Entenda o que é Copywriting e os 6 principais gatilhos mentais para melhorar suas estratégias de escrita
Publicado em 27 de julho de 2021
Fazer bons textos e dominar o que é Copywriting são habilidades que devem estar inatas em um profissional de Marketing. No contexto atual, pessoas dividem sua atenção entre diversas tarefas e estímulos ao mesmo tempo. Saber captar essa atenção é a grande chave.
O que é Copywriting?
O Copywriting é um termo da língua inglesa que pode ser interpretado como escrita persuasiva. É uma técnica de produção textual que tem como foco fazer o espectador tomar uma decisão, seja adquirindo um produto ou serviço, compartilhando informações, mudando atitudes, dentre outras diversas possibilidades.
Essa técnica envolve estratégias como gatilhos mentais que despertam o interesse no leitor. Áreas dentro do Marketing Digital como as de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo se relacionam diretamente com o que é Copywriting, assim como no Marketing convencional.
Por exemplo, um site de qualidade deve possuir um “copy” (texto) que faça com que o usuário queira continuar navegando nele, que desperte a vontade de entrar em contato com o profissional por trás daquela plataforma.
Bons anúncios, títulos de artigos para blog e títulos de postagens em mídias sociais precisam convencer o público a engajar e/ou clicar neles dentro de poucos segundos, afinal de contas a produção dessas peças geram custos para a empresa.
Entretanto, com a difusão dessas estratégias, percebe-se que o que é Copywriting não pode ser apenas uma propaganda com objetivo único de venda, ele precisa trazer informações úteis para o público-alvo, que agreguem valor.
O grande desafio é captar a atenção do leitor, que geralmente é divida em diversas outras tarefas e estímulos visuais ao mesmo tempo, o tempo todo.
Como surgiu o que é Copywriting nos dias de hoje?
Há registros de anúncios do ano de 1915 nos Estados Unidos que utilizam da estratégia do Copywriting, mas seu surgimento foi muito antes disso.
A palavra “copy” teve seu conceito determinado por Nogh Webster em 1828, que o definiu como “algo original que deve ser imitado na escrita e na impressão”, diferindo-se do seu sentido literal “cópia”.
Na literatura, essa definição deixou de ser utilizada. Porém, manteve-se presente entre jornalistas e impressores. Apenas em torno do ano de 1870 definiu-se “copywriter” como o profissional do que é Copywriting, diferenciando-o do redator de notícias.
Confira abaixo um exemplo do que é Copywriting do ano de 1915 nos EUA:

Anúncio do ano de 1915 que tem como título “The Best in the World for Pancakes” que significa “a melhor do mundo para panquecas”, se referindo ao produto Virginia Sweet Pancake Flour, farinha para panquecas, da marca The Geiger-Fishback Co..
O último parágrafo contém um CTA que diz: “Faça o pedido na sua loja hoje. Se ela for uma das poucas que não tem Virginia Sweet Pancake Flour, ela providenciará na mesma hora para você.”.
O que é Copywriting X Redação Publicitária
É muito comum que pessoas confundam o que é Copywriting com Redação Publicitária. De fato os dois termos têm muitas correlações e raízes em comum, mas possuem algumas diferenças básicas.
A Redação Publicitária é uma área mais ampla, onde o redator tem suas produções voltadas para a imagem e o conceito da marca em questão, trabalhando profundamente o branding. É um trabalho que envolve resultados a longo prazo, que visa construir a personalidade da marca.
Já o Copywriting é um elemento não tão abrangente e é muito presenta na Redação Publicitária. Ele foca na relação que ocorre entre o público e a mensagem no momento em que é lida, evoca que o leitor tome uma decisão a curto prazo.
Dessa maneira, o Copywriting sempre envolve um CTA (“Call to Action” ou chamada para ação). A Redação Publicitária não necessariamente precisa envolver uma chamada para ação.
Observe os exemplos abaixo:


6 dicas para criar sua estratégia de Copywriting
1. Conheça sua persona
Para escrever um bom copy, você precisa saber quem irá lê-lo, para garantir que você esteja falando sobre assuntos que realmente interessam seu leitor.
A persona é um personagem fictício criado a partir de pesquisas feitas com seus possíveis públicos. Com ela você define principalmente aspectos comportamentais e psicográficos, seus gostos e interesses pessoais, assim como informações básicas demográficas e geográficas.
2. Escreva títulos arrasadores
O título é o primeiro elemento a ser percebido pelo espectador, ou seja, sua primeira oportunidade de captar atenção e gerar curiosidade.
Se tratando do Marketing digital há certas limitações quanto à quantidade máxima de caracteres (máximo 55 caracteres para o título aparecer inteiramente nos buscadores) e estratégias de SEO.
Você pode utilizar diversas estratégias para criar um título objetivo e interessante: pode fazer perguntas, utilizar números, apresentar soluções, fazer um CTA, colocar provocações, dentre muitas outras possibilidades.
3. Esteja embasado por fontes confiáveis
Para gerar interesse e levar seu público de fato a tomar uma ação, você deve passar credibilidade. Embase seus conteúdos em dados de pesquisas e em outros estudos, não esquecendo de disponibilizar o link de suas fontes.
Outra dica importante é fazer comparações e analogias com outras situações, que talvez sejam familiares para seu público. Assim as ideias ficam muito mais claras.
Dessa maneira, além de gerar credibilidade, você facilita o entendimento daquele copy.
4. Invista em verbos no imperativo
Para que o leitor entenda a mensagem e saiba qual atitude deve tomar a partir dela, utilize verbos de ação no imperativo.
Esses termos trazem uma sensação de urgência, uma ideia de que caso o espectador não siga sua sugestão, ele perderá uma oportunidade imperdível.
5. Dê ênfase ao tema do texto
Reforçar o tema principal do texto é de grande importância para que sua audiência entenda o que você quer dizer e capte a mensagem central.
Geralmente, um texto é composto por introdução, desenvolvimento e conclusão. Dessa forma, coloque o tema central em todas as etapas, apresentando-o no início, desmembrando e detalhando no desenvolvimento e reforçando na conclusão.
“A repetição favorece a gravação na memória”, diz Ivan Izquierdo, médico e cientista argentino naturalizado brasileiro, em pesquisa realizada pela UOL.
6. Venda experiências
Falar sobre as características do produto/serviço que você pretende vender é importante, mas é ainda mais crucial mostrar quais são os benefícios e a experiência que o cliente terá.
Descrever benefícios e experiências geram uma conexão emocional com o cliente.
6 principais gatilhos mentais para utilizar no seu copy
Relembrando o conceito do que é Copywriting, é também conhecido como escrita persuasiva, onde o objetivo é fazer com que o leitor tome uma atitude a partir do seu anúncio.
Mas quais técnicas podem ser utilizadas para atingir esse objetivo? Gatilhos mentais.
Os gatilhos mentais podem ser definidos como agentes externos que podem provocar uma reação imediata dos mecanismos cerebrais. Podem ser interpretados como “despertadores de emoções”, fazendo com que as pessoas tomem decisões de forma rápida.
Segundo Robert Cialdini, autor do best-seller As Armas da Persuasão, existem alguns princípios psicológicos que regem o comportamento humano de maneira praticamente automática, são eles:
1. Reciprocidade
Esse princípio considera que os seres humanos têm a tendência de responder ações positivas com reações positivas e ações negativas com reações negativas. É o ditado popular “Gentileza gera gentileza”.
Funciona como um sentimento de retribuição por algo que foi feito por outra pessoa, pode estar alinhado com a gratidão.
2. Aprovação social
O gatilho da aprovação social está diretamente relacionado com a opinião e comportamento de outros. Ele conclui que somos influenciados por outras pessoas em nossas decisões.
Por exemplo, você quer experimentar ir em um restaurante diferente na sua cidade, por isso pergunta a um amigo se ele tem alguma indicação. Ele responde que teve uma experiência incrível em determinado lugar.
Seu desejo de conhecer aquele local específico certamente aumentará, assim como a probabilidade de você escolher aquele restaurante.
E dessa forma, quanto maior a quantidade de pessoas que fizerem a mesma indicação, maior as chances de você tomar a decisão de fazer o mesmo.
3. Afeição/Afinidade
Esse princípio demonstra que socialmente somos mais propícios a nos conectar com aqueles que tem características semelhantes as nossas, seja por interesses gerais, medos, habilidades, experiências e etc.
4. Autoridade
Segundo Cialdini, o ser humano tem a tendência de seguir ordens daquele que considera superior, que tem mais conhecimento em determinada área, que é autoridade no que faz.
Esse gatilho é muito encontrado em comerciais onde são colocados famosos que confirmam a eficácia do produto/serviço, sendo considerado como uma referência.
Por exemplo, uma propaganda de determinado desodorante, onde um grande esportista como o Lionel Messi aparece promovendo o produto. Provavelmente o que virá à cabeça do espectador é “Se o Messi aprovou é porque é bom mesmo.”.
5. Compromisso e coerência
Esse gatilho defende que nós costumamos ser coerentes com o que falamos e fazemos, principalmente se for algo publicamente assumido.
O livro As Armas da Persuasão cita um exemplo de estudo: “Você poderia me ligar caso precise mudar a data de nossa reunião?”. Só de fazer essa pergunta durante o agendamento de reuniões, a taxa de cancelamento caia em média de 30% para 10%.
6. Escassez
Esse princípio psicológico é rapidamente acionado quando temos a sensação de que vamos perder algo e acabamos por agir de maneira emocional. Geralmente, o sentimento de perda é mais forte do que o sentimento de ganho.
Agora que você já sabe a importância do que é Copywriting e as estratégias e técnicas necessárias para dominá-lo, pode começar a planejar melhor seus “copies” 🙂
Sensacional, parabéns
Muito obrigada!