Como fazer um site otimizado em WordPress em 8 passos
Publicado em 05 de fevereiro de 2021
Fazer um site otimizado em WordPress não é uma tarefa fácil e quem procura por algum site na internet não espera por lentidão e demora para carregar. 1 segundo a mais no cache do seu site pode gerar 11% a menos de visualizações na sua página, quase 20% de redução na satisfação do usuário e perda de 7% das conversões em visualizações.
Além disso os mecanismos de buscas do Google e outros buscadores se atualizam todos os dias para entregar não somente o melhor resultado de pesquisa, mas também penalizar sites mal otimizados que não se encaixam nos padrões de qualidade.
Separamos 8 passos para que sua equipe fazer um site WordPress otimizado.
1. Servidor de hospedagem
Um dos primeiros passos de quando se vai fazer um site é a contratação de um servidor de hospedagem, sua função é basicamente armazenar arquivos e deixá-los disponíveis para que outros computadores consigam acessá-los.
Certifique-se de contratar uma boa hospedagem que se encaixe as suas necessidades. No mercado atual possuímos uma grande diversidade de servidores de hospedagem nacionais e internacionais que cumprem o seu papel nos requisitos básicos para a hospedagem de um site.
Confira também nosso artigo com dicas de como escolher a melhor hospedagem de site para seu negócio.

2. Certifique-se que seu site possui o SSL e ele está configurado corretamente.
O certificado SSL já deixou de ser luxo para se tornar um elemento básico para fazer um site a muito tempo. O SSL criptografa as informações na página e diminui os riscos desses dados serem vazados por hackers. além disso ele é muito impactante na velocidade e SEO do site.
Muitos servidores disponibilizam o SSL gratuitamente após a contratação da hospedagem porem na maioria dos casos você tem que entrar em contato com o próprio para fazer a instalação do certificado.

3. Correta utilização das Heading Tags
As Heading tags (H1, H2, H3, H4, …) utilizadas como títulos e subtítulos são um recurso de programação HTML para melhor indexação e não somente “letras grandes” e “letras pequenas” quando se vai fazer um site. O H1 do inglês Header 1 é o elemento mais importante dos Headers. A tag H1 é um importante elemento que o google utiliza para determinar a palavra-chave-principal, o assunto principal abordado na página.
As demais tags (h2, h3, h4, …) são utilizadas como subtítulos da página. No SEO elas tem um grande papel para se adicionar as palavras-chaves-complementares.
4. Gerenciamento e otimização de imagens e videos
Um erro comum entre novos desenvolvedores na hora de fazer um site é não se atentar ao tamanho/qualidade desnecessária de imagens ou vídeos adicionados ao site. No final isso pode gerar uma grande dor de cabeça e um site mal otimizado.
No caso de sites WordPress existem diversos plugins que se encarregam de fazer esse serviço de otimização das imagens. O ewww image optmizer é um excelente exemplo que se encarrega de otimizar as imagens para melhorar o desempenho do site.
5. Mantenha seu site WordPress atualizado
Outra regra na hora de fazer um site WordPress otimizado é manter seu site frequentemente atualizado. Os plugins, assim como os temas e a própria plataforma do WordPress, são geridos por pessoas que estão sujeitas a errar a todo momento. Quando atualizados, tendem a ter um melhor desempenho devido a otimização do seu código, o que torna o seu site mais rápido.

6. Escolha do tema
Ao escolher um tema pra seu site é muito importante se atentar na otimização da velocidade pois alguns temas mal codificados podem atrapalhar o desempenho dele.
7. Plugins de cache
A instalação de um plugin de cache é outro passo que não podemos passar batido.
Um plugin de cache da as instruções ao servidor para que ele armazene alguns arquivos em disco ou na RAM. Ou seja, ele consegue lembrar e duplicar o mesmo conteúdo que já foi apresentado no passado, otimizando seu cache.
8. Excluir temas e plugins desnecessários
Adicionar novas funcionalidades em um site para mantê-lo moderno e relevante é normal. No caso de sites wordpress isso é feito a partir de plugins.
Plugins que se tornam obsoletos podem reduzir em grande escala o desempenho do WordPress. Desativar ou ate excluir esses plugins vira uma necessidade básica para manter seu site sempre otimizado.
A velocidade é um ponto fundamental para a otimização do seu site pois esta ligada diretamente as técnicas de SEO que colocam seu site nas melhores posições de buscadores incluindo o Google.