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Conheça as 6 funções da linguagem utilizadas na comunicação publicitária para aprimorar suas estratégias

Publicado em 25 de junho de 2021



Para fazer uma boa comunicação publicitária é preciso ter conhecimento das diversas técnicas e ferramentas que a linguagem nos proporciona.

Confira neste artigo quais são os elementos que englobam a comunicação e quais são as funções da linguagem que podem te auxiliar a atingir seus objetivos.

O que é o a comunicação publicitária?

A comunicação publicitária é a transmissão de informações para determinado público, que visa promover produtos, serviços, ideias e provocar sensações no receptor.

Ela não necessariamente é uma comunicação por escrito. Podem ser utilizados outros códigos que englobam a linguagem escrita, visual, auditiva, dentre outras. Sempre com foco em cativar, influenciar e captar a atenção do público a que se destina.

Mas para que seja feita uma boa comunicação publicitária, é preciso entender quais são os elementos que compõem a comunicação, no geral, e quais são as funções de cada um.

As funções da linguagem estão diretamente ligadas com a comunicação e seus efeitos de sentido. Cada elemento que integra a comunicação possui uma função diferente.

Segundo o linguista russo Roman Jakobson, o processo de comunicação envolve uma série de elementos para se estabeleça.



Quais são os elementos que compõem o proceso de comunicação?

Emissor/Remetente: é aquele quem produz e emite/envia a mensagem para iniciar o processo da comunicação (pode ser um indivíduo ou um grupo);

Mensagem: é a informação que foi transmitida pelo emissor, é o conteúdo em si;

Receptor/Destinatário: é aquele que recebe a mensagem transmitida pelo emissor (também pode ser um indivíduo ou grupo);

Canal: é o meio pelo qual a informação/mensagem é transmitida;

Contexto/Referente: é o assunto da mensagem, que indica seu significado. É a situação ou objeto a que a mensagem faz referência;

Código: é o sistema – conjunto de signos e regras combinados – que os interlocutores utilizam para elaborar a mensagem. O emissor/remetente codifica para que o receptor/destinatário decodifique.



6 funções da linguagem utilizadas na comunicação publicitária

Após entender os elementos que compõem o processo de comunicação, tanto na linguagem como um todo como na comunicação publicitária, chegou a hora de conhecer as funções da linguagem.

As funções da linguagem se referem aos papéis que a linguagem exerce enquanto instrumento da comunicação. Compreender essas manifestações auxilia na interpretação de textos e na compreensão de como a comunicação se estabelece, tornando possível ser mais eficaz na hora de criar textos para atingir seus objetivos. 

Confira as 6 funções estabelecidas por Jakobson:


1. Função Referencial

Muito encontrada em textos de caráter jornalístico e científico, a função referencial enfatiza o referente/contexto, busca informar.

O emissor passa a mensagem da maneira mais realista e clara possível, utilizando linguagem denotativa. O discurso é feito na terceira pessoa do singular ou do plural, evitando interferir no entendimento da mensagem.

Entretanto, é importante ressaltar que a impessoalidade no discurso não é sinônimo de neutralidade. Apesar do objetivo ser a transmissão da mensagem sem elementos subjetivos, fatores como entonação ou expressões, por exemplo, podem apontar possíveis posicionamentos do emissor.

Exemplo: 

Desmatamento na Amazônia chega a 11.088 km² e é o maior em 12 anos
Cifra é quase 3 vezes superior à meta fixada pela Política Nacional de Mudança do Clima para 2020. Alta ocorre mesmo depois de 6 meses da presença do Exército no bioma.


2. Função Emotiva

Os discursos com função emotiva são marcados pela subjetividade do emissor/remetente. O emissor expõe no texto fragmentos de sua personalidade, como emoções, opiniões e etc.

Geralmente são escritos em primeira pessoa. Costuma estar presente em diários, artigos de opinião, poemas, músicas, textos em que o ponto de vista de quem escreve é essencial.

Exemplo:

“Fiquei pensando que precisava comprar pão, sabão e leite para a Vera Eunice. E os 13 cruzeiros não dava! Cheguei em casa, aliás no meu barracão, nervosa e exausta. Pensei na vida atribulada que eu levo. Cato papel, lavo roupa para dois jovens, permaneço na rua o dia todo. E estou sempre em falta.” – Trecho do livro Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus


3. Função Conativa/Apelativa

A função conativa é caracterizada por envolver o leitor, com o objetivo de que ele adote a ação em questão, ou seja, visa persuadir. 

A mensagem procura estabelecer um vínculo muito forte com o leitor. Muitas vezes o enunciado é colocado na 2ª pessoa.

Essa função está muito presente em discursos políticos e religiosos, assim como cartas argumentativas e textos publicitários.

Exemplo: 


Comunicação publicitária

4. Função Fática

A mensagem possui essa função quando seu foco está no canal de comunicação, com o objetivo de verificar e reforçar sua eficiência e prolongar a comunicação.

Geralmente está presente em ligações telefônicas e mensagens escritas (e-mails, cartas, chats, etc.).

Exemplo:


Exemplo de Função Fática na comunicação publicitária

5. Função Poética

Se estabelece quando o anúncio é centrado na mensagem, preocupando-se com elementos estéticos e sonoros que gerem diferentes sensações. Essa função costuma gerar muitas interpretações pessoais.

Está muito presente em músicas, poemas, quadros e obras de arte no geral. É muito explorada na comunicação publicitária.

Exemplo: 


Exemplo de Função Poética na comunicação publicitária

6. Função Metalinguística

É centrada no uso da metalinguagem (quando a linguagem fala sobre ela mesma), que transforma-se em seu próprio referente. O código é o fator central do enunciado.

Exemplo:


Comunicação publicitária
Cinema Paradiso (1988) é um exemplo de metalinguagem no cinema

É possível estabelecer uma relação clara entre os elementos que compõem a comunicação e suas funções de linguagem, confira na tabela abaixo:


Função ReferencialReferente/Contexto
Função EmotivaEmissor/Remetente
Função Conativa/ApelativaReceptor/Destinatário
Função FáticaCanal
Função PoéticaMensagem
Função MetalinguísticaCódigo

Leve em consideração que apesar de ser possível identificar uma função predominante em determinada comunicação publicitária, é possível perceber que as 6 funções podem estar presentes nos textos, uma vez que todos os elementos estão presentes na comunicação.

“A comunicação confunde-se com a própria vida. Temos tanta
consciência de que comunicamos como de que respiramos ou
andamos. Somente percebemos a sua essencial importância
quando, por acidente ou uma doença, perdemos a capacidade
de nos comunicar.” (Bordenave, 1986. p.17-9)

Helen Luizon

Designer da Provavelmente


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