10 ferramentas para oferecer um bom suporte ao cliente
Publicado em 19 de fevereiro de 2021 e atualizado em 06 de abril de 2021
Oferecer um bom suporte ao cliente nem sempre é uma tarefa fácil. Além de se estabelecer a comunicação é importante mantê-la com o tempo para futuros contatos.
As empresas passaram a perceber que o suporte técnico é um grande responsável pelo seu sucesso e que o cliente deseja mais do que serviços e produtos.
10 ferramentas para oferecer um bom suporte ao cliente
1. CRM
O conceito de CRM se resume basicamente a um sistema de gestão de marketing e atendimento para aprimorar ou constituir uma relação com os clientes.
As plataformas de CRM são consideradas as mais importantes, pelo modo como utilizam as informações dos clientes para gerenciar seus contatos, tanto externos quanto internos.
Para se constituir esse bom suporte ao cliente, existem várias ferramentas que auxiliam no trabalho das empresas, armazenando as informações relevantes sobre os usuários e as utilizando posteriormente para oferecer suporte. Esse atendimento engloba todas as necessidades que o cliente possa ter.
2. Telefone
Ligações telefônicas por meio de um canal com pessoas disponíveis e especializadas para o atendimento é um excelente exemplo de bom suporte ao cliente que pode ser oferecido pela empresa. Esse tipo de suporte é um dos que traz mais proximidade com o consumidor.
3. E-mail
Através de um formulário no seu site ou até mesmo diretamente pelo endereço de e-mail disponibilizado, o bom suporte ao cliente por essa plataforma é uma das principais ferramentas para se utilizar.
Podendo ser usado apenas para chat ou adicionando o envio de arquivos, para facilitar o entendimento do usuário. Muitos preferem o e-mail por ser mais confiável, pois ao contrário do telefone, a conversa fica sempre a disposição e documentada para o cliente.
É um canal 24×7 (24 horas, 7 dias por semana) ou seja: o cliente pode responder no momento que for mais conveniente para si.
Redes sociais como ferramentas de um bom suporte ao cliente
4. Whatsapp
Sendo uma das principais ferramentas de comunicação, especialmente quando se fala de Brasil, o WhatsApp já conta com 2 bilhões de usuários pelo mundo e mais de 120 milhões de contas ativas em nosso país.
Esses números ajudam a perceber que uma empresa que utiliza esse método de suporte ao cliente consegue realizar um bom atendimento. Além do suporte por texto, o cliente pode receber outros tipos de mídia para facilitar o atendimento, como fotos e vídeos.
5. Facebook
Se sua empresa possui uma página no Facebook, outra maneira de proporcionar suporte ao cliente é por essa via. A comunicação pode ser feito através do Messenger, sua ferramenta de chat. Dessa forma sua equipe mantém-se em funcionamento no horário comercial.
6. Instagram
O perfil comercial do Instagram é outra alternativa para um bom suporte ao cliente. A aba de mensagens do direct pode ser muito útil nessa hora para sanar dúvidas. Essa área permite que o usuário envie mensagens privadas, individuais ou não.
O mercado também oferece ferramentas mais específicas para o atendimento ao cliente. Veja a seguir algumas delas:
7. Chatbots
Os Chatbots têm crescido gradativamente nos últimos tempos e se tornado uma opção cada vez mais escolhida para as empresas.
O Chatbot é um software que simula um ser humano. Seu objetivo é responder perguntas de tal maneira que as pessoas se imaginem conversando com outra pessoa.
Sua vantagem é a eficácia e velocidade de atendimento, podendo atender milhares de pessoas ao mesmo tempo, coisa que ser humano nenhum conseguiria realizar. Por outro lado, o Chatbot pode passar a impressão de ser um atendimento muito mecanizado e alguns possuem limitações nas respostas de atendimento.
8. Zendesk
Uma maneira de conectar-se aos cliente rapidamente é o Zendesk. As interações podem acontecer via telefone, redes sociais, chats personalizados ou e-mail. A criação de um site ao vivo e estabelecer linhas telefônicas são umas das opções garantidas pela ferramenta.
9. Jivochat
Considerada uma das melhores ferramentas de suporte ao cliente para comunicação com visitantes ou consumidores do site, a Jivochat permite comunicação pelo Facebook, Telegram, telefone, e-mail, entre outras opções.
10. Groove
O Groove é uma ferramenta muito simples de atendimentos personalizados. Assim como outros ele funciona como bilhetes de prioridades para sanar duvidas, resolver problemas ou até mesmo receber sugestões para o seu site.
Todos querem se sentir felizes com o serviço contratado e com o produto comprado, e um suporte de qualidade faz parte desse processo. Por isso sempre seja proativo na hora de tirar as dúvidas de seus clientes.