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Produção de conteúdo para mídias sociais: 5 dicas para se organizar + planilha grátis

Publicado em 12 de abril de 2021



A presença online das marcas é um fator essencial quando se fala de fortalecer seu posicionamento e reconhecimento em sua área. Uma das maneiras que as empresas encontraram é através da criação de conteúdo para mídias sociais.

Essa forma de promoção vem não só para mostrar o domínio técnico que a marca possui no seu ramo de atuação, mas também para informar e levar conhecimento para suas personas, agregar valor.

Porém, existem inúmeras plataformas para divulgar esse conteúdo, como por exemplo, blogs, Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube, dentre outras. Além disso, é preciso lidar com a abundância de informações que é oferecida a todo momento em todas essas mídias, existindo fortes concorrências.

Por que é importante organizar a produção de conteúdo para mídias sociais?

Sabendo da forte concorrência que você enfrentará no mercado ao divulgar sua produção de conteúdo para mídias sociais, é preciso antes de mais nada se organizar. Dessa maneira, se torna mais fácil estabelecer seu diferencial e manter coerência ao longo de sua jornada.

Afinal de contas, o que fará seu potencial cliente escolher consumir o seu conteúdo dentre outras centenas de opções que ele encontra no mundo online?

Uma das formas de manter a personalidade de seu negócio durante a produção de conteúdo para mídias sociais é ter um manual da marca e aplicar seus conceitos em todo seu material.

Fora esses fatores citados, a organização na hora de criar seu conteúdo é essencial para saber por onde começar. Muitos aspectos precisam ser definidos, como temas, plataformas que serão utilizadas, datas e horários de postagem e etc., e, no meio de tantos detalhes, muitas empresas acabam desistindo dessa estratégia antes de colocá-la em prática.

Pensando nisso, reunimos 5 dicas para te ajudar a organizar sua produção de conteúdo para mídias sociais.



5 dicas para organizar a produção de conteúdo para mídias sociais

1. Defina temas para seus conteúdos

Criar publicações diárias, editar imagens, escrever legendas, buscar diferentes conteúdos, interagir com o público online, não é tarefa fácil. Além disso, é muito comum que uma hora sua criatividade pareça sumir e que surja certo bloqueio no momento de suas criações. Por isso, uma boa estratégia para organizar o conteúdo para mídias sociais é separá-lo por temas.

Para definir seus temas, é de extrema importância saber por quais assuntos suas personas se interessam. Dessa maneira, você estará agregando conhecimentos que o seu público está precisando ou deseja saber mais sobre.

Para descobrir quais são os interesses dos seus potenciais clientes, é interessante realizar pesquisas diretamente com eles e/ou observar o engajamento em postagens de perfis semelhantes ao seu, podendo também aproveitar para tirar inspirações.

Escolha uma gama não muito restrita de temas para que suas produções não se tornem repetitivas e possam alcançar diferentes interesses de suas personas. Tente tornar seus conteúdos únicos, ofereça diferentes abordagens, focando em engajar e chamar a atenção de seu público.



2. Estipule dias e horários de postagem

Outra atitude importante é verificar quais são os dias e horários em que seu público fica mais ativo nas plataformas que você escolheu para sua divulgação. Assim, fica mais fácil engajar com quem você precisa e também deixar suas publicações programadas, o que ajuda o perfil a manter seu ritmo de atividade e elevar seu potencial de atração.

Por exemplo, no caso do Instagram, essa informação fica facilmente acessível no seu perfil comercial, dentro da aba “Insights”. Veja um exemplo de como aparecem esses dados:


Defina horários e dias de postagem para organizar sua produção de conteúdo para mídias sociais
Horários mais ativos em dias específicos (imagem da esquerda) e dias mais ativos da semana (imagem da direita)


3. Observe a concorrência

Independentemente da estratégia de marketing que esteja sendo utilizada, a observação de como sua concorrência age em diversas situações sempre vai ser a melhor forma de obter ideias e inspirações.

Com isso, será possível entender quais tipos de conteúdo para mídias sociais funcionam melhor em relação a outros e geram resultados mais satisfatórios. A intenção é tirar aprendizados com os erros dos outros para que você não caia nas mesmas ciladas e ainda poder absorver quais são as melhores estratégias para utilizar.

Porém, lembre-se sempre de utilizar a concorrência apenas para aprendizados e geração de ideias. Seus conteúdos devem ser únicos e demonstrar a personalidade de sua empresa.


Observe sua concorrência ao produzir conteúdo para mídidas sociais
Observe e aprenda com sua concorrência


4. Faça um calendário de publicações

Fazer um calendário para organizar sua criação de conteúdo para mídias sociais permite que você planeje com certa antecedência suas postagens. Além de ajudar a garantir que tudo ocorra como o planejado, essa estratégia também previne problemas quando houverem imprevistos.

Produzir um conteúdo algum tempo antes de publicá-lo é importante para que você possa revisá-lo e entregá-lo ao público com o mínimo de falhas possíveis. Elaborar materiais com pressa aumenta as chances de ocorrem equívocos.

Claro, não podemos deixar de mencionar que nem sempre será possível preencher seu calendário com muita antecedência, ainda mais se suas publicações forem diárias, ou seja, em grande quantidade. Mas é importante pelo menos ter uma base, uma ideia principal e um modelo a seguir dentro do seu planejamento que te ajudará na hora de suas criações.

Outra dica interessante é, depois de escolher quais são os temas do seu conteúdo para mídias sociais, definir em qual dia da semana cada tema será abordado. Dessa maneira fica mais difícil de se perder na hora de criar o material.



5. Mensure os resultados

Após ter feito todo o seu planejamento e publicado seu conteúdo para mídias sociais, verifique se suas estratégias estão gerando os resultados que você esperava.

Entenda quem são as pessoas que estão acessando seu conteúdo, quais são as publicações que geram mais engajamento, quais são as que não estão fazendo sucesso e quais outras estratégias podem ser adotadas para continuar seu crescimento.

Seja curioso, faça diferentes testes, pergunte diretamente ao seu público o que ele está gostando no seu material e o que você pode fazer para melhorar.


mensure os resultados de suas produções para mídias sociais
Mensure os resultados de suas publicações


Curiosidade: usuários ativos do Instagram

Para demonstrar a importância da presença digital por parte das empresas, no mês de outubro de 2020, foram computados mais de 1 bilhão de usuários ativos no Instagram, que foi elegida a 5ª rede social mais utilizada no mundo, perdendo apenas para o Facebook com 2,6 bilhões de usuários ativos, o Youtube com 2 bilhões, o WhatsApp com 2 bilhões e o WeChat com 1,2 bilhão.

Segundo dados da ONU, a população mundial atingiu em torno de 7,6 bilhões de habitantes.

Veja a reportagem em:
https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2020/10/06/instagram-faz-10-anos-como-uma-das-maiores-redes-sociais-do-mundo-e-de-olho-no-tiktok-para-nao-envelhecer.ghtml



Planilha grátis!

A Provavelmente utiliza duas planilhas principais como guias para nossa produção de conteúdo para mídias sociais.

A primeira consiste em uma planilha semanal onde separamos um tema para cada dia da semana, ali também é possível preencher quais são os horários das publicações e em qual plataforma serão postadas.

A segunda planilha é a mensal, que prevê feriados e outras ocasiões importantes que devem ser levadas em consideração na hora das criações.

A intenção é manter um planejamento simples e objetivo.

Utilize-as da melhor maneira 🙂

Ah, depois conte para a gente o que achou aqui nos comentários!


Helen Luizon

Designer da Provavelmente


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