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Como fazer SEO para pequenas empresas: 6 dicas para você aderir

Publicado em 07 de maio de 2021



Provavelmente você já ouviu falar de SEO, mas será mesmo que ele só funciona para peixe grande?

Pois é, existe sim SEO para pequenas empresas e é possível conseguir os melhores posicionamentos nas páginas de busca sem precisar de investimentos exorbitantes.

Utilizando a estratégia correta há uma saída para quem está começando. Usar técnicas de SEO para pequenas empresas vai permitir gerar excelentes resultados com um baixo investimento.

Existem grandes vantagens de trabalhar a otimização orgânica para os mecanismos de busca. O SEO para pequenas empresas pode demorar alguns meses para dar resultados, porém é muito mais barato e traz resultados muito mais consistentes do que outras estratégias de marketing como anúncios e links patrocinados.

Lembre-se: ter consistência é muito importante nessa hora pois os resultados só dependem de você mesmo!

O que é SEO?

A sigla SEO quer dizer Search Engine Optimization e se traduzido para o português, Otimização de Mecanismos de Busca. Sua principal função é utilizar estratégias específicas para colocar a sua página nos topos das pesquisas dos buscadores, como o Google. É uma ferramenta gratuita que vai trazer vários benefícios para a sua empresa.

Uma boa estratégia de SEO leva tempo para ser construída.

Confira nosso artigo completo sobre o que é SEO.


seo para pequenas empresas

Qual a importância do SEO para pequenas empresas?

Antes de partirmos para as dicas, vamos ver se o SEO para pequenas empresas é mesmo importante.

Os tempos mudaram, foi-se a época onde pequenas empresas só anunciavam em jornais, rádio, tv regional… O SEO revolucionou essa nova era de marketing e os consumidores procuram seus produtos de maneira diferente já a 5 ou 10 anos.

A primeira coisa que a maioria dos consumidores fazem quando querem algo é pesquisar no google, seja comprar um produto, ir a um restaurante, se hospedar em algum hotel, resumindo: qualquer tipo de negócio.

Isso significa que você precisa marcar presença no meio digital para quando alguém fizer uma pesquisa no Google.



seo para pequenas empresas


6 dicas de SEO para pequenas empresas


1. Configure o Google Search Console e o Google Analytics

Com as ferramentas certas você gastará muito menos esforço para obter os insights necessários para acompanhar o desempenho do seu site e tomar as corretas decisões aumentando assim a sua visibilidade. ambas as ferramentas são disponibilizadas gratuitamente pelo google. Caso você já tenha as ferramentas tente se familiarizar cada vez mais com elas.

O Google Analytics praticamente feito todo em JavaScript vai monitorar todo o tráfego dentro da sua página na web e também as conversões, além de você acompanhar o crescimento e entender como o seu público alvo está utilizando o seu site.

O Google Search Console mostra como seu site vai aparecer nos buscadores de pesquisa do Google. Na ferramenta são mostrados também possíveis erros de programação que ao serem corrigidos melhorarão a indexação do seu site.

Configure ambas as ferramentas antes de qualquer coisa. Os insights que você vai observar são de valor inestimável para o gerenciamento do seu site  e isso vai ajudar com certeza a melhorar o SEO para pequenas empresas e até mesmo grandes.



2. Aprenda a pesquisar melhor a palavra-chave

Outra dica primordial de SEO para pequenas empresas é logo no início, a melhor palavra chave. É importante saber como os seus potenciais clientes estão buscando por empresas como a sua para assim otimizar o seu site de maneira correta. Esses termos de pesquisas são denominados palavra-chave.

A primeira coisa a se fazer é abrir um editor de texto e anotar uma lista de palavras as quais você acredita que essas pessoas estejam procurando quando procurarem por uma empresa que presta o mesmo serviço que o seu.

Faça um checklist dos seus produtos e serviços e imagine como as pessoas possivelmente estariam procurando por eles na internet. Anote todas as possibilidades que conseguir.

Em seguida você pode utilizar, por exemplo, o Google Trends como buscador de palavras chave. Você marca em que região quer buscar as palavras chave, coloca as palavras anotadas anteriormente e aparecerá um mapa com a lista das melhores de acordo com os mecanismos de busca do google.

Outra ferramenta para ajudá-lo é o  Semrush Keyword Overview. Insira as palavras-chave que você anotou anteriormente, depois clique em analisar e a ferramenta dará  uma lista das denominadas melhores.

Essa é uma das principais fases de SEO para pequenas empresas, por isso tire um tempo para achar as melhores Palavras-chave.



3. Conteúdo relevante

Se você utiliza um blog como estratégia de Marketing de conteúdo e assim uma forma de regar o seu site, parabéns você já está um passo à frente de muita gente. Mas não basta apenas ter um blog e escrever qualquer coisa nele. Lembre do que o seu público alvo precisa e traga um conteúdo relevante para ele.

Uma das vantagens de se ter um blog é que as palavras-chave vão mudando com o tempo e se você não tem uma aba do seu site onde você pode ir acompanhando as tendências sem mudar toda a estrutura dele fica difícil.

O conteúdo é muito importante para os buscadores uma vez que eles tentam buscar para o usuário o conteúdo mais relevante primeiro. Por isso, uma estratégia de SEO para pequenas empresas está também na qualidade do conteúdo. Produza um conteúdo rico, relevante, completo, que atenda as demandas dos usuários e que apresente soluções para a sua persona.

Ensine o seu público sobre a área, traga informações que os deixe esperando pelo próximo conteúdo e se organize para falar mais sobre temas importantes com um ar consultivo. Por fim, não se esqueça de respeitar as regras do SEO writing.



4. Planeje a estrutura e as páginas do seu site

Depois de verificar as palavras-chave, o SEO para pequenas empresas entra na parte da melhor estrutura para o seu site, fazer um plano para as paginas que você vai criar/implementar. A regra geral aqui é seguir a sua pesquisa e ter bom senso. Uma maneira fácil de entender isso é saber que você precisa de uma página para cada palavra-chave escolhida.

Sua operação é de vários locais?
dominio.com/são-paulo/
dominio.com/florianópolis/
dominio.com/curitiba/
 
Você opera de somente um local mas possui vários serviços/produtos?
dominio.com/produto-1/
dominio.com/produto-2/
dominio.com/produto-3/
 
Essa parte de mapeamento de links é importantíssima no SEO para pequenas empresas, por isso tire um tempo com base nas suas palavras-chave e estude.


5. Otimização das páginas

Configure o On-page corretamente para um melhor rankeamento no google e obedecendo às diretrizes dos buscadores.

Use bem as Heading Tags, configure bons títulos que resumem a página
use imagens corretamente, dentre outras dicas que já falamos aqui.



6. SEO local

Se o seu negócio depende de um estabelecimento, não deixe de apostar nessa estratégia. Segundo o Google, o SEO local está associado às visitas ao estabelecimento:  76% das pessoas que fazem pesquisa local visitam o negócio em no máximo 24 horas.

A configuração do Google meu negócio conta com características como: localização, horário de funcionamento, link para o site entre outras informações.




E agora que você já se familiarizou com algumas das dicas de SEO para pequenas empresas, vamos pôr a mão na massa e as estratégias em prática!

Marcus Camargo

TI da Provavelmente


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