provavelmente.com.br

O que é Manual da Marca, sua importância + 5 itens que ele precisa abordar sobre sua identidade visual

Publicado em 20 de janeiro de 2021 e atualizado em 11 de março de 2021



Toda grande empresa, que se preocupa com sua imagem dentro do mercado, sabe o que é Manual da Marca e tem o seu. Ele é o que deixará documentado quais são as especificações de sua identidade visual. Dessa forma, todas as pessoas que tiverem a permissão de manipular seus arquivos, saberão quais regras e padrões seguir.

Entenda mais detalhadamente o que é Manual da Marca e porque você precisa criar um para sua empresa.

Esse artigo aborda os tópicos:

– O que é Manual da Marca e qual é a sua importância;
– O que é necessário para montar um;
– 5 itens que não podem faltar no seu Manual da Marca.

O que é Manual da Marca e qual é sua importância?

O manual da marca é um documento que contém todas as especificações técnicas necessárias em relação à sua identidade visual. Desde medidas e paletas de cores até sua identidade fotográfica.

Ele é importante para que sua marca seja utilizada de maneira padronizada e concreta por qualquer pessoa autorizada a manipulá-la para fins de publicidade, marketing, documentos internos da empresa, dentre outros.

Dessa forma será muito mais viável criar uma imagem consolidada da sua identidade no mercado.



Após entender o que é Manual da Marca, o que é necessário para montar um?

·         Sua empresa e identidade visual bem estruturadas

O mais importante para obter um manual da marca de boa qualidade é saber exatamente o que define sua empresa. Sua missão, história e conceitos principais que a descrevem.

Assim como ter uma identidade visual completa, contando com: logotipo e suas especificações técnicas, tipografia para conteúdos, paleta de cores da marca, identidade fotográfica, entre outros.

·         Boas referências

Possuir um “guia” para a elaboração do seu manual da marca é extremamente importante para que você esteja atendendo às demandas do mercado.

Para tal, utilize como referência manuais de grandes empresas que estão disponíveis na internet, como por exemplo o da Uber, Flipboard, Google Trends e o da Provavelmente, que foi inspirado nas empresas citadas.



5 itens que não podem faltar no seu Manual da Marca

Agora que você já sabe o que é Manual da Marca e quais são os requisitos básicos para montar um, veja quais são os 5 itens que não podem faltar nele.

Depois de alguns estudos dos manuais de grandes empresas disponíveis na internet, foi possível identificar padrões que se repetem, e que logo, são aspectos de alta importância quando o assunto é ser uma boa referência do que é Manual da Marca no mercado.

Lembre-se sempre que dentro do que é manual da marca, sua marca é o ponto central, a estrela, então dê ao máximo o foco a ela, da melhor maneira possível.


1. Introdução à empresa

Um bom começo para seu manual da marca é mostrar qual é a razão de ser da sua empresa, juntamente com uma breve explicação de sua história e conceitos principais que a definem.

Coloque esses conceitos junto com imagens que os ilustram e deixam claro a mensagem que a empresa deseja passar.


2. Logotipo

A partir desse ponto começa de fato a colocação das especificações técnicas que caracterizam o manual da marca, onde é preciso se aprofundar nos temas.

Então, exponha seu logotipo e coloque os seguintes itens:

·         Explicação do conceito geral, os significados de seu logotipo;
 
·         Medidas que mostram exatamente como reproduzir seu logotipo;
 
·         Grids delimitando os espaços necessários entre elementos internos do seu logotipo e entre elementos externos (margem);
 
·         Tamanhos mínimos em que seu logotipo pode aparecer em diferentes dispositivos e mídias para assegurar a legibilidade;
 
Também é muito importante que seu manual exponha quais são as maneiras que seu logotipo NÃO deve ser utilizado. Por mais claro que isso pareça para quem o desenvolveu, pode acontecer de ser utilizado por terceiros em versões que não condizem com seus padrões e conceitos, prejudicando sua imagem e concretização da marca.


Exemplo de grids e medidas colocados no manual da marca da Provavelmente

3. Paleta de cores

Como terceiro aspecto, nossa sugestão é colocar sua paleta de cores, especificando os códigos RGB e CMYK de cada cor e abrangendo seus significados e usos.

Também detalhar em quais cores seu logotipo pode aparecer e como ele ficaria aplicado em negativo e em fotografias, por exemplo.

Lembre-se sempre de ter um bom contraste de cores entre seu logo e o fundo para que fique legível.


Logotipo Provavelmente aplicado em fotografias

4. Tipografia

Um item muito importante para sua identidade visual e manual da marca é a fonte utilizada por sua empresa em seu site, postagens, documentos, apresentações e etc. já que ela também é um elemento que ajuda a reforçar seus conceitos e padronizar sua marca.

Explique o porquê da escolha de certa tipografia e mostre as variações de pesos, espessuras e tamanhos que ela possui e que serão utilizados por sua empresa.


5. Identidade fotográfica e elementos gráficos

Como quinto item, nossa sugestão é colocar a identidade fotográfica de sua marca, contendo fotografias que representam seus conceitos principais e elementos gráficos que podem ser utilizados em diferentes situações.

Lembre-se de utilizar imagens oriundas de bancos de imagens gratuitos ou que sejam produzidas por sua empresa, sempre em boa qualidade.



Dicas extras:

Por último, separamos algumas dicas extras interessantes sobre manual da marca que podem te auxiliar:

·         Colocar na última página termos que delimitam o uso de sua identidade visual apenas sob autorização por escrito e/ou outras especificações opcionais;
 
·         Não se preocupe com a quantidade de páginas do seu manual, faça ele de maneira que o conteúdo fique com bons espaços de “respiro” e com todas as explicações necessárias;
 
·         Não existe um “jeito certo” de fazer seu manual. Explore bem os diferentes aspectos de sua empresa e adicione todas as informações que julgar necessário;
 
·         Caso o manual fique muito extenso, faça um sumário para guiar a navegação de seus usuários;



Bônus!

Assista esse breve vídeo que reforça os conceitos do que é Manual da Marca e mostra outros exemplos práticos.


breve vídeo que reforça os conceitos do que é Manual da Marca

Entender o que é Manual da Marca e elaborar o seu é de extrema importância para o crescimento de sua empresa. Sua identidade deve seguir padrões que, quando identificados por seus clientes, não serão mais esquecidos.

Helen Luizon

Estudante de Design na UFSC e designer da Provavelmente


Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Artigos relacionados:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x