Conheça o processo de internacionalização de empresas + 6 passos que te guiarão nessa jornada
Publicado em 31 de maio de 2021
A empresa que tem sucesso em sua internacionalização passa para um outro patamar, onde há muito mais valor agregado a ela.
O processo de internacionalização de empresas visa elaborar um planejamento estratégico para que sua corporação consiga se inserir no país que deseja e manter-se lá.
O que é o processo de internacionalização de empresas?
O processo de internacionalização de empresas se caracteriza quando uma empresa deseja expandir seus produtos/serviços para outras nações.
Essa atuação pode englobar apenas a exportação, oferecendo os produtos/serviços finais no outro território, como também a abertura de filiais, levando o processo de produção para o país de destino, além de muitas outras categorias de internacionalização.
A empresa que tem seu processo de internacionalização realizado com sucesso tem um grande valor agregado a ela. Porém, para que isso ocorra, é exigido um planejamento muito bem pensado.
Atuar em outro território quer dizer obedecer à uma nova legislação, adaptar-se às diferentes culturas e lidar com desafios desconhecidos pela instituição.
Entretanto, esses não devem ser fatores que paralisem sua empresa, mas sim, que te instigue a ir mais longe, com diferentes estratégias e uma mente aberta.

Quais as vantagens do processo de internacionalização de empresas?
Ampliar o mercado da sua empresa certamente atrairá novas oportunidades, como por exemplo, ser independente do mercado interno do seu país, trabalhar com moedas estáveis e câmbios mais atrativos, conhecer novos mercado, dentre outras.
Confira as principais vantagens do processo de internacionalização de empresas:
· Desbravar novos mercados;
O processo de internacionalização de empresas traz a oportunidade de explorar mercados que ainda não foram aprofundados.
· Melhora do posicionamento estratégico da empresa;
O posicionamento estratégico da sua marca diz respeito a como você é visto pelo público e como você se posiciona no mercado.
Internacionalizar muitas vezes significa elevar a qualidade de sua abordagem, atendimento, processos, produtos e/ou serviços, o que agrega muito valor a sua marca.
Sendo assim, estar presente no mercado internacional te da uma posição de destaque e relevância, o que faz toda a diferença em seus resultados comerciais.
· Padronização dos processos;
Seus produtos/serviços precisam ter sua qualidade padronizada para realçar a imagem da sua marca, independentemente de estar em seu país natal ou no mercado internacional. Portanto, a padronização dos processos se faz necessária.
Além disso, seus produtos devem atender às exigências internacionais, sendo necessário garantir a eficiência de sua produção.
· Diminuição dos custos e aumento do número de vendas;
Tendo conquistado novos mercados, suas vendas irão aumentar de volume, e dessa maneira, você passará a produzir em maior quantidade. Quando se produz em larga escala, a possibilidade de diminuir os custos de produção é grande.
Quando sua empresa passara não se limitar mais ao seu mercado interno é possível ampliar sua cartela de clientes e, consequentemente, seus lucros.
· Atração de profissionais altamente qualificados;
Ao ampliar a presença da sua marca para o mercado global, você terá contato com profissionais estrangeiros que possuem as mais diversas habilidades e competências que você não encontraria apenas com colaboradores da mesma nacionalidade da empresa.
Tornar sua equipe diversa é uma estratégia que agrega produtividade e engajamento, pois relações de trabalho diferenciadas deixam as pessoas mais inspiradas e propensas a terem ideias mais criativas.

Quais são os maiores desafios do processo de internacionalização de empresas?
Adaptar-se a diferentes culturas não é uma tarefa fácil. Ainda mais quando a empresa é composta por uma grande equipe.
Dentro de um processo de internacionalização de empresas, toda a estrutura da corporação precisa estar preparada para a mudança, inclusive os colaboradores que serão mantidos em território nacional.
Portanto, compartilhe as informações, ensinamentos e novos aprendizados com toda a equipe e tenha um time específico que trabalhará em cima desse processo.
Outro fator importante é após conseguir implantar sua instituição em um novo país, é preciso fazer esforços para manter-se no território e atingir os objetivos financeiros que estipulou inicialmente.
Como realizar o processo de internacionalização de empresas em 6 passos principais
Para realizar o processo de internacionalização de empresas é necessário que seja feito um bom planejamento. Recomendamos a elaboração de um cronograma, para que você possa ter objetivos certos dentro dos prazos que estipular.
Passo 1: Estudo amplo do mercado internacional
A primeira etapa para obter sucesso no seu projeto é estudar amplamente os mercados em que deseja atuar.
Faça uma lista de quais países sua empresa tem a intenção de atuar e separe-os em grupos por idioma. Entenda qual é o cenário macroeconômico (inflação, PIB, desemprego, câmbio e etc.) dos territórios em questão e avalie a viabilidade de sua atuação ali.
É importante também entender a cultura de cada país e quem são seus concorrentes em cada local. A partir disso, faça um ranking de quais são os países que possuem o melhor mercado para o ramo da sua empresa.
Passo 2: Estudo da legislação dos territórios de destino
Outro critério muito importante para decidir em qual país atuar é o entendimento da legislação dos países em que deseja atuar.
Saiba como funcionam as leis para a entrada de empresas internacionais no território, impostos e taxas que podem ser aplicadas, além dos seus direitos e deveres.
Caso você precise contratar mão de obra local, também é necessário ter conhecimento sobre suas leis trabalhistas.
Passo 3: Adaptação do produto/serviço para o mercado internacional
A partir dos estudos realizados, você provavelmente pode ter percebido que seu produto/serviço precisa ser adaptado para os diferentes mercados que deseja atingir.
Sendo assim, faça as mudanças necessárias (idioma, cores, formatos, tom de voz e etc.) e busque atingir novos nichos dentro do mercado escolhido.
Passo 4: Estruturação de um plano de marketing e de negócios
Para se inserir em outro território é preciso ter estratégias bem estruturadas. Portanto, elabore um cronograma com metas de curto e longo prazo.
A partir dos estudos da cultura local, defina quais estratégias são mais eficientes para cada público. Planeje quais serão suas estratégias de marketing locais e como será seu plano de negócios.
Também não se esqueça de apostar no marketing digital, pois a distância não é uma barreira para ele. Dessa forma sua empresa estará estruturada para começar a nova jornada.
Passo 5: Contato com parceiros locais
Agora que sua empresa já está estruturada para sua internacionalização, comece a entrar em contato com parceiros locais.
Entenda como será a aceitação do seu produto/serviço e elabore estratégias baseadas nas experiências iniciais que tiver.
Passo 6: Elaboração de plano financeiro
O processo de internacionalização de empresas envolve investimentos específicos. E, para conseguir se manter em um novo território, é preciso traçar suas metas e limites.
Sendo assim, acompanhe gastos e resultados, e a partir deles, elabore seu planejamento financeiro. Adapte-o conforme o tempo, sempre que necessário.

Dicas extras:
· Contar com um funcionário estrangeiro pode ser uma ótima saída para adaptar-se aos diferentes meios de pensamento que as culturas trazem;
· Ter o apoio de uma consultoria empresarial para avaliar o cenário da sua empresa e a viabilidade do processo também pode ser um grande facilitador para seu sucesso.
Entre em contato com um de nossos experts!
A Provavelmente, Consultoria Empresarial, pode te guiar no processo de internacionalização da sua empresa.