O que é uma persona, porque ela é importante + 4 passos para criar as suas
Publicado em 15 de março de 2021
Para que seu negócio seja bem-sucedido, é importante conhecer detalhadamente quem vai usufruir de seus serviços e/ou produtos, criar empatia por seu cliente e entender suas necessidades. Por isso, preparamos esse artigo para exemplificar o que é uma persona e outros detalhes.
Nesse post você vai aprender:
· O que é uma persona
· Por que a persona é importante?
· 4 passos para criar as suas personas
· Público-alvo X Persona
O que é uma persona?
A persona pode ser descrita como um personagem semifictício do seu cliente ideal. Seu objetivo principal é entender para quem você está projetando e te ajudar a criar empatia para com essa pessoa. É só a partir do momento que você se coloca no lugar de seu cliente, que você poderá entendê-lo com mais propriedade e adaptar seus serviços e produtos a ele.
Uma boa explicação do que é uma persona é que ela é baseada em comportamentos reais de seus clientes, características demográficas, histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.
Ao sintetizar as principais características de seus consumidores, a marca é capaz de criar estratégias para identificar e atender suas demandas.
Exemplo de persona:

Qual é a sua importância?
Agora que você já sabe o que é uma persona, é importante compreender qual é o seu papel e porque você deveria criar as suas para sua empresa. Entenda quais são suas principais funções:
· Todas as suas estratégias serão criadas para a persona
Não é muito certeiro nem seguro criar conteúdos, layouts, produtos e etc., direcionados para um grande grupo de pessoas, de quem você só sabe informações muito genéricas como localização, gênero e renda. A persona serve para que você direcione seus esforços para quem é seu cliente em potencial, para que você seja mais específico e certeiro.
· Ampliar o conhecimento sobre seu público
A definição do seu público-alvo é a primeira tarefa feita para começar a conhecer quem são as pessoas que a empresa deseja se comunicar. Como segundo passo, você aprofunda o conhecimento sobre ele com a criação do que é uma persona.
A persona te ajuda a identificar como é o seu dia a dia, quais são seus sonhos, hábitos de consumo, hobbies e toda a complexidade que envolve a vida dos consumidores.
· Identificar qual é o valor que seu produto agrega
A partir do momento que você entende profundamente seu potencial cliente, é possível identificar quais são as dores, dúvidas ou necessidades que você está sanando, e logo, o valor que isso representa na vida dele.
· Escolher quais serão seus canais de comunicação com os clientes
Com os estudos sobre suas personas, você entenderá quais são os meios de comunicação que ela utiliza para estar por dentro das novidades, se informar, trocar ideias com amigos e interagir com as empresas. São nesses canais que você precisa estar presente.
· Escolher os temas de seus conteúdos
Os conteúdos para redes sociais, blogs, sites, revistas e etc. buscam sanar dúvidas e agregar conhecimentos na vida de seus clientes. Para tanto, é preciso entender quais são os interesses e necessidades desse público.
4 passos principais para montar as suas personas
Depois de entender o que é uma persona e qual é sua importância, separamos aqui 4 passos principais para você criar as suas:
Obs.: É recomendável que você crie mais de uma persona de acordo com a abrangência de seu negócio, mas que nunca exagere na quantidade. Dependendo de cada caso, algo entre 2 e 5 já são suficientes.
1. Pesquisa
O primeiro passo consiste em coletar informações sobre o seu público. Pode ser por meio de pesquisas de dados já coletados que estão disponíveis, porém o mais recomendado é que você converse com o seu público. Tente entender qual é a sua essência, o que os motiva, quais são seus desafios de vida, o que o satisfaz e o que o insatisfaz.
Para essa pesquisa é interessante separar em grupos as informações que você pretende coletar, como por exemplo:
o Informações demográficas;
o Vida pessoal;
o Hábitos de consumo;
o Relação com a empresa (Como tenho ajudado? Como posso ajudar?).
2. Identificar padrões
A partir das informações coletadas, organize-as em gráficos, infográficos e/ou tabelas e comece a notar quais são as informações que seu público tem em comum. Separe-os em grupos com características em comum.
3. Crie sua persona
Depois de concluir os passos anteriores, já é momento de dar forma à sua persona. Escolha uma foto que a caracterize e crie um texto que englobe as informações coletadas e as conclusões que você conseguiu chegar a partir de seus estudos.
Cuide para não coletar e adicionar informações demais, que podem acabar por ser irrelevantes de acordo com seus objetivos empresariais.
4. Mantenha sua persona atualizada
Tente manter contato com seus clientes para saber se ainda continuam com os mesmos hábitos de consumo e características num geral. Pessoas mudam constantemente.
Público-alvo X Persona
Os dois termos podem ser facilmente confundidos, porém possuem diferenças muito significativas. Entenda quais são essas diferenças a partir dos exemplos práticos:
Público-alvo
Homens e mulheres de 20 a 35 anos, solteiros, graduados em direito, com renda média mensal de R$4.300. Pretendem aumentar sua capacitação profissional e gostam de viajar.
(o público-alvo trata os clientes de maneira mais abrangente)

Persona
Rodrigo Oliveira
27 anos
Solteiro
Gerente Comercial
Pensa em se desenvolver profissionalmente através de um mestrado fora do país. Adora viajar e sempre quis fazer um intercâmbio. Está buscando uma agência que o ajude a encontrar universidades na Europa que aceitem estrangeiros.
(a persona trata os clientes de maneira mais individual e humanizada)

Agora que você já sabe o que é uma persona, sua importância e o passo a passo para criá-la, partiu criar as suas?