provavelmente.com.br

Case de sucesso: a execepcional estratégia de branding da Red Bull + 4 características para você se inspirar

Publicado em 22 de fevereiro de 2021 e atualizado em 08 de abril de 2021



Segundo as estatísticas da Statista, com dados de maio de 2020, a Red Bull é responsável por quase um quarto das vendas de energéticos nos Estados Unidos, o que resultou em aproximadamente 2,89 bilhões de dólares para a marca. Em segundo lugar se encontra a Monster, com uma parcela de 15% desse mercado.

Conheça sua estratégia de branding que permitiu que a levasse a esse patamar.


Mencionar o nome Red Bull provavelmente te evocará algumas lembranças ou sensações, mesmo que você não consuma o produto em si. O famoso slogan “Red Bull te da aaasas”, a cor vermelha, o touro, esportes ou até mesmo sentimentos como excitação e adrenalina. Isso não é por acaso.

O energético por si só não possui grandes diferenças de seus concorrentes. Mas então por que a marca se tornou tão grande? Vamos explicar como isso aconteceu através de sua estratégia de branding e suas características.

História de sucesso

Em meados de 1980, inspirado por bebidas funcionais do extremo oriente, o austríaco Dietrich Mateschitz fundou a Red Bull, criando um mercado totalmente inovador. No ano de 1987, dá luz a categoria de bebidas energéticas, lançando o primeiro Red Bull, na Áustria.



Branding

A marca chegou a valer, em 2020, mais de 12 bilhões de dólares. Esse fato se deve por conta de sua ousada estratégia de branding, marketing e posicionamento de mercado, que envolvem muito além de divulgar seu produto por si só. Englobam criar experiências e sensações, representam um estilo de vida.

A Red Bull conseguiu construir sua marca em cima de moldes completamente diferentes das empresas no geral, aqui podemos destacar alguns aspectos deles:


1. Associação a eventos, pessoas e times

A Red Bull associa sua marca à uma gama gigante de eventos, pessoas e times. Mantém-se sempre atualizada nas novas tendências e esportistas que surgem ao longo do tempo, criando também um papel importante em suas carreiras a partir de seu envolvimento.
 
Como um grande exemplo, podemos citar o skatista brasileiro Pedro Barros, patrocinado pela marca. No próprio site da empresa constam as biografias, prêmios e curiosidades de seus esportistas patrocinados.


estratégia de branding da red bull
Skatista brasileiro Pedro Barros, patrocinado pela Red Bull
 fonte: https://www.redbull.com/br-pt/athlete/pedro-barros


2. Proprietária de seus próprios eventos e times

Ao invés de ser apenas um dentre vários patrocinadores de um time ou evento, a Red Bull também tem como estratégia de branding criar os seus próprios. Exemplo disso é o evento Red Bull BC One, com sua última edição em 2020, na Áustria. Consiste em uma competição mundial de breaking, um estilo de dança.


estratégia de branding da red bull
Criação de eventos e times como uma grande característica de sua estratégia de branding (https://www.redbull.com/br-pt/events/red-bull-bc-one-world-final-2020)

Por ser proprietária de tantos times, eventos e imagens públicas, a Red Bull conseguiu criar seu próprio sistema de geração de lucro. Uma das vantagens dessa estratégia de branding é que a empresa possui total controle de seus custos e ações, e dessa forma, evita associar seu nome à outra instituição pela qual não possui controle.



3. Público-alvo

O público-alvo da Red Bull pode ser definido como jovens urbanos que vivem quebrando seus limites. De maneira geral, ela foca em pessoas inseridas nos esportes radicais e atividades desafiadoras.

Através de todas as suas campanhas de envolvimento com essa categoria, dentro de sua estratégia de branding, a empresa mostra que entende muito bem sobre seu público e sabe conectar-se a ele.

A marca mantém sua consistência de maneira exemplar. Seu próprio slogan “Red Bull te da asas” demonstra que pode levar as percepções cognitivas e capacidades físicas além, o que é exatamente o que seus clientes procuram.



4. Personificação

Ao longo de mais de 3 décadas, a Red Bull conseguiu transformar-se em uma personalidade, ou seja, tornou-se possível associar emoções, características físicas e cognitivas à sua “pessoa”.

Enérgica, audaciosa, desafiadora, forte, ativa, inspiradora, são adjetivos que podem facilmente vir à mente quando se trata dela.


Personificação como estratégia de branding da Red Bull
Personificação como estratégia de branding da Red Bull


Para exemplificar de outra forma a grandeza que a instituição conquistou, pode-se notar que suas mídias sociais, como o Facebook, com mais de 48 milhões de fãs, e o Instagram, com mais de 14 milhões de seguidores, quase não possuem menção ao seu produto.



Helen Luizon

Estudante de Design na UFSC e designer da Provavelmente


Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Artigos relacionados:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x