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O que é o planejamento estratégico de uma empresa + 5 etapas para fazer o seu

Publicado em 01 de setembro de 2021



Você quer colocar projetos em prática, mas não tem ideia como? Quer que a sua empresa cresça e se torne mais rentável, mas não sabe por onde começar?

O planejamento estratégico de uma empresa pode ser um bom ponto de partida.

A falta de êxito em seus planos e projetos pode estar sendo causada por falta de um bom planejamento estratégico. Com ele, você consegue definir as ações e as etapas que te levarão ao crescimento da sua organização.

Como fazer o planejamento estratégico de uma empresa
Como fazer o planejamento estratégico de uma empresa

Antes de mais nada: o que é o planejamento estratégico de uma empresa?

O planejamento estratégico de uma empresa diz respeito a missão, aos objetivos, as metas, a criação de planos de ação e ao acompanhamento dos projetos de um empreendimento.

Focando nas palavras em si, planejar é o ato de elaborar um plano, projetar, programar, organizar um roteiro que te leve a determinado objetivo.

Já a palavra estratégia diz respeito à aplicação eficaz dos recursos que estão à sua disposição e/ou da exploração das condições favoráveis, visando alcançar um fim específico.

Sendo assim, o planejamento estratégico de uma empresa pode ser definido como o ato de traçar uma rota, acompanhada de planos de ação, para chegar ao objetivo desejado.

Nele, é fundamental utilizar determinados métodos que ajudam com que, ao tirar seu plano de papel, os resultados sejam os esperados.

O planejamento estratégico de uma empresa não tem uma frequência ideal para ser elaborado. Ele será necessário de acordo com as prioridades do negócio, podendo ser tanto a médio quanto a longo prazo.

Qual é a importância de existir um planejamento estratégico de uma empresa?

Sabe-se que, sem planejamento, nenhum projeto consegue alcançar o resultado desejado.

Sendo assim, sem essa organização primária, a empresa fica totalmente perdida em suas ambições, pois não se sabe ao certo o que se deseja alcançar, muito menos como atingir esse objetivo.

Mesmo que no início da empresa tivessem sido estabelecidos sua visão e seus valores, é bem possível que ela e seus colaboradores se percam ao longo do tempo.

O planejamento estratégico de uma empresa ajuda a enxergar e/ou relembrar qual é seu grande potencial, seus diferenciais, assim como suas fraquezas perante o mercado que está inserida.

Sem esses conhecimentos, as estratégias utilizadas são baseadas apenas em “achismos” e intuições, o que certamente não será uma abordagem bem-sucedida.

Podemos citar 4 principais benefícios práticos de ter um planejamento estratégico de uma empresa:

1. Maior organização: com seu plano e suas estratégias colocadas em um documento, os objetivos ficam mais claros;

2. Decisões mais assertivas: as decisões são baseadas em dados reais. Com a organização estabelecida, a visualização das metas atingidas e as que ainda não foram alcançadas fica mais fácil, tornando as decisões a cerca do planejamento mais assertivas;

3. Priorização das ações: tendo um caminho e um cronograma traçados, é possível definir quais ações precisam ser priorizadas;

4. Maior produtividade: ao deixar pré-estabelecido quais são as tarefas de cada setor da empresa, aumenta-se o foco dos colaboradores, e consequentemente, a qualidade de suas entregas. Também é possível que a motivação seja elevada, pois é muito gratificante seguir um planejamento e perceber que os resultados estão sendo alcançados.

Por isso, tente enxergar o planejamento estratégico de uma empresa como muito além de um documento, pois ele vai fazer com que a organização caminhe para seu crescimento, sem perder sua identidade.

Como fazer o planejamento estratégico de uma empresa em 5 etapas

Para obter sucesso no planejamento estratégico de uma empresa é preciso estabelecer um cronograma e seguir algumas etapas importantes:

Etapa 1: Identidade da empresa

Para entender qual é o diferencial da sua empresa, o porquê ela é única, é necessário estabelecer sua missão, visão e valores.

A missão é a razão de ser da organização, o porquê de sua existência; a visão é onde você e seus colaboradores imaginam que a empresa estará a médio e longo prazo, o que querem conquistar, e os valores são os princípios que a organização possui, que guiarão suas ações.

Esses itens podem ser considerados como a filosofia da empresa e também aspectos que representam sua “personalidade”. Isso é o que orientará suas tomadas de decisões e estratégias.

Ações como lançamentos de produtos ou serviços, contratação de colaboradores e fornecedores e posicionamento no mercado são guiadas por esses fundamentos.

Para empresas que já possuem essas definições, é necessário rever qual foi a data de seu desenvolvimento e avaliar se é necessário fazer um reajuste. Ao longo do tempo muitos aspectos de uma organização mudam, o que pode fazer com que ela não se encaixa mais em suas diretrizes iniciais.

Etapa 2: Diagnóstico do cenário

Depois de definir a filosofia da sua empresa, o segundo passo é observar o cenário interno e externo da empresa, fazer um diagnóstico de onde ela se encontra.

Uma ferramenta muito utilizada para essa etapa é a análise FOFA (ou análise SWOT), que analisa as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças da sua empresa. Essa análise divide os fatores entre dois ambientes:

Ambiente interno – diz respeito às características internas de uma empresa, são fatores que podem ser controlados, são eles:

→ Forças: aspectos em que sua empresa se destaca, vantagens que ela possui, suas melhores qualidades;

→ Fraquezas: aspectos em que sua empresa está em desvantagem, que apresenta dificuldades, que complicam processos;

Ambiente externo – diz respeito a condições do mercado, da economia, da política, do país em que a empresa se insere. São características incontroláveis. São elas:

→ Oportunidades: condições externas que podem ser aproveitadas para o crescimento do seu negócio;

→ Ameaças: fatores que podem prejudicar sua empresa;

A etapa do diagnóstico é de extrema importância para entender qual é o contexto em que a organização se insere, para que assim, suas ações e estratégias estejam de acordo com o seu cenário.

Como fazer o planejamento estratégico de uma empresa - análise swot: <a href=
Análise SWOT/FOFA

Etapa 3: Objetivos e indicadores de sucesso

Chegou o momento de colocar no papel quais são as metas do negócio e quais são os indicadores que mostrarão se você está no caminho certo para fazer funcionar o planejamento estratégico de uma empresa.

Para atingir os objetivos é necessário envolver toda a organização, estabelecendo metas específicas para cada setor.

Entenda que seus objetivos precisam ser desafiadores, porém, realistas. Então não invente números assustadores que serão impossíveis de serem alcançados.

Estabelecer metas exageradas vai apenas desmotivar seu time, pois nunca conseguirá alcançá-la.

Os indicadores de sucesso são métricas que te ajudarão a acompanhar o desempenho do seu processo. Por exemplo, se o objetivo da empresa é alcançar determinada margem de lucro, seu faturamento mensal será o próprio indicador.

Como criar um modelo de negócios rentável

Etapa 4: Plano de ação

Nessa etapa, você já sabe quem é a empresa, o cenário que ela se insere e onde ela quer chegar. Sendo assim, é o momento de partir para a parte prática.

Aqui devem ser definidas as atitudes que cada setor precisará tomar e delegar tarefas. Documente essas informações para ter um passo a passo bem determinado, podendo esse ser um fator determinante entre um planejamento estratégico de uma empresa bem-sucedido e um falho.

É fundamental estabelecer quais são as prioridades. Pense em quais ações realmente farão a diferença para alcançar as metas desejadas.

Etapa 5: Acompanhamento e análise

Para finalizar o planejamento estratégico de uma empresa, estipule uma frequência de reuniões e encontros para debater sobre o desempenho do projeto. Geralmente ocorrem acompanhamentos semanais para analisar o que foi feito e quais serão os próximos passos.

Esteja sempre atento na atualidade de sua análise FOFA, afinal de contas, o mercado não é estático e você precisa se manter atualizado.

Agora que você já tem o passo a passo para elaborar seu planejamento estratégico, partiu colocar a mão na massa?

Se você gostou do artigo ou tem algo a acrescentar, deixa um comentário!

Helen Luizon

Designer da Provavelmente

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