Como exercer uma boa liderança + 10 características para você adotar
Publicado em 15 de fevereiro de 2021 e atualizado em 05 de abril de 2021
Um líder tem a função de guiar e motivar sua equipe, mostrá-la qual é o caminho para atingir seus objetivos. Porém, exercer uma boa liderança não é uma tarefa fácil.
Primeiramente: O que é ser um líder?
Ser um líder significa ter um grande poder de influência sobre uma equipe ou organização. Ele é a pessoa que servirá de exemplo para que os outros tomem suas atitudes.
Uma posição de boa liderança é considerada dinâmica e inspiradora, onde o líder utilizará de todas as suas ferramentas e conhecimentos de gestão para guiar seu time na direção certa.
“Liderança não é apenas uma questão de ter um cargo de poder. Toda vez que alguém usa sua influência para causar mudança nas ideias e ações de outras pessoas, esse alguém está praticando liderança. Desse modo, você pode ser líder como pai ou mãe, marido ou mulher, como amigo ou como cidadão.” – Ken Blanchard
10 características de uma boa liderança
1. Adquirir novos conhecimentos
Um líder exemplar está sempre buscando aprimorar seus conhecimentos através do estudo. Manter-se atualizado é muito importante para que você entenda o mundo a sua volta por vários ângulos. Dessa forma, é possível guiar e ensinar sua equipe da melhor maneira.
Essa característica é muito importante para conquistar a confiança de quem está sendo liderado. Você mostra que seu conhecimento não é absoluto e completo, está sempre buscando evolução, o que também demonstra humildade.
“Se suas ações inspiram os outros a sonhar mais, aprender mais, fazer mais e se tornar mais, você é um líder.”
– John Quincy Adams
2. Passar segurança para seu time
Uma boa liderança inspira sua equipe a se expressar mais, sentir-se segura para trazer novas ideias e mostrar seu ponto vista. Para tal, é preciso que o líder tenha confiança em seus parceiros, mostre que eles têm um papel importante em quaisquer tarefas a serem desenvolvidas.

3. Comunicar-se com excelência
Um líder está sempre participando de reuniões, delegando tarefas, corrigindo falhas, apresentando projetos e se comunicando de maneira geral, tanto oralmente quanto na escrita.
Saiba expressar suas ideias de maneira clara e objetiva. Dessa forma, torna-se mais simples cativar e conquistar o respeito de seu time. Se faça ser ouvido sem a necessidade de gritar.
Um exemplo interessante da importância de saber se comunicar como um líder é o filme “O Discurso do Rei”, onde o protagonista, por ser gago, não conseguia o respeito e reconhecimento em sua posição de Rei da Inglaterra. Depois de submeter-se a tratamentos profissionais, conseguiu discursar de modo a inspirar e unir seu povo para batalhar na Segunda Guerra Mundial.
4. Ser o exemplo
Se você deseja que sua equipe seja organizada e pró ativa, cumpra prazos e traga novas ideias, seja assim. Coloque em prática tudo aquilo que fala.
Um líder é uma peça exemplar, é como um espelho. Suas ações serão observadas constantemente.
5. Resolver problemas e tomar decisões
Diferentes desafios serão colocados no caminho de um líder, tanto dentro de sua equipe, como em tarefas, reuniões, nas finanças e em tudo que possa imaginar. Não tenha medo de enfrentá-los, saiba buscar as informações e conhecimentos necessários para resolvê-los e exercer uma boa liderança.
Tomar grandes decisões envolve correr riscos. Estude e elabore estratégias para minimizá-los. Estipule Planos A, B, C, converse com seus colaboradores e acompanhe todos os processos.
6. Reconhecer esforços
Mesmo que você esteja numa posição de liderança, é preciso reconhecer que não faz nada sozinho. Chegar aos objetivos traçados é fruto do trabalho duro e coletivo.
Saiba identificar e recompensar o esforço de sua equipe, dessa maneira é possível cativar cada vez mais sua confiança e motivá-la a continuar trazendo novas conquistas.
7. Trabalhar sua inteligência emocional
Para que seja possível fazer uma boa liderança, é preciso tomar grandes decisões e resolver problemas. Para tanto, é necessário manter o controle sobre suas emoções. Um líder que grita, se desespera e toma atitudes precipitadas, perde o respeito de seu time e não consegue prosperar. É possível dizer o mesmo para a situação contrária, de uma liderança estática demais.
Entenda qual é o seu ponto de equilíbrio.

8. Dar feedbacks sinceros
Seus parceiros precisam saber se estão exercendo um bom trabalho, para poderem evoluir. Aprecie seus bons resultados e entenda qual a melhor maneira de aconselhá-los quando o desempenho não estiver como o esperado, isso mostra uma boa liderança.
Mostre quais são seus critérios e seja 100% transparente. Procure fazer elogios em público e deixe certas correções e conselhos para dizer em particular.
9. Mostrar quais são as expectativas
Ser claro em relação a quais são os resultados esperados de determinadas tarefas é essencial para que sua equipe possa se planejar da maneira mais adequada e para que os pensamentos estejam em sintonia.
É interessante, sempre que possível, propor novos desafios para trazer cada vez mais evolução. Para tal, entenda quais são os potenciais e os limites das pessoas com quem trabalha.
10. Compreender pessoas
Por fim, a última característica de uma boa liderança, é a compreensão para com as pessoas. Ela é a que engloba e faz a fundação de todas as outras qualidades.
Entender quais são suas necessidades, ambições, dificuldades, limites, contexto social e particularidades, é essencial na formação de uma boa liderança. Tenha empatia por aqueles que trabalham com você e saiba se comunicar de maneira individual e coletiva.
“100% dos clientes são pessoas. 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios.” – Simon Sinek
Existem muitas outras qualidades que uma pessoa precisa para se tornar um líder. Nossa principal dica é sempre buscar novos conhecimentos e estar atento nos pontos que você pode melhorar.
Todas essas dicas te ajudarão a exercer uma liderança cada vez melhor, que não necessariamente se aplica apenas ao mundo dos negócios. Também são aplicadas dentro da política, projetos sociais, grupos de amigos, família, dentre muitos outros exemplos.
Você se identificou com alguma dessas características? Observou algo que precisa melhorar? Conta pra gente nos comentários!
Ah, e se gostou do artigo, não se esqueça de compartilhar com os amigos!