O que é Manual da Marca, sua importância + 5 itens que ele precisa abordar sobre sua identidade visual
Publicado em 20 de janeiro de 2021 e atualizado em 11 de março de 2021
Toda grande empresa, que se preocupa com sua imagem dentro do mercado, sabe o que é Manual da Marca e tem o seu. Ele é o que deixará documentado quais são as especificações de sua identidade visual. Dessa forma, todas as pessoas que tiverem a permissão de manipular seus arquivos, saberão quais regras e padrões seguir.
Entenda mais detalhadamente o que é Manual da Marca e porque você precisa criar um para sua empresa.
Esse artigo aborda os tópicos:
– O que é Manual da Marca e qual é a sua importância;
– O que é necessário para montar um;
– 5 itens que não podem faltar no seu Manual da Marca.
O que é Manual da Marca e qual é sua importância?
O manual da marca é um documento que contém todas as especificações técnicas necessárias em relação à sua identidade visual. Desde medidas e paletas de cores até sua identidade fotográfica.
Ele é importante para que sua marca seja utilizada de maneira padronizada e concreta por qualquer pessoa autorizada a manipulá-la para fins de publicidade, marketing, documentos internos da empresa, dentre outros.
Dessa forma será muito mais viável criar uma imagem consolidada da sua identidade no mercado.
Após entender o que é Manual da Marca, o que é necessário para montar um?
· Sua empresa e identidade visual bem estruturadas
O mais importante para obter um manual da marca de boa qualidade é saber exatamente o que define sua empresa. Sua missão, história e conceitos principais que a descrevem.
Assim como ter uma identidade visual completa, contando com: logotipo e suas especificações técnicas, tipografia para conteúdos, paleta de cores da marca, identidade fotográfica, entre outros.
· Boas referências
Possuir um “guia” para a elaboração do seu manual da marca é extremamente importante para que você esteja atendendo às demandas do mercado.
Para tal, utilize como referência manuais de grandes empresas que estão disponíveis na internet, como por exemplo o da Uber, Flipboard, Google Trends e o da Provavelmente, que foi inspirado nas empresas citadas.
5 itens que não podem faltar no seu Manual da Marca
Agora que você já sabe o que é Manual da Marca e quais são os requisitos básicos para montar um, veja quais são os 5 itens que não podem faltar nele.
Depois de alguns estudos dos manuais de grandes empresas disponíveis na internet, foi possível identificar padrões que se repetem, e que logo, são aspectos de alta importância quando o assunto é ser uma boa referência do que é Manual da Marca no mercado.
Lembre-se sempre que dentro do que é manual da marca, sua marca é o ponto central, a estrela, então dê ao máximo o foco a ela, da melhor maneira possível.
1. Introdução à empresa
Um bom começo para seu manual da marca é mostrar qual é a razão de ser da sua empresa, juntamente com uma breve explicação de sua história e conceitos principais que a definem.
Coloque esses conceitos junto com imagens que os ilustram e deixam claro a mensagem que a empresa deseja passar.
2. Logotipo
A partir desse ponto começa de fato a colocação das especificações técnicas que caracterizam o manual da marca, onde é preciso se aprofundar nos temas.
Então, exponha seu logotipo e coloque os seguintes itens:
· Explicação do conceito geral, os significados de seu logotipo;
· Medidas que mostram exatamente como reproduzir seu logotipo;
· Grids delimitando os espaços necessários entre elementos internos do seu logotipo e entre elementos externos (margem);
· Tamanhos mínimos em que seu logotipo pode aparecer em diferentes dispositivos e mídias para assegurar a legibilidade;
Também é muito importante que seu manual exponha quais são as maneiras que seu logotipo NÃO deve ser utilizado. Por mais claro que isso pareça para quem o desenvolveu, pode acontecer de ser utilizado por terceiros em versões que não condizem com seus padrões e conceitos, prejudicando sua imagem e concretização da marca.
3. Paleta de cores
Como terceiro aspecto, nossa sugestão é colocar sua paleta de cores, especificando os códigos RGB e CMYK de cada cor e abrangendo seus significados e usos.
Também detalhar em quais cores seu logotipo pode aparecer e como ele ficaria aplicado em negativo e em fotografias, por exemplo.
Lembre-se sempre de ter um bom contraste de cores entre seu logo e o fundo para que fique legível.

4. Tipografia
Um item muito importante para sua identidade visual e manual da marca é a fonte utilizada por sua empresa em seu site, postagens, documentos, apresentações e etc. já que ela também é um elemento que ajuda a reforçar seus conceitos e padronizar sua marca.
Explique o porquê da escolha de certa tipografia e mostre as variações de pesos, espessuras e tamanhos que ela possui e que serão utilizados por sua empresa.
5. Identidade fotográfica e elementos gráficos
Como quinto item, nossa sugestão é colocar a identidade fotográfica de sua marca, contendo fotografias que representam seus conceitos principais e elementos gráficos que podem ser utilizados em diferentes situações.
Lembre-se de utilizar imagens oriundas de bancos de imagens gratuitos ou que sejam produzidas por sua empresa, sempre em boa qualidade.
Dicas extras:
Por último, separamos algumas dicas extras interessantes sobre manual da marca que podem te auxiliar:
· Colocar na última página termos que delimitam o uso de sua identidade visual apenas sob autorização por escrito e/ou outras especificações opcionais;
· Não se preocupe com a quantidade de páginas do seu manual, faça ele de maneira que o conteúdo fique com bons espaços de “respiro” e com todas as explicações necessárias;
· Não existe um “jeito certo” de fazer seu manual. Explore bem os diferentes aspectos de sua empresa e adicione todas as informações que julgar necessário;
· Caso o manual fique muito extenso, faça um sumário para guiar a navegação de seus usuários;
Bônus!
Assista esse breve vídeo que reforça os conceitos do que é Manual da Marca e mostra outros exemplos práticos.
Entender o que é Manual da Marca e elaborar o seu é de extrema importância para o crescimento de sua empresa. Sua identidade deve seguir padrões que, quando identificados por seus clientes, não serão mais esquecidos.