Case de sucesso: Magazine Luiza e as 5 principais estratégias de marketing digital que utiliza
Publicado em 01 de março de 2021 e atualizado em 07 de abril de 2021
As lojas Magazine Luiza são exemplo em estratégias de marketing digital, e mesmo em meio à pandemia, cresceu suas vendas 214,2% comparado ao ano de 2019.
É exemplo em suas entregas, prometendo “a entrega mais rápida do Brasil” e excelente atendimento. Entenda qual é sua história de sucesso e quais são suas principais estratégias de marketing digital para alcançar esse patamar!
História de sucesso
A Magazine Luiza começou em 1957 como uma rede de lojas no interior de São Paulo, na cidade de Franca. O casal Pelegrino José Donato e Luiza Trajano Donato, tios de Luiza Helena Trajano, foram os fundadores.
Com muito trabalho e empenho, Luiza Trajano transformou o negócio da família em uma das maiores empresas do Brasil, competindo diretamente com as principais lojas desse seguimento, como as Casas Bahia e o Ponto Frio. Luiza tornou-se uma das mulheres empresárias mais poderosas do país.
Em janeiro de 2016, Frederico Trajano, filho de Luiza Trajano, assumiu a presidência e foi o responsável pelo crescimento da companhia a partir de estratégias de marketing digital no mundo virtual.
Hoje a rede possui mais de 1000 lojas espalhadas pelo Brasil e é considerada uma plataforma digital com lojas físicas. Ganhou diversos prêmios como o Diamante no Prêmio Excelência em Qualidade Comércio Eletrônico – B2C, por 12 vezes, e o prêmio Caboré, o maior prêmio da propaganda brasileira.
Mesmo com o impacto sofrido pelas lojas físicas em meio a pandemia, a Magazine Luiza aumentou ainda mais seu crescimento, representando R$1,8 bilhão de vendas no segundo trimestre de 2020, com um aumento de 214,2% se comparado ao ano de 2019.
Com mais de 26 anos de liderança, a história de Luiza Trajano na Magazine Luiza é uma inspiração para os empreendedores que estão em busca do sucesso.
“Primeiro faça o necessário, depois faça o possível e, de repente, você vai perceber que pode fazer o impossível.” – Luiza Trajano
5 principais estratégias de marketing digital da Magazine Luiza
1. Luiza Labs
Para que seja possível toda essa liderança tecnológica da Magazine Luiza, a empresa criou, em 2012, o Luiza Labs, Laboratório de Tecnologia e Inovação que tem por objetivo oferecer uma experiência única ao cliente.
Diariamente, os colaboradores envolvidos no setor fazem testes e experimentações, criando novas estratégias de marketing digital, para tentar alcançar cada vez mais a satisfação do cliente, tornando sua relação com a marca mais agradável e duradoura.
2. Magazine Você
Outro projeto da empresa em estratégias de marketing digital que teve grande sucesso foi o Magazine Você, uma plataforma que permite que o consumidor crie sua própria vitrine de produtos para divulgar e vender.
Podemos ver como exemplo a história do Evandson com a ferramenta:
3. App Magalu
O próprio aplicativo da marca também é um grande exemplo de forte interação com o cliente, oferecendo uma interface amigável e responsiva, que hoje comanda a navegação do site “Magalu”. O app configura uma de suas grandes estratégias de marketing digital.
4. Digitalização nas lojas físicas
Além das exemplares estratégias de marketing digital, a rede também implantou inovações nos pontos físicos.
Para aprimorar o atendimento presencial aos clientes, surgiu a ideia de um aplicativo para os lojistas: o Mobile Vendas. Ali os vendedores possuem acesso a todo o estoque, facilitando a busca pelos produtos.
5. Marketplace
No ano de 2016, a Magazine Luiza deu oportunidade para seus parceiros e se tornou um dos Marketplaces brasileiros mais utilizados. Dessa maneira, houve uma expansão ainda maior do negócio, aumentando significativamente seu catálogo de produtos.
Hoje, a marca tem como objetivo ajudar os varejistas com sua implantação no universo do comércio online, tornando-se cada vez mais uma empresa referência quando se trata de alavancar o crescimento de seus parceiros.
Curiosidade: Lu do Magalu
Inspirada em Luiza Trajano, a Magazine Luiza criou, em 2003, a personagem “Lu”. Ela auxilia os usuários no site, interage e sana diversas dúvidas que possam surgir ao longo da experiência do cliente.
Com sua crescente popularidade, ela passou a ter até um canal no Youtube chamado “Canal da Lu”, que aborda diferentes conteúdos, como avaliações de produtos, curiosidades sobre tecnologias, tendências e etc. O canal possui mais de 2,4 milhões de inscritos.
A personagem Lu, juntamente com o termo carinhoso “Magalu”, criam uma conexão mais afetiva com os clientes, facilitando na sua fidelização.
O posicionamento da companhia é para com a ‘inclusão digital’, abordando diferentes maneiras de interagir com seus consumidores. Por esse motivo, utilizaram uma estratégia totalmente peculiar, mas que fez muito sucesso:
A participação da Lu no Tinder, app de relacionamento online!
Em comemoração ao dia dos namorados, a personagem ganhou um perfil no aplicativo e conseguiu mais de 150 mil “matches”. Ao invés de encontros, a ação oferecia descontos especiais em produtos.
Dessa forma, a marca consegue ser lembrada por seus clientes em momentos inesperados e especiais, criando um laço duradouro.
Bônus: Entrevista com Luiza Trajano
A entrevista aborda um pouco sobre a história da Magazine Luiza e diferentes conselhos de Luiza Trajano para quem quer empreender.