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Como apresentar para investidores seu plano de negócios + 5 principais dicas para fazer um discurso arrasador

Publicado em 16 de agosto de 2021



Apresentar para investidores seu projeto pode ser uma das coisas mais assustadoras para um empreendedor. Pode ser comparado a fazer uma apresentação na sala do ensino médio multiplicado por mil.

Em algum momento, sua empresa poderá precisar de conselhos e/ou investimentos. Os investidores podem ser grandes aliados nesse momento.

Confira neste artigo 5 principais dicas para fazer um discurso arrasador e apresentar para investidores!

Dicas para apresentar para investidores: Estude sua plateia
Apresentar para investidores: uma das coisas mais assustadoras para um empreendedor

Reforçando conceitos: O que o Plano de Negócios?

Para relembrar o que é o Plano de Negócios foque em um conceito principal:
planejamento.

O Plano de Negócios é um documento extenso que compila todos os aspectos de sua empresa – estratégias, operações, mercado e financeiro – visando estabelecer um amplo planejamento que mostrará quais são os passos necessários para ter seu negócio bem posicionado no mercado.

Outro aspecto essencial, que engloba o que é o Plano de Negócios, é a análise da viabilidade de seu empreendimento, pois é melhor chegar à conclusão de que sua empresa não dará certo no papel do que após ter realizado seus investimentos.

Esse documento é escrito a partir de pesquisas e análises de mercado, contendo dados reais para te auxiliar no processo de criação da sua empresa.

Ao elaborá-lo, você terá uma visão prévia de como sua empresa funcionará dentro da lógica do mercado. Tenha em mente que o Plano de Negócios não anula os riscos que o empreendimento enfrentará, mas ele prevenirá que erros sejam cometidos por falta de planejamento.

Qual parte do Plano de Negócios devo apresentar para investidores?

O Plano de Negócios é um documento muito extenso. Seus possíveis investidores claramente não terão todo o tempo do mundo para analisá-lo junto com você. Por isso existe o Sumário Executivo.

O Sumário Executivo é primeiro item que irá compor seu Plano de Negócios. Entretanto, ele deve ser a última parte a ser elaborada.

Esse item consiste em um resumo de seu PN, que facilitará a consulta das informações primordiais sobre seu empreendimento. Ele não se trata de uma introdução ou justificativa.

Confira abaixo os dados que devem estar presentes nele:

–> Resumo dos principais pontos do Plano de Negócio (o que é o negócio, quais produtos/serviços serão oferecidos, quem são os clientes, localização da empresa, valor do investimento, faturamento mensal, quanto de lucro espera obter e em quanto tempo o capital investido retornará);

–> Dados dos empreendedores/sócios;

–> Dados da empresa (nome e CNPJ/CPF);

–> Missão da empresa;

–> Setor de atividade;

–> Forma jurídica;

–> Enquadramento tributário;

–> Capital social;

–> Fonte de recursos;

Não se preocupe em escrever um sumário extenso. Ele deve ser objetivo e expor as ideias de maneira clara. Através dele você terá uma apresentação profissional do seu negócio e será possível despertar a atenção e o interesse ao apresentar para investidores.

Mas fique atento! Sua apresentação não pode ser apenas mostrar para seus possíveis investidores seu Sumário Executivo. É preciso adicionar emoção, propósito e estratégias. Confira a seguir 5 principais dicas para fazer um discurso arrasador.

5 principais dicas para fazer um discurso arrasador para apresentar para investidores

1. Impressione no discurso de elevador

O discurso de elevador, ou mais conhecido pelo termo em inglês “elevator pitch”, consiste em um resumo, de mais ou menos 30 segundos a 2 minutos, de quem você é e o que faz. Ele deve conter tudo o que alguém precisa saber sobre você e seu projeto assim que te conhece.

Seu principal objetivo é rapidamente apresentar para investidores sua ideia e ser capaz de deixá-los interessados o suficiente para fazer perguntas.

3 principais informações que seu discurso de elevador precisa ter:

1. O que você faz;


2. Qual problema você resolve;


3. Porque você é diferente;


Confira abaixo um exemplo de discurso de elevador retirado do filme “The Dillema” (2011):

Dicas para apresentar para investidores: O discurso de elevador

2. Estude sua plateia

Uma das estratégias que você precisa utilizar antes do grande dia de apresentar para investidores, é estudar quem são as pessoas para quem você apresentará.

Assim como uma empresa tem suas personas, que guiam sua produção de conteúdos, estratégias de marketing e toda sua oferta de produtos e serviços, um bom discurso também deve ser adaptado ao seu público.

Pode ser que alguns dos investidores sejam pessoas públicas, possibilitando com que você descubra mais sobre eles online. Entrevistas são uma ótima forma de entender um pouco sobre como certa pessoa funciona, procure se seus possíveis investidores têm entrevistas publicadas na internet.

Como pode ser que muitos prefiram manter seu anonimato, dificultando a descoberta de informações sobre eles.

No geral, antes de apresentar para investidores, é interessante que você entenda algumas de suas características e identifique padrões, tente observar os seguintes aspectos:

–> Eles gostam de se envolver nos projetos que investem ou preferem apenas receber relatórios e seus lucros?

–> Possuem algum outro investimento no seu mercado?

–> São investidores novos ou experientes?

–> São investidores individuais ou pertencem a alguma rede de investidores anjo?

–> Em geral, como é a personalidade deles? (Mais calmos ou mais elétricos, mais precavidos ou gostam de correr mais riscos?)

Anote também quaisquer outras informações que achar pertinente. Esses dados te ajudarão a decidir qual a melhor maneira de conduzir suas falas ao apresentar para investidores.

Dicas para apresentar para investidores: Estude sua plateia

3. Esteja embasado em dados reais

Os investidores não dão dinheiro apenas para sua empresa. Eles dão dinheiro a você, porque você passa credibilidade. Deixá-los confiantes em sua decisão é essencial.

No início da apresentação, inclua dados relevantes, como oportunidades de mercado, margem de lucro, público atual e outras informações que embasem seu projeto para que você conquiste o interesse deles.

Mais adiante, mostre dados sobre o seu negócio, mostrando quão bem a empresa poderia performar, hipoteticamente, dentre outros dados que transmitam confiança sobre seu projeto.

Também é importante mostrar aos investidores qual é o raciocínio por trás dos seus números, pois além de usar dados reais, é preciso estar apto para defendê-los.

4. Envolva com uma história

Se você tivesse apenas 5 minutos para apresentar para investidores sua ideia, escolha fazê-lo contando uma história envolvente.

Essa é a forma mais aconselhada quando se trata de evocar sentimentos em sua audiência, o Storytelling.

Para exemplificar essa situação, confira a história de como surgiu uma das principais startps unicórnio brasileiras, a Nubank:

A história da empresa começou com uma péssima experiência que David Vélez, colombiano, CEO e fundador, teve com os serviços financeiros no Brasil.

Ao se mudar para o Brasil, David passou 6 meses tentando abrir uma conta no banco. Ele não conseguia acreditar na experiência horrível que estava tendo como consumidor.


Ali ele viu uma grande oportunidade: criar um banco que fosse simples e facilitasse a vida dos brasileiros e imigrantes.

Assim, começou a divulgar sua ideia e procurar por sócios/parceiros. Junto da brasileira Cristina Junqueira e o americano Edward Wible, Velez fundou em 2013 o Nubank, hoje o maior banco digital independente do mundo.


Claro, diferentemente de David Velez, você ainda não conseguiu conquistar seus investidores e ter uma história de sucesso, mas há aspectos que pode pegar como ensinamentos nessa história.

Observe que há um protagonista (David Vélez) e um antagonista (serviços financeiros no Brasil) na narrativa e, nessa relação, foi identificado um problema: a dificuldade que um imigrante tem de abrir uma conta bancária no Brasil.

Entenda que a história evoca um sentimento de empatia na audiência, trazendo o questionamento: “Por que é tão difícil para um imigrante abrir uma conta bancária no Brasil? Ele deve ter se sentido péssimo como consumidor e como pessoa.”

A partir disso observou-se uma oportunidade e David mostrou quais foram seus investimentos e esforços para começar a colocar seu projeto em prática.

5. Pratique seu discurso

Você precisa conhecer seu Plano de Negócios em todos os aspectos, afinal de contas, espera-se que você tenha dedicado e dedique grande parte do seu tempo a esse projeto. E também é o que garantirá que você faça sua apresentação com fluidez.

Entretanto, a prática é o que te leva à perfeição. Treine muito seu discurso, com amigos, familiares, colegas, em frente ao espelho e de qualquer outra forma que se sentir confortável apresentando.

Ao apresentar para investidores, não é uma boa ideia deixar as coisas acontecerem ao acaso.

Dicas para apresentar para investidores: Pratique seu discurso
Dicas para apresentar para investidores: Pratique seu discurso

Dica bônus: alie o visual com o conteúdo

Faça uma apresentação, seja ela por slides, banners, vídeos ou quaisquer outros veículos de informação, clara e concisa. Informações fáceis de serem compreendidas e bem apresentadas dão maior credibilidade ao que você fala e também mostram seu empenho para aquele evento.

Sendo assim, procure bons exemplos de apresentações que você possa se inspirar para criar a sua.

Outro aspecto que envolve o visual é vestir-se de acordo com a ocasião.

Esse não é um ponto focal, mas não pode ser deixado de lado. Encare sua apresentação quase como uma entrevista de emprego. Vestir-se de forma profissional ou de acordo com o seu projeto também passa maior credibilidade.

Para complementar seu conhecimento:

Confira também o vídeo TEDx “Como vender sua ideia a um investidor”.

Conclusão

Para muitas empresas, ter investidores pode ser uma necessidade para crescer ou mesmo se manter no mercado. Também podemos considerar momentos em que o empreendimento precisa de conselhos. Nestes cenários, os investidores são grandes aliados.

Coloque no material que vai apresentar para investidores dados reais que embasam seus argumentos e verbalmente explique sua proposta de valor e mostre seu entusiasmo pelo projeto.

Prepare-se para responder perguntas difíceis para pessoas experientes e personalize sua apresentação de acordo com a audiência.

Pratique muito seu discurso e aproveite para se divertir com a experiência!

Helen Luizon

Designer da Provavelmente

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Lucas
Lucas
3 anos atrás

Sensacional conteúdo!

Helen Luizon Alves Santos Helen
Reply to  Lucas
3 anos atrás

Muito obrigada 🙂

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