O processo criativo por trás da criação de um site: 4 etapas que você precisa conhecer
Publicado em 30 de março de 2021
Talvez você olhe para um site e pareça que o processo é composto por apenas uma etapa. Todos os botões, informações, textos, cores, abas estão ali bem resolvidos e foi só juntar tudo no caldeirão e puf! Site pronto.
Porém, o produto que é entregue é apenas a “ponta do iceberg”. Por trás da criação de um site existem diversos processos essenciais para que ele seja visivelmente agradável, ergonômico, responsivo e funcional.
Antes de mais nada:
Por que eu quero a criação de um site?
Antes de buscar os meios para ter seu site é importante entender os motivos pelo qual você deseja ter um. Qual é o seu objetivo? Pode ser investir no seu marketing pessoal com um portfólio, vender produtos ou serviços, criar um blog com conteúdos sobre alguma área específica e etc. Essa etapa é muito importante para que a criação de um site seja coerente.
Estamos em um período histórico onde a transformação digital revoluciona os negócios ao redor do o mundo. Para ter uma ideia da importância de ter um site, após o início da pandemia de Covid-19, a cada um minuto surge um e-commerce novo!
Porém, muitos gestores ainda ficam em dúvida na hora de investir seus recursos e tempo para criar seu website. Pensando nisso desenvolvemos um artigo sobre motivos para começar a desenvolver seu site.
4 etapas principais do processo criativo por trás da criação de um site
1. Conhecer seu usuário
A primeira etapa para começar a criação de um site é entender para quem você está projetando. Dentro do marketing, fazemos personas para conhecer melhor quem é seu cliente em potencial.
Mas o principal de tudo é criar empatia por seu usuário, entender qual é a necessidade que você estará suprindo e como você pode ajudá-lo a chegar nesse objetivo de forma fácil e intuitiva.
2. Jornada do usuário
Essa fase da criação está diretamente ligada com quem é a sua persona. Aqui você vai criar um “mapa” com todas as etapas que o seu cliente vai percorrer até que ele chegue no seu objetivo final.
Essa parte do processo é importante para que você comece a definir os componentes do seu site e qual é o melhor caminho para que seu cliente encontre o que ele está procurando.
Primeiramente, defina qual é o motivo pelo qual seu cliente acessou seu site, por exemplo, adquirir conhecimento sobre o que é WordPress através de um artigo no seu blog. Depois, defina seu contexto de uso: em casa, depois do trabalho, sozinho. Agora entenda quais são as formas que ele pode ter usado para acessar seu site, ou seja, um amigo enviou um link, ele pesquisou no Google sobre o tema ou viu um anúncio seu em alguma rede social.
Após essas etapas iniciais, comece a tracejar quais são os passos que ele vai tomar dentro de sua interface. Se ele vai explorar outras abas, se vai direto na informação que deseja e etc.
Para exemplificar melhor, observe esse mapa:
3. Prototipação
Depois de finalizar as duas etapas iniciais do processo de criação de um site, é necessário fazer protótipos de como você deseja que seu site fique. Essa etapa é muito importante para que no momento de efetivamente fazer o site, o processo seja mais objetivo e eficaz, pois você já terá testado sua interface anteriormente.
A. Protótipo de baixa fidelidade
Primeiramente se faz um protótipo de baixa fidelidade, que é o que chamamos de Wireframe. Nessa etapa você anota todos os elementos que farão parte do seu site (quantas páginas serão, elementos do menu principal, rodapé e etc.) e depois coloca-os em blocos simples. Veja no exemplo abaixo:
Aqui você começa a organizar os elementos sem detalhamentos, para entender o formato geral que seu projeto terá. Recomenda-se que o modelo seja em tons de cinza para que você possa focar nos elementos básicos que compõe a estrutura.
B. Protótipo de alta fidelidade
Já o protótipo de alta fidelidade dentro da criação de um site consiste em adicionar todos os detalhes que o seu site oficial irá conter. Um dos programas que utilizamos dentro da Provavelmente é o Figma. Seu protótipo pode ser navegável ou não, o importante é ele chegar o mais próximo possível de como será a interface real do site.
Exemplo de protótipo de alta fidelidade para um dos clientes da Provavelmente:
Dicas:
Para a criação de um site de qualidade é importante pontuar características como tipografia, cores, tamanhos, formas e elementos que fazem parte de uma identidade visual no geral.
Mantenha uma coerência, um padrão ao longo de toda a criação de um site, para que assim, ele se torne mais facilmente memorável para seu usuário e fácil de ser compreendido.
Por exemplo, se você define um botão na página inicial e repete ele em outras áreas do site, mantendo as mesmas cores, tamanho de letra e forma. Seu cliente identificará facilmente qual função específica ele tem, através dos padrões criados. Dessa maneira a navegação se torna mais dinâmica e intuitiva.
O mesmo pode ser aplicado para os outros elementos como títulos de textos, bordas ou formatos de imagens, estilos de ilustração e etc. Faça um planejamento com os elementos que irão compor seus padrões.
4. Interface final
Depois de planejar todos os conteúdos, estruturas e padrões, chega-se ao processo final da criação de um site: sua interface final. Aqui você aplica tudo o que construiu até agora e tem as ferramentas para dar uma ótima experiência ao seu cliente!
Uma das plataformas mais utilizadas atualmente para a criação de um site sem precisar ter conhecimento sobre programação é o WordPress. Em nosso blog temos alguns conteúdos que podem te ajudar nessa jornada:
· O que é WordPress e tudo o que você precisa saber em 2021 + dicas exclusivas
· Como fazer um site otimizado em WordPress em 8 passos
· Melhor hospedagem de site: 8 tópicos para analisar na hora de escolher a sua!
Ao almejar começar qualquer projeto, lembre-se que planejamento é a palavra-chave para seu sucesso. Tenha paciência e faça todas as etapas da melhor forma possível.