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Como criar um modelo de negócios rentável com o Canvas + 7 premissas para ter em mente ao iniciar seu empreendimento

Publicado em 16 de julho de 2021



Ao iniciar um empreendimento, as ideias podem estar muito “nebulosas” dentro da cabeça do empreendedor. Portanto, a fim de clareá-las, é possível criar um Modelo de Negócios (Canvas). Ele é o pontapé inicial para construir uma empresa rentável.

Antes de mais nada: O que é um modelo de negócios?

O modelo de negócios pode ser definido como uma ferramenta que te permite registrar quais são as etapas e fases de seu novo negócio. Ele te auxilia a iniciar a construção de um empreendimento.

Alex Osterwalder, teórico de negócios suiço, foi o responsável por criar um modelo de negócios como ferramenta, visando facilitar o entendimento geral das empresas e proporcionar a integração da organização.

Nesse documento, a empresa registrará como ela age em si, como ela cria, entrega e captura valor. Segundo o criador Alex, os elementos fundamentais de um empreendimento, que constam ao criar um modelo de negócios, são:

-> Segmento de clientes: uma proposta de valor pode estar dirigida para um ou vários segmentos de clientes;

-> Proposta de valor: consiste em definir a oferta de valor do negócio, ou seja, o pacote de produtos e/ou serviços;

-> Canais de distribuição: são os meios utilizados pela empresa para alcançar o segmento de clientes e fazer a entrega de valor;

-> Relacionamento com clientes: descreve estratégias e ações tomadas pela empresa para fidelizar clientes;

-> Fontes de receita: o fluxo de receitas determina a maneira como a empresa recebe retorno financeiro pela entrega de valor;

-> Recursos principais: descreve os ativos tangíveis e/ou intangíveis que a empresa dispõe para realizar a construção, entrega e recebimento de valor;

-> Atividades chave: são as ações realizadas pela empresa para formar e oferecer a proposta de valor para seu segmento de clientes;

-> Principais parcerias: detalha os aliados para tudo aquilo que a empresa não poderá desenvolver sozinha;

-> Custos: descreve os principais custos necessários à operacionalização do negócio. Ou seja, todos os gastos necessários;

Mas, para que você possa compreender visualmente como é um modelo de negócios, observe o exemplo abaixo, utilizado pela Provavelmente:


Como criar um modelo de negócios com o Canvas
Como criar um modelo de negócios utilizando o Canvas

O Canvas (imagem mostrada acima) permite observar todos os pontos fundamentais do plano de negócios. Para colocá-lo em prática é necessário o planejamento, ação, análise e correção do modelo desejado.



Qual a diferença entre criar um Modelo de Negócios e um Plano de Negócios?

É importante ter em mente que esses são dois conceitos distintos. 

O Plano de Negócios é um documento muito extenso e repleto de detalhes sobre o empreendimento, que visa gerar o entendimento se o negócio será viável ou não na prática, analisando toda sua estrutura (Marketing, Finanças, Operações e etc.).

Já criar um Modelo de Negócios é estar um passo anterior ao Plano de Negócios. É uma ferramenta que engloba informações mais gerais, de forma simples e visual.

Nele constam as etapas que futuramente serão exploradas mais a fundo no Plano de Negócios.



Quais as principais vantagens de criar um Modelo de Negócios?

1. Visualizar de forma simples e prática os conceitos fundamentais do seu negócio, clareando as ideias;

2. Focar principalmente em sua proposta de valor, podendo estabelecer estratégias para se diferenciar no mercado;

3. É um documento de execução simples e rápida;

4. Facilita a apresentação do seu negócio para possíveis investidores;

5. É versátil, ou seja, poderá ser facilmente modificado e atualizado conforme você coloca seu negócio em prática;



Exemplos de modelos de negócios de grandes empresas

Observe os dois exemplos de como criar um modelo de negócios abaixo para entender como as grandes empresas preenchem esse documento.


Nubank

Parceiros chave: Mastercard (bandeira do cartão) e fundos de investimento;

Atividades chave: Marketing; Desenvolvimento da plataforma; Atendimento ao consumidor; Concessão de créditos e Cobranças;

Recursos chave: Marca; Cultura; Pessoas; Tecnologia;

Proposta de valor: Cartão de crédito 100% digital, sem anuidade, sem taxas, com design e atendimento de excelência;

Relação com o cliente: Linguagem informal, atendimento WOW e SAC personalizado; Chat no aplicativo; Redes sociais; Site e telefone;

Canais: Aplicativo digital;

Segmentos de mercado: Jovens de classe A/B com acesso a smartphone e estabelecimentos comerciais;

Estrutura de custos: Pessoas; tecnologia; Produto; Atendimento e marketing;

Fontes de renda: Financiamento de faturas com juros e operações de crédito com % das operações.


Exemplo de como criar um modelo de negócios (Nubank)
Exemplo de como criar um modelo de negócios (Nubank)

Airbnb

Parceiros chave: Blogueiros e fotógrafos que dividem a história de suas viagens com o Airbnb; Instituições Públicas e empresas de seguros;

Atividades chave: Construir e manter a comunidade de anfitriões e hóspedes e melhoria do “match” entre as pessoas pelo algoritmo;

Recursos chave: Comunidade de anfitriões e hóspedes; Dados de usuários e algoritmo; Marca (maior plataforma de hospedagem do mundo);

Proposta de valor: Anfitriões podem ganhar dinheiro alugando suas propriedades facilmente; Viajantes podem se hospedar a preços baixos; Viajantes podem ter a experiência local longe de grandes centros turísticos;

Relação com o cliente: Time de suporte ao cliente; Apresentação profissional das propriedades; Seguro de casa; Serviço ao cliente;

Canais: Aplicativo mobile; Site;

Segmentos de mercado: Viajantes preocupados com preço; Anfitriões; Viajantes procurando por uma experiência local;

Estrutura de custos: Desenvolvimento e manutenção da plataforma; Marketing; Gestão da comunidade para anfitriões;

Fontes de renda: Comissões de casas/apartamentos; Comissões de locatários.


Exemplo de como criar um modelo de negócios (Airbnb)

7 premissas para você ter em mente ao iniciar um empreendimento

1) A ferramenta de modelo de negócio é apenas o pontapé inicial;

2) Empreender é uma maratona não uma corrida de 100 metros;

3) Avalie o poder de escalabilidade do seu negócio;

4) Não pare de estudar NUNCA;

5) Você é o único responsável pelo sucesso e pelo fracasso do seu projeto;

6) Todo projeto começa pequeno;

7) Calcule o risco mas não se intimide;



Bônus: Livros fundamentais para empreendedores

Business Model Generation: Inovação Em Modelos De Negócios – Alexander Osterwalder
Geração de Valor – Flávio Augusto Da Silva
O ponto da virada (The Tipping Point) – Malcolm Gladwell

Bônus 2: Confira nossa aula completa sobre como criar modelos de negócios rentáveis com o Canvas!



Helen Luizon

Designer da Provavelmente


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