Feito é melhor que perfeito? Descubra se essa constatação ainda é valida para 2021
Publicado em 13 de agosto de 2021
“Done is better than Perfect” (Feito é melhor que perfeito). A declaração é baseada nas palavras do general americano George Patton durante a Segunda Guerra Mundial:
“Um bom plano executado rigorosamente agora é melhor que um plano perfeito executado na próxima semana.”
Mas será que na prática é assim mesmo?
Muitos de nós temos a tendência de procrastinar, pensar demais e lutar pela perfeição. Na maioria das vezes, isso é apenas uma sensação de insegurança. No mundo dos negócios, isso é um problema, e atrasos geralmente não são uma opção.
Claro, isso não é desculpa para não darmos atenção suficiente à implementação, avaliação e ajuste de todas as nossas ações. É um incentivo para a realização, não apenas para a idealização. Especialmente em marketing digital, startups e mercados empreendedores, o perfeccionismo pode se tornar um obstáculo para o desenvolvimento de negócios.
Feito é melhor que perfeito? A criadora por trás da frase
Poucas pessoas sabem, mas por trás da história de Mark Zuckerberg e sua empresa de maior sucesso, o Facebook, Mark contou com a ajuda de uma mulher muito importante para tornar sua rede social lucrativa e ter uma cultura de inovação contínua. Sheryl Sandberg e suas frases refletem o tema principal deste artigo.
Sandberg é a segunda maior responsável pelo Facebook. Ela gosta de dizer que em termos de produção “feito é sempre melhor do que perfeito”. O objetivo é mostrar que, a menos que você alcance algo, a menos que comece em algum ponto, haverá muitas desculpas e um obstáculo para se tornar uma estrela inicial.
A frase “feito é melhor que perfeito” mostra a importância de fazer, criar, completar e superar medos e inseguranças que o impedem de ter e conhecer os sonhos e objetivos que você precisa alcançar.
Compreenda que o medo não é uma coisa ruim. É muito ruim ser dominado pelo medo. Quando você está dominado pelo medo, desculpas começam a aparecer. Portanto, controle o medo. Tudo o que você não pode controlar acabará por controlá-lo.
O começo é escrever algo no papel e dar um prazo para que passe para a próxima fase. Não tenha medo de pesquisar o que você quer fazer, busque informações, converse com pessoas, troque ideias e obtenha inspiração.
Comece agora. Não amanhã, não segunda-feira, não depois das férias, não depois… agora! Faça, mesmo que não pareça perfeito, faça. Você deve apenas comparar a si mesmo.
Erros? Isso vai acontecer, e um bom segredo é sempre: admita onde você falhou, volte, conserte e siga em frente. Afinal, as pessoas que operam ou realizam um trabalho não são perfeitas, em um mercado mais dinâmico, muitas vezes testamos novas ferramentas e processos, nos tornamos pioneiros, ou seja, aprendemos errando.
Feito é melhor que perfeito.
Bônus: leituras recomendadas
Bônus 2! Confira nossa aula completa e exclusiva sobre “Feito é melhor que perfeito!”
Se você gostou do nosso artigo, comenta aqui embaixo!