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Case de sucesso: Magazine Luiza e as 5 principais estratégias de marketing digital que utiliza

Publicado em 01 de março de 2021 e atualizado em 07 de abril de 2021



As lojas Magazine Luiza são exemplo em estratégias de marketing digital, e mesmo em meio à pandemia, cresceu suas vendas 214,2% comparado ao ano de 2019.

É exemplo em suas entregas, prometendo “a entrega mais rápida do Brasil” e excelente atendimento. Entenda qual é sua história de sucesso e quais são suas principais estratégias de marketing digital para alcançar esse patamar!

História de sucesso

A Magazine Luiza começou em 1957 como uma rede de lojas no interior de São Paulo, na cidade de Franca. O casal Pelegrino José Donato e Luiza Trajano Donato, tios de Luiza Helena Trajano, foram os fundadores.

Com muito trabalho e empenho, Luiza Trajano transformou o negócio da família em uma das maiores empresas do Brasil, competindo diretamente com as principais lojas desse seguimento, como as Casas Bahia e o Ponto Frio. Luiza tornou-se uma das mulheres empresárias mais poderosas do país.

Em janeiro de 2016, Frederico Trajano, filho de Luiza Trajano, assumiu a presidência e foi o responsável pelo crescimento da companhia a partir de estratégias de marketing digital no mundo virtual. 

Hoje a rede possui mais de 1000 lojas espalhadas pelo Brasil e é considerada uma plataforma digital com lojas físicas. Ganhou diversos prêmios como o Diamante no Prêmio Excelência em Qualidade Comércio Eletrônico – B2C, por 12 vezes, e o prêmio Caboré, o maior prêmio da propaganda brasileira.

Mesmo com o impacto sofrido pelas lojas físicas em meio a pandemia, a Magazine Luiza aumentou ainda mais seu crescimento, representando R$1,8 bilhão de vendas no segundo trimestre de 2020, com um aumento de 214,2% se comparado ao ano de 2019.

Com mais de 26 anos de liderança, a história de Luiza Trajano na Magazine Luiza é uma inspiração para os empreendedores que estão em busca do sucesso.


“Primeiro faça o necessário, depois faça o possível e, de repente, você vai perceber que pode fazer o impossível.” – Luiza Trajano



5 principais estratégias de marketing digital da Magazine Luiza


1. Luiza Labs

Para que seja possível toda essa liderança tecnológica da Magazine Luiza, a empresa criou, em 2012, o Luiza Labs, Laboratório de Tecnologia e Inovação que tem por objetivo oferecer uma experiência única ao cliente.

Diariamente, os colaboradores envolvidos no setor fazem testes e experimentações, criando novas estratégias de marketing digital, para tentar alcançar cada vez mais a satisfação do cliente, tornando sua relação com a marca mais agradável e duradoura.


Luiza Labs como uma das estratégias de marketing digital
Luiza Labs como uma das estratégias de marketing digital


2. Magazine Você

Outro projeto da empresa em estratégias de marketing digital que teve grande sucesso foi o Magazine Você, uma plataforma que permite que o consumidor crie sua própria vitrine de produtos para divulgar e vender.

Podemos ver como exemplo a história do Evandson com a ferramenta:




3. App Magalu

O próprio aplicativo da marca também é um grande exemplo de forte interação com o cliente, oferecendo uma interface amigável e responsiva, que hoje comanda a navegação do site “Magalu”. O app configura uma de suas grandes estratégias de marketing digital.



4. Digitalização nas lojas físicas

Além das exemplares estratégias de marketing digital, a rede também implantou inovações nos pontos físicos.
 
Para aprimorar o atendimento presencial aos clientes, surgiu a ideia de um aplicativo para os lojistas: o Mobile Vendas. Ali os vendedores possuem acesso a todo o estoque, facilitando a busca pelos produtos.


Digitalização nas lojas físicas como uma das estratégias de marketing digital
Digitalização nas lojas físicas como uma das estratégias de marketing digital


5. Marketplace

No ano de 2016, a Magazine Luiza deu oportunidade para seus parceiros e se tornou um dos Marketplaces brasileiros mais utilizados. Dessa maneira, houve uma expansão ainda maior do negócio, aumentando significativamente seu catálogo de produtos.

Hoje, a marca tem como objetivo ajudar os varejistas com sua implantação no universo do comércio online, tornando-se cada vez mais uma empresa referência quando se trata de alavancar o crescimento de seus parceiros.



Curiosidade: Lu do Magalu

Inspirada em Luiza Trajano, a Magazine Luiza criou, em 2003, a personagem “Lu”. Ela auxilia os usuários no site, interage e sana diversas dúvidas que possam surgir ao longo da experiência do cliente.

Com sua crescente popularidade, ela passou a ter até um canal no Youtube chamado “Canal da Lu”, que aborda diferentes conteúdos, como avaliações de produtos, curiosidades sobre tecnologias, tendências e etc. O canal possui mais de 2,4 milhões de inscritos.

A personagem Lu, juntamente com o termo carinhoso “Magalu”, criam uma conexão mais afetiva com os clientes, facilitando na sua fidelização.

O posicionamento da companhia é para com a ‘inclusão digital’, abordando diferentes maneiras de interagir com seus consumidores. Por esse motivo, utilizaram uma estratégia totalmente peculiar, mas que fez muito sucesso: 
A participação da Lu no Tinder, app de relacionamento online!

Em comemoração ao dia dos namorados, a personagem ganhou um perfil no aplicativo e conseguiu mais de 150 mil “matches”. Ao invés de encontros, a ação oferecia descontos especiais em produtos.

Dessa forma, a marca consegue ser lembrada por seus clientes em momentos inesperados e especiais, criando um laço duradouro.


Personagem "Lu" como uma das estratégias de marketing digital
Personagem “Lu” como uma das estratégias de marketing digital


Bônus: Entrevista com Luiza Trajano

A entrevista aborda um pouco sobre a história da Magazine Luiza e diferentes conselhos de Luiza Trajano para quem quer empreender.


Entrevista com Luiza Trajano, proprietária da Magazine Luiza

Helen Luizon

Estudante de Design na UFSC e designer da Provavelmente


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