Qual o melhor negócio: vender produtos ou oferecer serviços? Conheça os 5 pontos que devem apoiar sua escolha
Publicado em 30 de julho de 2021
Qual o melhor negócio: vender produtos ou oferecer serviços?
Esses são conceitos diferentes, têm algo em comum e muitas vezes podem ser incorporados uns aos outros. Algumas empresas apenas vendem produtos, algumas apenas prestam serviços e muitas empresas fornecem os dois aos clientes ao mesmo tempo. Em muitos casos, essa pessoa ficará confusa e usará o nome errado.
Para entender qual o melhor negócio para sua empresa, vamos primeiro revisar os conceitos:
O que é um produto?
Os produtos são o resultado de atividades humanas ou processos naturais e estão relacionados ao processo de produção. Na economia, bens duráveis e não duráveis são produtos, ou seja, bens que têm proprietários e direitos sobre eles.
Exemplos: o que a loja vende, o que a fazenda produz, qual é o produto vendido em uma indústria, se é roupas, carros, alimentos, etc.
O que é um serviço?
Serviço é uma ou mais atividades realizadas para atender a demanda sem envolver commodities. O termo é derivado da ideia de serviço, para atender às necessidades de outra pessoa para realizar uma tarefa ou ação específica.
Por exemplo: transporte, educação, alimentação, serviços telefônicos, etc.
A diferença entre um produto e um serviço é basicamente que o produto é tangível, ou seja, pode ser tocado, enquanto o serviço é intangível.
Os serviços não convertem objetos em mercadorias, mas são consumidos quando são fornecidos e têm restrições de disponibilidade relacionadas a recursos humanos e materiais.
No entanto, os produtos vendidos podem ser medidos por indicadores de qualidade, enquanto para os serviços são utilizadas unidades de tempo.
O contraste entre serviços e produtos é questionável porque muitos empresários incluem serviços em suas cotações e vice-versa.
Qual o melhor negócio: prós e contras
Serviço: Normalmente o investimento é baixo, você pode usar sua experiência. Contudo, o escopo dos serviços pode ser limitado;
Produto: a capacidade de vendas não é tão concentrada quanto a mão-de-obra. No entanto, geralmente requer + investimento e capital de giro
5 fatos que você deve considerar para escolher qual o melhor negócio para seu empreendimento
Não há dúvida de que gostar do que faz é muito importante, esse é um dos critérios para entender qual o melhor negócio para criar sua empresa e ter sucesso.
A paixão é fundamental, mas você precisa estudar suas habilidades, oportunidades de mercado, concorrência, empresas da moda e a economia, enfim, são muitos os pontos que devem apoiar a atividade escolhida para saber qual o melhor negócio para seu caso.
Esteja atento aos 5 pontos abaixo:
1. Não é suficiente amar um determinado ramo, você deve conhecê-lo. Para administrar uma empresa, você deve ser um especialista na área.
2. Faça pesquisas de mercado.
3. Muita paixão pode se tornar um obstáculo. Precisa encontrar um equilíbrio entre paixão e razão.
4. Seja realista! Para quem tem sonhos, o céu é ilimitado, mas para quem tem planos, o sucesso é realidade. O dinheiro que você tem para investir ajuda a definir o tipo de negócio que você deseja abrir: serviços ou negócios?
5. Pense no futuro: onde você estará em dez anos? Muitas empresas de serviços e comerciais fecharam porque perderam a razão de sua existência.
Ninguém pode determinar sua futura empresa melhor do que você. Você descobriu que este é um problema complicado e já é um grande passo em direção à escolha certa.
Estude, converse com amigos, familiares, empresários e seu contador, e faça a melhor escolha para iniciar a carreira dos seus sonhos.