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Marketing de produto: o que é e 5 dicas para aperfeiçoar suas estratégias

Publicado em 23 de abril de 2021



Antes de qualquer tipo de lançamento os profissionais de marketing definem uma estratégia geral, e no marketing de produto não seria diferente.
 
O marketing de produto lida com o primeiro dos “7 Ps” do marketing, sendo eles: o produto, a atribuição de preço, o posto de venda, a promoção, a embalagem, o posicionamento e as pessoas.
 
No artigo de hoje falaremos sobre o marketing de produto e com algumas dicas para você dar início à sua estratégia.

O que é uma estratégia de marketing de produto?

O marketing de produto busca conectar as pessoas aos produtos. Ele está presente desde seu desenvolvimento até o lançamento.
 
A estratégia engloba, primeiramente, a criação da persona, da mensagem da empresa sobre o produto, seu diferencial competitivo frente aos concorrentes, canais de divulgação, público alvo, e, após o lançamento, todos os dados coletados são mensurados e analisados.



Qual a importância do marketing de produto?

A importância do marketing de produto está ligada diretamente com o entendimento do cliente e do mercado para que:
 
-> O produto esteja relacionado corretamente com o que a persona e o público alvo precisam;

-> permaneça a relevância do produto mesmo com a evolução do mercado;

-> o produto esteja adequado corretamente com as demandas de mercado;

-> a equipe de venda tenha todas as informações necessárias do produto para converter mais vendas.
 
O marketing de produto também é essencial para diferenciar o seu produto no mercado e estabelecer a sua marca. Uma das possíveis estratégias nas campanhas para gerar mais valor ao seu produto adotados pode ser fugir dos padrões da concorrência.


marketing de produto
Mire no público certo


Marketing de produto X Marketing convencional

Podemos achar que o marketing de produto é a mesma coisa que o marketing convencional, mas não é bem assim, são duas coisas bem distintas.

O marketing de produto foca nos clientes, divulgando o produto e impulsionando ações para os consumidores. Já o marketing convencional se foca em outras coisas como: a geração de leads, aquisição de novos clientes e posicionamento da marca.



Quais os estágios de marketing de produto?

De maneira geral, podem ser citados 6 estágios do marketing de produtos:

-> desenvolvimento do perfil do consumidor “persona”

Essa primeira etapa pode ser considerada uma das mais importantes, pois é aqui que você estuda e passa a conhecer quem é o seu consumidor. Não adianta ter um excelente produto, se tentar vendê-lo para a pessoa errada.
 
-> mensagem e posicionamento

As três perguntas básicas de qualquer produto são respondidas nessa fase. “o que o produto faz? porque devo usá-lo? porque ele é diferente da concorrência:”
 
-> educação da empresa sobre a mensagem

Aqui é trabalhado o tópico de manter o alinhamento das informações que serão repassadas para os clientes.
 
-> estudos do plano de lançamento

Nesse estágio vários setores da empresa trabalharão juntos, mas mesmo assim o marketing ainda lidera a divisão de atividades e prazos são marcantes aqui.
 
-> criação de conteúdo para lançamento

Como ainda vamos citar é muito importante ter uma boa estratégia de divulgação do seu produto. Nesse estágio o marketing de produto se une com o marketing de conteúdo.
 
-> lançamento

Depois de todo o trabalho, por incrível que pareça, ainda não acabou! O Marketing de produto continua por aí. Muitas das vezes são necessários alguns reajustes após o lançamento.


marketing de produto
Marketing de produto: do desenvolvimento ao lançamento


5 dicas para aperfeiçoar seu marketing de produto


1. Tenha um público bem definido

Um dos primeiros passos do marketing de produto para qualquer lançamento é definir bem o seu público. Com a criação de personas por exemplo você pode fazer isso. É essencial entender a demanda do que o seu público realmente precisa antes lançar um produto.



2. Tenha uma boa estratégia de divulgação

Redes sociais
A utilização de redes sociais para fazer o Marketing de produto é indiscutível hoje em dia. Divulgar datas de lançamento, informações de produto , entre outras coisas que possam despertar o interesse do cliente são alguns exemplos de estratégias excelentes. dedique um tempo e estude sobre campanhas no Facebook ads.
 
Hotsites
Os hotsites criados para finalidades específicas geralmente para lançamentos de serviços e produtos específicos. com eles é possível que você faça formulários para captura de leads
 
Eventos
O Marketing de produtos também pode funcionar com eventos, várias marcas utilizam deles para os seus lançamentos. No caso é importante que a empresa tenha visibilidade.
 
Como gostamos de falar, sua marca não precisa estar em todas as redes sociais e sim onde o seu cliente está! Seus clientes estão no facebook ou instagram? invista em campanhas no facebook ads. O seu produto depende muito do apelo visual? Talvez seja interessante investir no seu perfil do instagram ou Pinterest. Tudo vai depender de onde está o seu público alvo.



3. Utilize vídeos ao seu favor

Como diz o ditado se uma imagem vale mais que mil palavras, um vídeo vale por um livro inteiro. Saiba elaborar vídeos interativos onde as pessoas se sintam protagonistas.


Marketing de produto: abuse de vídeos
Marketing de produto: abuse de vídeos


4. Tenha um bom suporte ao cliente

Tanto no pré quanto no pós venda um bom suporte ao cliente é indispensável no marketing de poroduto. Todos querem se sentir felizes com o serviço contratado e com o produto comprado, e um suporte de qualidade faz parte desse processo. Por isso, sempre seja proativo na hora de tirar as dúvidas de seus clientes.
 
Ferramentas como chatbot, zendask, CRM, groove, jivochat, redes sociais em geral, email, entre outras vão lhe ajudar nesse processo.



5. Ouça o seu cliente

O Marketing de produto não funciona somente no lançamento, e sim durante toda a existência dele. é importante saber receber feedbacks dos seus cliente  para aperfeiçoar cada vez mais as suas estratégias.

Marcus Camargo

TI da Provavelmente


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