provavelmente.com.br

O que é uma startup unicórnio + 5 grandes que você precisa conhecer

Publicado em 27 de abril de 2021



No mundo das startups, o termo “unicórnio” é muito conhecido. Muitos empreendedores inovadores desejam ver seu empreendimento entrar para essa categoria.

De acordo com o StartupBase o Brasil hoje (abril/2021) possui 13.509 startups registradas ao todo e se classificou como um dos 10 países do mundo com maior número de startup unicórnios, contabilizando 16 no total.

Antes de mais nada: o que é uma startup?

Primeiramente, uma startup pode ser considerada um grupo de pessoas que trabalham em prol de uma ideia inovadora. Ela começa sem grandes recursos tanto humanos quanto financeiros, num contexto de grandes incertezas. Contudo, possui grande potencial de crescimento em um curto período de tempo.

A essência de uma startup é ser escalável, ou seja, que seu crescimento financeiro seja muito superior ao crescimento de seus custos, gerando cada vez mais riqueza.

Para que ela cresça, os investimentos externos são essências – capital de risco – para que futuramente ela tenha condições de se sustentar.

Entretanto, a definição do termo ainda é muito discutida por especialistas.



E o que é uma startup unicórnio?

A partir do momento que uma startup tem seu valor de mercado avaliado em mais de seis dígitos, ou seja, mais de 1 bilhão de dólares, ela passa a ser uma startup unicórnio.

A principal qualidade de uma startup unicórnio é a inovação que ela traz para seu mercado. Como um grande exemplo temos a Uber, que revolucionou os meios de transporte. A empresa identificou desconfortos que os consumidores passavam ao utilizar os serviços de táxis e trouxe soluções simples.

Podemos citar 4 características marcantes dessa categoria:

1.     Inovação e revolução do modelo de mercado em questão;
2.     Posição de vantagem – pioneirismo;
3.     Investimento em tecnologia;
4.     A prioridade é o cliente;

Muitas startups referência surgem de problemas que foram vivenciados por seus fundadores e se tornaram motivos para criar um serviço/produto que melhorasse sua experiência como consumidor.

Um forte exemplo disso é o banco digital Nubank, que começou com uma péssima experiência que o colombiano David Vélez teve com os serviços financeiros brasileiros. Ao se mudar para o Brasil, ele ficou 6 meses tentando abrir uma conta no banco e não conseguia acreditar na péssima experiência que estava vivenciando como consumidor. Hoje, o Nubank é uma startup unicórnio brasileira e o maior banco digital independente do mundo.

As startups unicórnios brasileiras nasceram recentemente. No ano de 2018, a 99 táxi, concorrente da americana Uber, atingiu sua avaliação monetária em mais de 1 bilhão de dólares e se tornou a primeira unicórnio brasileira. Logo depois, começaram a surgir várias outras em nosso país.


O que é uma startup unicórnio
É uma startup avaliada em mais de 1 bilhão de dólares


Qual a origem do termo “startup unicórnio”?

O termo startup unicórnio surgiu no ano de 2013 com a investidora americana Aileen Lee, que o utilizou em seu artigo: “Welcome to the unicorn club: learning from billion-dollar startups” (Bem-vindo ao clube dos unicórnios: aprendendo com as startups de um milhão de dólares).

A analogia surge com a ideia da extrema raridade e magia atribuída aos unicórnios, levando em consideração que muitas startups começam com ideias que parecem inalcançáveis.


startup unicórnio
Raridade e magia atribuída ao unicórnio


5 grandes startups unicórnios


1. 99 táxi

O que é? Aplicativo de transporte individual.
Ano de fundação: 2012
Ano em que foi nomeado unicórnio: 2018
 
Segundo a empresa sua missão é “impactar positivamente a população, tornando o transporte mais barato, rápido e seguro para passageiros e o dia a dia mais rentável e tranquilo para motoristas através da tecnologia”.
 
No ano de 2018, foi comprada pela Didi, empresa responsável por serviços de transporte por aplicativos pelo mundo e atingiu seu primeiro bilhão de dólares, sendo a primeira startup unicórnio brasileira.


startup unicórnio


2. Ifood

O que é? Plataforma mais renomada de delivery de comida pela internet da América Latina.
Ano de fundação: 2011
Ano em que foi nomeada unicórnio: 2018
 
Foi comprada pela Movile, empresa que opera nos segmentos de delivery de comida, bilheteria e logística, e obteve crescimento e valorização de mercado. No ano de 2018 se tornou uma startup unicórnio.


startup unicórnio


3. Nubank

O que é? Banco digital
Ano de fundação: 2013
Ano em que foi nomeada unicórnio: 2018

Uma das startups mais valorizadas do mundo, avaliada em 25 bilhões de dólares.


startup unicórnio


4. Gympass

O que é? Plataforma de acesso a academias e estúdios presente em mais de 14 países.
Ano de fundação: 2012
Ano em que foi nomeada unicórnio: 2019

“Em junho de 2019, após receber um aporte de U$300 milhões liderado pelo Softbank, o Gympass passou a fazer parte da lista dos unicórnios brasileiros. Com uma rede composta por mais de 50 mil parceiros no mundo e cerca de 800 modalidades diferentes de atividades físicas, a solução tem a missão de ajudar as pessoas a serem mais saudáveis, buscando uma atividade física que elas amem. ” – Inovativa Brasil


startup unicórnio


5. Loggi

O que é? Aplicativo para entregas por motoboys
Ano de fundação: 2014
Ano em que foi nomeada unicórnio: 2019

Nos dias de hoje, a empresa conta com mais de 2500 motoboys espalhados por quatro estados e continua expandindo mesmo em meio a pandemia.


startup unicórnio

Helen Luizon

Designer da Provavelmente


Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Artigos relacionados:

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x