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O que é Storytelling? Conheça a técnica mágica de vendas e seus 4 principais elementos

Publicado em 09 de agosto de 2021



Você pode ter ideias e projetos brilhantes planejados dentro de sua cabeça, mas não saber transmiti-los de maneira clara e que capte o foco de seu leitor ou ouvinte pode ser um grande impedimento.

Entenda nesse artigo como funciona a mágica do que é Storytelling e como aplicá-la em seus negócios!

O que é Storytelling?

O termo Storytelling pode ser traduzido do inglês como contar histórias, ou seja, o que é Storytelling é a arte de contar histórias de maneira envolvente, transmitindo mensagens que dificilmente serão esquecidas.

Grandes roteiristas e escritores dominam essa arte. Um exemplo muito claro do uso dessa técnica é o Estúdio de Animação da Pixar, que produz filmes que marcam a vida de milhares de pessoas. Pete Docter, um de seus grandes diretores, nos ensina:

“Fale sobre o que você sabe! Mesmo que fale sobre monstros, carros ou explosões, coloque a sua experiência. E por que falar do que você sabe? Porque o que aconteceu com você fez com que se sentisse de forma única. E o que acontece quando você conta a história, é fazer a audiência se sentir da mesma forma.”

Desenvolver a habilidade de contar histórias e transmitir mensagens não é uma tarefa fácil, mas é uma questão de encontrar sua voz, sua maneira de se expressar e com o tempo, aprender a transmitir experiências que envolvem seu leitor/espectador.

Apresentar um conteúdo diferenciado é essencial considerando a quantidade de informações que são impostas às pessoas diariamente.

O Storytelling é fundamental para alcançar o sucesso no marketing de conteúdo.

o que é storytelling
O que é Storytelling – Estúdio de Animação Pixar

4 principais elementos que compõem o que é Storytelling

Essa técnica envolve 4 principais elementos que não podem ser deixados de lado:

1. Mensagem:

Para definir qual será sua mensagem principal, sua “moral da história” faça a seguinte pergunta para si mesmo – se o meu público precisa memorizar apenas uma coisa da minha apresentação, o que seria?

Reflita profundamente sobre quais são seus principais objetivos e qual é a mensagem que melhor se encaixa com a sua audiência.

2. Ambiente:

Todo evento precisa ser sediado em algum lugar. É importante que o cenário que você escolha para sua história seja relacionado com sua visão de mundo. Ele também faz com que o seu público embarque na jornada.

3. Personagem:

Ele é quem vive toda a experiência e passa por uma transformação, que passará sua principal mensagem.

4. Conflito:

É o que gera identificação entre sua narrativa e a audiência. Um conflito muito simples de ser resolvido não gera muito envolvimento nem interesse. Conquistas muito fáceis não costumam impressionar muito.

Dessa forma, o conflito deve ser uma situação com certo grau de complexidade, onde o personagem tenha que passar por uma transformação para superá-lo.

Qual a importância do que é Storytelling para meu negócio?

O grande objetivo dessa técnica é contar experiências que trouxeram sensações particulares ao sujeito da história de maneira que sua audiência também sinta as mesmas coisas.

Mas não só isso, o que é Storytelling tem sua importância no momento em que vivemos, onde a propagação de informações superficiais é frenética. Agregar significado e passar mensagens relevantes é necessário para diferenciar sua marca.

A questão é evocar sentimentos, sejam eles positivos ou negativos e transmitir mensagens significativas para a audiência.

Isso faz com que o leitor tenha foco na história que está sendo contada e que ela fique gravada em sua memória. Dessa forma você se conecta de maneira mais profunda com seus potenciais clientes.

Veja um exemplo de como um bom Storytelling pode cativar o público:

A jornada do Herói

Existem algumas técnicas que podem te ajudar a compreender a estrutura do que é Storytelling e criar boas narrativas. É o caso da Jornada do Herói, que está longe de ser uma fórmula mágica mas que servirá como guia.

No caso do Marketing de Conteúdo, o mais importante é entender quem serão os espectadores de suas criações, ou seja, suas personas. É preciso conhecer suas dores, desejos, objetivos e principais desafios que enfrenta para criar histórias que agregam valor.

Com base nesses estudos, você já terá uma base para criar seus conteúdos.

Depois de entender quem será sua audiência, veja a estrutura geral que compõe boas narrativas:

1. Apresentação

O primeiro passo é apresentar os personagens e o cenário para sua audiência, mostrando um pouco de sua personalidade.

Na primeira etapa também é onde o conflito é inserido no contexto, para que o protagonista inicie sua jornada.

2. Jornada

Aqui são apresentados os acontecimentos da vida do personagem que se tornam obstáculos que ele deverá enfrentar. Na jornada ocorre a evolução do protagonista e a mensagem começa a aparecer.

o que é storytelling - jornada do herói

3. Transformação

Depois dos altos e baixos, a jornada chega ao seu momento final, onde os conflitos são solucionados e o personagem passa por uma transformação, que muda seu cenário e sua rotina.

Nesse momento a mensagem principal foi passada por completo.


Essa representa a estrutura simplificada que o Estúdio de Animação da Pixar utiliza em suas narrativas.

Para complementar seu conhecimento:

Confira abaixo o vídeo que mostra como a ciência explica os efeitos do que é Storytelling nos seres humanos!

Helen Luizon

Designer da Provavelmente


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