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O que é SEO + 7 estratégias de SEO para você aderir em seu site

Publicado em 08 de fevereiro de 2021 e atualizado em 31 de março de 2021



SEO – Search Engine Optimization – é um compilado de estratégias que visam colocar seu blog, site ou página da web no topo dos resultados de mecanismos de busca, como o Google. As estratégias de SEO podem ser de uso de palavras-chave, responsividade, URLs amigáveis, dentre outras que te ajudam a ganhar visibilidade e autoridade, gerando maior tráfego orgânico.

O que é SEO?

A sigla SEO quer dizer Search Engine Optimization, que em português traduz-se como Otimização para Mecanismos de Busca. Seu principal objetivo é utilizar estratégias de SEO que coloquem sua página da web no topo dos resultados das pesquisas dos motores de busca.

O SEO é uma ferramenta gratuita e um processo que pode trazer muitos benefícios para sua empresa, porém não é possível obter resultados imediatos. Ele deve ser construído cuidadosamente ao longo do tempo.

A todo instante milhares de pessoas estão pesquisando diversas informações na web. O Google trabalha para que elas recebam as respostas de maior confiabilidade e qualidade logo de cara. Sendo assim, ele criou rankings que possibilitam colocar os conteúdos numa ordem de importância, ou seja, os primeiros conteúdos que aparecem como resultado de uma pesquisa, serão de extrema importância e relevância.

São envolvidas uma série de técnicas que abrangem até os mínimos detalhes do seu conteúdo, como o uso correto das Heading Tags, palavras-chave ao longo do texto, links internos, entre outros, que serão abordados nos tópicos adiante.



Por que SEO é tão importante?

Ter seu conteúdo como um dos primeiros resultados de pesquisas no Google pode ser um fator decisivo para o crescimento do seu negócio. Chegar a esse ponto significa que você possui muita autoridade, domínio sobre os temas que aborda e oferece uma boa experiência para seus usuários.

Nesse gráfico podemos observar as taxas de CTR (Click Through Rate – métrica que analisa a efetividade do seu anúncio, quantidade percentual de clicks que recebe) de acordo com as posições dos resultados exibidos no Google:



estratégias de SEO
Gráfico com taxa de CTR orgânica por posição nos resultados no Google – Fonte: Backlinko

De acordo com Backlinko, o primeiro resultado orgânico (que não é fruto de divulgação paga) recebe 31,7% dos clicks e é 10 vezes mais provável de ser escolhido comparado com o resultado em 10º lugar, o que pode ser atingido através das estratégias de SEO.



Estratégias de SEO:


SEO onsite X SEO offsite

As estratégias de SEO podem ser divididas em duas categorias: o SEO onsite e o SEO offsite. Aqui separamos suas definições + 7 técnicas para você aderir em seu site!



SEO onsite

O SEO onsite consiste em técnicas de otimização feitas dentro das páginas da web. Elas visam mostrar ao algoritmo dos motores de busca sobre o que se trata seu conteúdo, se você o organiza de maneira coerente e se você se preocupa com a experiência do seu usuário.
 
Aqui pontuamos algumas dessas principais estratégias de SEO:



1. Conteúdo

Seu conteúdo deve ser relevante ao seu público, respeitar a gramática, ser compatível com diferentes dispositivos (mobiles, tablets e desktops) e ter um tamanho coerente – ser objetivo e não se prolongar com informações irrelevantes.



2. Título SEO e meta description

São as informações que aparecem nos resultados dos mecanismos de busca. Elas devem ser breves e atrativas, sendo uma das estratégias de SEO mais relevantes. Como exemplo temos o SEO title e meta description de um de nossos artigos:


Título SEO + meta description em resultado de busca no Google


3. Palavras-chave

Escolha suas palavras-chave com cuidado e mantenha uma consistência ao utilizá-las nas estratégias de SEO, colocando-as em títulos, subtítulos e de forma orgânica ao longo do texto.
 
Uma ferramenta que pode te auxiliar na escolha de suas palavras-chave é o Google Trends, que te mostra qual o nível de popularidade dos termos escolhidos.



4. URLs amigáveis

Tenha URLs que são legíveis e fáceis de entender.
Outra dica importante é utilizar uma de suas palavras-chave na URL de seu conteúdo, por exemplo:
 
https://provavelmente.com.br/marketing/fazer-um-site-wordpress-otimizado/



5. Heading Tags

As Heading Tags fazem parte da linguagem HTML e elas têm como objetivo hierarquizar seu conteúdo, dividindo-o entre os títulos mais importantes para os menos importantes. São utilizados os nomes H1, H2, H3, H4, H5, H6 e assim por diante. O H1 representa os títulos principais, o H2 os segundos mais importantes, continuando nessa ordem.
 
É importante que suas palavras-chave estejam presentes nesses títulos para obter melhor clareza das informações, e consequentemente, melhor rankeamento do seu site através das estratégias de SEO.



6. Links internos

Sempre que possível, coloque links dentro de seus conteúdos para outros conteúdos relacionados de seu site. Dessa forma, o usuário tende a permanecer por mais tempo em seu domínio.
 
Possuir conteúdos que se interligam também demonstra seu nível de conhecimento em relação aos temas abordados, configurando uma das estratégias de SEO muito importantes para demonstrar domínio na sua área.



SEO offsite

O SEO offsite engloba técnicas de otimização fora do seu site. Elas visam mostrar como outras instituições enxergam sua página e se você é uma referência!



7. Links externos

Os links externos consistem em outros sites citarem seu conteúdo como uma referência para eles. Ao longo do tempo, essa técnica vai consolidando sua autoridade e mostrando que você realmente domina sobre os assuntos da sua área.
 
Essa estratégia demanda que você tenha utilizado com êxito todas as outras técnicas de SEO onsite e produza conteúdos que de fato valham a pena ser compartilhados. Assim como tudo dentro do SEO, ela demanda tempo e esforço.
 
Uma dica interessante é procurar fazer parceiros e definir estratégias interessantes que possam ajudá-los mutuamente.



Bônus!
Como funciona a lógica do Google para ranking de sites

Esse é um pequeno vídeo que mostra como funcionam as pesquisas do Google e qual é o critério utilizado para indexação da web, rank de sites, identificação de spams e distribuição dos resultados.


Vídeo: Como funciona a pesquisa do Google (em 5 minutos)

Obs: O vídeo possui o áudio original em inglês. Para ativar as legendas em português siga os passos abaixo:

Passo 1: Aperte o botão de ferramentas
Passo 2: escolha a opção “legendas”
Passo 3: Escolha a opção traduzir automaticamente
Passo 4: Selecione o idioma que desejar

Helen Luizon

Estudante de Design na UFSC e designer da Provavelmente


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