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Qual o melhor negócio: vender produtos ou oferecer serviços? Conheça os 5 pontos que devem apoiar sua escolha

Publicado em 30 de julho de 2021



Qual o melhor negócio: vender produtos ou oferecer serviços?

Esses são conceitos diferentes, têm algo em comum e muitas vezes podem ser incorporados uns aos outros. Algumas empresas apenas vendem produtos, algumas apenas prestam serviços e muitas empresas fornecem os dois aos clientes ao mesmo tempo. Em muitos casos, essa pessoa ficará confusa e usará o nome errado.

Para entender qual o melhor negócio para sua empresa, vamos primeiro revisar os conceitos:


O que é um produto?

Os produtos são o resultado de atividades humanas ou processos naturais e estão relacionados ao processo de produção. Na economia, bens duráveis ​​e não duráveis ​​são produtos, ou seja, bens que têm proprietários e direitos sobre eles.

Exemplos: o que a loja vende, o que a fazenda produz, qual é o produto vendido em uma indústria, se é roupas, carros, alimentos, etc.


O que é um serviço?

Serviço é uma ou mais atividades realizadas para atender a demanda sem envolver commodities. O termo é derivado da ideia de serviço, para atender às necessidades de outra pessoa para realizar uma tarefa ou ação específica.

Por exemplo: transporte, educação, alimentação, serviços telefônicos, etc.

A diferença entre um produto e um serviço é basicamente que o produto é tangível, ou seja, pode ser tocado, enquanto o serviço é intangível.

Os serviços não convertem objetos em mercadorias, mas são consumidos quando são fornecidos e têm restrições de disponibilidade relacionadas a recursos humanos e materiais.

No entanto, os produtos vendidos podem ser medidos por indicadores de qualidade, enquanto para os serviços são utilizadas unidades de tempo.

O contraste entre serviços e produtos é questionável porque muitos empresários incluem serviços em suas cotações e vice-versa.



Qual o melhor negócio
Qual o melhor negócio: vender produtos ou oferecer serviços?

Qual o melhor negócio: prós e contras

Serviço: Normalmente o investimento é baixo, você pode usar sua experiência. Contudo, o escopo dos serviços pode ser limitado;

Produto: a capacidade de vendas não é tão concentrada quanto a mão-de-obra. No entanto, geralmente requer + investimento e capital de giro



Qual o melhor negócio: vender produtos ou oferecer serviços?

5 fatos que você deve considerar para escolher qual o melhor negócio para seu empreendimento

Não há dúvida de que gostar do que faz é muito importante, esse é um dos critérios para entender qual o melhor negócio para criar sua empresa e ter sucesso.

A paixão é fundamental, mas você precisa estudar suas habilidades, oportunidades de mercado, concorrência, empresas da moda e a economia, enfim, são muitos os pontos que devem apoiar a atividade escolhida para saber qual o melhor negócio para seu caso.

Esteja atento aos 5 pontos abaixo:

1. Não é suficiente amar um determinado ramo, você deve conhecê-lo. Para administrar uma empresa, você deve ser um especialista na área.

2. Faça pesquisas de mercado.

3. Muita paixão pode se tornar um obstáculo. Precisa encontrar um equilíbrio entre paixão e razão.

4. Seja realista! Para quem tem sonhos, o céu é ilimitado, mas para quem tem planos, o sucesso é realidade. O dinheiro que você tem para investir ajuda a definir o tipo de negócio que você deseja abrir: serviços ou negócios?

5. Pense no futuro: onde você estará em dez anos? Muitas empresas de serviços e comerciais fecharam porque perderam a razão de sua existência. 

Ninguém pode determinar sua futura empresa melhor do que você. Você descobriu que este é um problema complicado e já é um grande passo em direção à escolha certa.

Estude, converse com amigos, familiares, empresários e seu contador, e faça a melhor escolha para iniciar a carreira dos seus sonhos.


Bônus: leituras recomendadas

Customer Success: como as empresas inovadoras descobriram que a melhor forma de aumentar a receita é garantir o sucesso dos clientes – Dan Steinman
Alcançando Excelência em Vendas | Spin Selling – Neil Rackham
Value Proposition Design: Como construir propostas de valor inovadoras – Alex Osterwalder

Natália Fratin

Designer da Provavelmente


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