CRM ou ERP: qual das 2 ferramentes escolher para sua empresa?
Publicado em 21 de maio de 2021
Muitos gestores ainda possuem dúvidas sobre o significado das siglas CRM ou ERP e quais são as características das duas ferramentas. Sendo assim, o artigo abordará os seguintes tópicos para esclarecê-las:
· O que é o ERP?
· O que é o CRM?
· Principais características de um ERP;
· Principais características de um CRM;
· Quais são as diferenças de um CRM ou ERP?
· Onde eles são requisitados?
· Vantagens e Desvantagens do CRM ou ERP;
O que é o ERP?
A sigla ERP “Enterprise Resource Planning” ou sistema de gestão integrado, auxilia o administrador a melhorar a empresa internamente e agregar as atividades de diferentes setores em uma única plataforma.
O ERP vai se concentrar na redução de custos como um todo e na gestão. Tornando os processos mais eficientes ele reduz o capital essencial de toda a operação da empresa.
O que é o CRM?
Já o CRM “customer relationship management” ou gestão de relacionamentos com o cliente, vem com um propósito um pouco diferente. É uma ferramenta voltada para as vendas para guardar/registrar todos os dados possíveis de contato de um consumidor ou empresa.
Principais características de um ERP
1. Objetivo: implementar as melhores práticas para as vendas.
2. Abrangência funcional.
3. Utiliza vários dados de uma maneira única.
4. Processamento em tempo real pela sua automação sem necessidade de muito trabalho manual.

Principais características de um CRM
1. Armazenamento de todo o seu histórico com o cliente;
2. Segurança das informações comerciais;
3. Auxilia na geração de novos clientes;
4. Dados de contato unificados;
5. acesso remoto por praticamente qualquer dispositivo
6. visualização rápida do funil de vendas
7. acesso a estatísticas importantíssimas como: desempenho dos seus vendedores, previsão para vendas, segmentações e etc.

Mas afinal, qual é a diferença entre o CRM ou ERP?
Se você leu atentamente o artigo até aqui já deve ter percebido algumas diferenças entre as ferramentas CRM ou ERP.
O CRM é um software de gestão de relações com o cliente e ajuda na prospecção de vendas e negócios. O ERP já se encaixa em um conjunto de softwares que juntos gerenciam a organização da empresa como um todo para aumentar a eficiência desses processos.
Pontos em comum das ferramentas CRM ou ERP
Muitos defendem que no ERP deveria ser integrado um sistema CRM.
De certa forma está correto pois uma das principais bases do ERP é unificar os sistemas em um único banco de dados além do mais as informações deveriam ser passadas apenas uma vez. Com o CRM fora do ERP isso fica impossível.
Conclui-se também que nem todas as informações do CRM são necessárias no ERP. O mesmo pode funcionar independente de um ERP mas para o funcionamento ideal é bom integrar as duas ferramentas.
Vantagens e desvantagens do CRM ou ERP
Complexo X Objetivo
O ERP vai gerar vários processos de uma só vez para melhorar a sua produtividade.
O CRM está muito focado em uma área para ,simplificar e otimizar o COMERCIAL, a gestão da sua equipe de vendas e as relações com os clientes.
O CRM Enquanto isso, o ERP opera Interdeparmentalmente.
Podemos apontar que a vantagem do CRM é o foco em prospectar mais e mais vendas enquanto o ERP é “desvantajoso” nesse ponto (menos objetividade).
Facilidade de se implantar
Por esse lado o CRM é mais vantajoso. Como no ERP trabalha-se com mais departamentos implementar um sistema como esse na sua empresa com certeza será mais trabalhoso, mais caro e mais demorado.
Migração de dados
Logicamente transferir apenas os dados dos clientes é mais fácil do que todos os dados da empresa (RH, produção, faturas, pagamentos, …) para um sistema enorme como é um ERP. O CRM pode ser vantajoso em mais esse ponto.
Investimento
Esse ponto é muito relevante entre CRM ou ERP.
Mas, além de mais tempo de trabalho e do planejamento mais complexo, para o uso do ERP corretamente são necessárias a compra de mais usuários do que somente a equipe de marketing e venda, o que provavelmente ocasionaria em um sistema mais caro.
Por isso podemos concluir que implementar um ERP na grande maioria das vezes é mais caro do que um sistema CRM.
Mas acalme-se!! pode parecer que o CRM são só rosas e alegria mas não é bem assim que a banda toca.
Vamos para algumas vantagens do ERP:
1. Redução dos custos de TI a longo prazo
2. Controle operacional muito maior
3. Acesso a TODAS as informações da empresa em tempo real
4. Maior coordenação em um todo
5. Fim da duplicidade de registros operacionais
As vantagens de se usar um CRM são várias. Listamos alguns CRMs que você pode estar utilizando em um blog post.

CRM ou ERP: qual das ferramentas escolher?
Como falamos anteriormente, o ERP demanda mais tempo e dinheiro, mas vai trazer várias vantagens com o tempo. Por essas condições, é normal que empresas de médio/grande porte optem por essa ferramenta.
Além de tudo, como a administração desse tipo de empresa normalmente é mais complexa, os setores se beneficam mais com um ERP.
No caso de um PME o investimento alto e a própria estrutura não são favoráveis para o software, geralmente somente um CRM vai atender muito bem as necessidades.
Mas mesmo dentro de grandes empresas é necessário se atentar as necessidades ao se escolher um CRM ou ERP
Se no atual momento a sua empresa busca por: crescimento no número de vendas, conquistar um público a mais ou aumentar receita, é interessante começar pelo CRM e depois ir para um ERP
Se você deseja diminuir os seus custos operacionais dentro da empresa, quanto mais qualidade de produtos e serviços, um ERP é a escolha ideal.
Escritórios de atendimento pessoal, corretora de seguros, distribuidoras, transportadoras, empresas que irão prestar serviços corporativos devem priorizar o CRM antes de qualquer coisa.
Empresas que prestam serviços mais complexos como, fabricação de peças de máquinas, transporte aéreo, redes de hotéis podem pensar em implementar o ERP até mesmo antes do CRM.
Na realidade, como você já deve ter percebido, o ideal é ter os dois na sua operação. Mas se for necessária a escolha coloque esses pontos que falamos no artigo na mesa e pense bem.