita, mas ainda assim não tem apoio?
A última coisa que poderá fazer agora é desistir. Todos os passos que tomou acima foram muito importantes para que você realmente saiba o que quer fazer e não tenha sua confiança abalada em caso de respostas negativas.
Agora que você já tem o passo a passo para elaborar seu planejamento estratégico, partiu colocar a mão na massa?
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