O que é o cPanel, como usá-lo corretamente para gerenciar sua hospedagem + 9 seções da ferramenta para você conhecer
Publicado em 16 de abril de 2021
O cPanel é um software que permite a gestão de hospedagem de sites. Por meio dele é possível controlar o desempenho das páginas, fazer instalações de aplicações, realizar configurações gerais.
A hospedagem de sites é extremamente necessária para quem os produz. E para realizar alterações, adicionar programas, entre outras tarefas requer uma ferramenta que auxilie nessas atividades e o software de gestão cPanel é a principal delas, tanto para manutenção quanto para edição.
Ele se destaca pelo ambiente completo e agradável de operar. você pode gerenciar sites de diversas hospedagens por ele, com diversos tipos de modificações pela ampla possibilidade de modificações.
O que é o cPanel?
Sem dúvida alguma se você procura praticidade, acessibilidade e um design amigável aos olhos de todos para realizar tarefas de rotina dentro da sua hospedagem de site, ele é a melhor alternativa.
É um painel de controle que mostra métricas importantes sobre o site e permite que o usuário gerencie uma gama enorme de recursos como: Banco de dados, aplicações web, domínios do site, software, segurança, e-mail, etc…
Ele é uma hospedagem em Linux, o que faz com que seja muito popular entre a maioria dos desenvolvedores e usuários em geral.

O que é uma hospedagem cPanel?
A hospedagem cPanel é baseada em Linux e inclui a instalação do próprio. O painel de controle tem uma vaga diversidade entre prós e contras, na grande maioria das vezes funcionando quase perfeitamente. Sem dúvidas é uma ótima escolha para gerir o painel de controle do seu site.
Prós
-> Fácil aprendizado
-> Fácil uso
-> Inclui instaladores automáticos de software
-> Muito experimentado e testado
-> Grande comunidade para suporte
-> Muitos tutoriais e guias
Contras
-> Número de recursos pode ser um pouco intimidante
-> Pode custar, entretanto em quase todos os casos a hospedagem disponibiliza gratuitamente
-> Em algumas hospedagens funciona somente com versões mais antigas
Alternativas ao cPanel
Existem algumas alternativas a essa ferramenta, porque as empresas de hospedagem são diferentes e nem todas optam por ele. É recomendável que o usuário verifique com a sua hospedagem de site antes de contratar o serviço.
Você pode usar o Webmin por exemplo. Ela realiza basicamente as mesmas atividades, com um design não tão agradável aos olhos, porém gratuito! O servidor pode ser Ubuntu, Debian ou CentOS, a instalação é rápida e segura. Se você quiser se aprofundar mais pode acessar o código fonte do Webmin disponível no Github.
Outra ferramenta muito similar é o próprio painel do CentOS. Para instalar é necessária a atualização do CentOS, uma pilha de Lamp em funcionamento e pelo menos 1GB de memória RAM é importante ressaltar que o CentOS Web Panel é oficialmente suportado no CentOS. Infelizmente o código não é totalmente aberto para mais informações mas permanece com livre acesso até o momento.
Como usar o cPanel?
Seu funcionamento é bem dinâmico e fácil de se aprender, mas mesmo assim, vamos fazer um apanhado geral das seções tradicionais dentro do cPanel para dar um norte.
1. Arquivos
A opção “arquivos” permite que voce faça uploads de arquivos sem a necessidade de um cliente FTP. Algumas das principais ferramentas para se trabalhar ali são: imagens, backups, disco web, conexões FTP, arquivos, contas de FTP, privacidade de diretório.

2. Preferências
Em preferências é possível alterar o idioma do seu painel às suas necessidades além de gerenciar os usuários os recursos dessa seção são: Alterar idioma, informações de contato e gerenciar usuários.

3. Banco de dados
Nessa seção se o seu site utiliza CMS, então vai usar um banco de dados para armazenar as postagens e outras configurações. Os recursos lá incluem: PHPmyAdmin, Banco de dados MySQL, Assistente banco de dados e Banco de dados remoto.

4. Aplicações Web
Aqui é onde permite que o usuário instale aplicativos de terceiros no. Módulos comuns incluem: WordPress, phpBB, Drupal e Joomla.

5. Domínios
Como o nome diz, essa aba serve para gerenciar, redirecionar, direcionar as suas URLs. Os recursos lá inclusos são: Domínios, domínios adicionais, subdomínios, domínio alternativo, redirecionamento e editor de zona DNS.

6. Métricas
É importante ficar por dentro das métricas do seu site e nessa aba você consegue. aqui o usuário consegue um panorama geral de como vai o seu site para que você possa melhorar o seu desempenho. os recursos são: visitantes, relatório de erros, largura de banda, relatório de acessos bruto, awstats, webalizer, webalizer FTP e editor de métricas.

7. Segurança
Como gostamos de ressaltar segurança deve ser um dos principais termos em qualquer Website principalmente por aqueles que guardam informações pessoais dos seus usuários. essa sessão ajuda a manter a sua hospedagem segura configurando o seu certificado SSL e outras opções. os recursos nela são: acesso SSH, Bloqueador de IP, certificado SSL/TLS, gerenciar tokens de API, proteção Hotlink, status do certificado SSL/TLS.

8. Avançado
Em avançado, como o próprio nome diz, são configurações mais avançadas para usuarios com mais experiencia e dominio do cPanel. Recursos: Tarefas Cron, acompanhar DNS, gerenciar indices, pagina de erro, configurações do apache, tipos de MIME.

9. E-mail
Nessa parte você administra tudo sobre os seus emails no cPanel. os recursos são: contas de e-mail, redirecionamento de e-mail, distribuição de e-mail, respostas automaticas, listas de envio, filtros de e-mail globais filtros de e-mail, criptografia, proteção contra spam, entre outras opções.

Agora que você tem uma boa base sobre o cPanel, conte pra gente: O que você acha da ferramenta? Já utilizou antes? Tem alguma outra dica?
Deixa aqui nos comentários!